Partindo do pressuposto de que a argumentação é uma prática social situada e perspectivada de acordo com os interesses das diferentes classes sociais, defendemos uma proposta de ensino da argumentação emancipadora. Essa proposta visa à construção de uma sociedade política e eticamente melhor, e isso só é possível por meio de uma práxis libertadora (FREIRE, 1992), segundo a qual os sujeitos problematizam a realidade e, coletiva e colaborativamente, (re)agem na busca por mudanças sociais. Subsidia teoricamente essa proposta de ensino a categoria de inédito-viável (FREIRE, 1992) e princípios da Retórica Materialista (McGEE, 1980; 1990; AUNE, 2019), da Retórica Crítica (McKERROW, 1989; 2015) e dos estudos de letramento. Os resultados da reflexão que estamos desenvolvendo nos levam a três eixos centrais: reflexividade, criticidade e dialogicidade. É sobre essa proposta como um todo e sobre os eixos que a delimitam que pretendemos nos ater na conferência ora proposta.
* Apresentação do Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris (UESC).
* Apresentação da Profa. Dra. Isabel Azevedo (UFS).
* Explanação geral da proposta de ensino de argumentação emancipadora.
* Delimitação conceitual dos eixos que sustentam essa proposta.
* Análise de um estudo de caso.
graduandos de Letras, mestrandos do ProfLetras, mestrandos e doutorandos do PPgEL e da Educação
professores de Educação Básica
Fôlder de divulgação do evento
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