Trata-se da renovação de projeto que formaliza a parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Centro de Educação (CE), e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), através de ações de divulgação, prevenção, formação e atendimento virtual em Saúde Mental para adolescentes de 13 a 24 anos, de todo o país. O projeto se propõe a ir além da parceria com o UNICEF, estendendo suas ações às escolas da rede pública de Natal-RN, e, para sua operacionalização, encontra-se organizado em três frentes de trabalho, sendo duas voltadas à prática e uma à construção e reflexão teórica, que dará suporte e visibilidade às ações desenvolvidas. Dessa forma, a primeira frente de trabalho diz respeito a contribuição efetiva ao Pode falar, canal de acolhimento virtual criado pelo UNICEF, por meio de atendimentos via chat, voltados a adolescentes e jovens de todo o país. A segunda frente de trabalho consiste nas ações que serão desenvolvidas junto às escolas públicas, estendendo a abrangência das discussões também para a infância. Serão desenvolvidas ações de sensibilização, divulgação e formação em Saúde Mental voltadas aos professores das escolas da rede pública. A terceira frente de trabalho é composta por ações acadêmicas que irão possibilitar o aprofundamento teórico e a visibilidade que o tema requer, como a interlocução com a pesquisa e a criação de Grupo de estudos para sustentação teórica, crítica-reflexiva e avaliativa das ações desenvolvidas. A proposta se caracteriza enquanto um projeto da área da Educação, com foco nas possibilidades de intervenção com relação ao enfrentamento e prevenção da Saúde mental de crianças e adolescentes nas escolas. O embasamento teórico e metodológico ampara-se na teoria sociocultural do desenvolvimento psíquico humano, de Vygotsky (1995, 1999 e 2008) levando em consideração a construção da subjetividade e importância da interação para o desenvolvimento. Assim, justifica-se o desenvolvimento de projetos na área devido ao aumento de casos de adoecimento psíquico e suicídios de crianças e adolescentes no Brasil e pelo destaque dado ao tema pelo relatório publicado pelo UNICEF em 2021, o elegendo como prioridade de atenção e intervenções. O projeto está em consonância com os documentos institucionais da UFRN, não apenas pela natureza da proposta, mas por potencializar o laço de cooperação com a sociedade civil, por meio de ações ligadas à responsabilidade social, destacando seu caráter educativo, social e científico. Além disso, contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de saúde e bem-estar, educação de qualidade, paz, justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação.
Estudantes de graduação e pós-graduação da UFRN
Adolescentes e jovens de 13 a 24 anos de todo o país, professores, gestores e alunos das escolas públicas de Natal-RN
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