Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Ensino de argumentação emancipadora
Ano: 2024 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 7 Público Estimado: 80
Período do Evento: 20/01/2024 a 30/01/2024
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Instituto Ágora
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Tipo do Evento: CONFERÊNCIA Carga Horária: 3 Quantidade de Vagas: 80
Responsável pela Ação: EDUARDO LOPES PIRIS
E-mail do Responsável: elpiris@uesc.br
Contato do Responsável: (73) 99843-4331
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91827263

Resumo

Partindo do pressuposto de que a argumentação é uma prática social situada e perspectivada de acordo com os interesses das diferentes classes sociais, defendemos uma proposta de ensino da argumentação emancipadora. Essa proposta visa à construção de uma sociedade política e eticamente melhor, e isso só é possível por meio de uma práxis libertadora (FREIRE, 1992), segundo a qual os sujeitos problematizam a realidade e, coletiva e colaborativamente, (re)agem na busca por mudanças sociais. Subsidia teoricamente essa proposta de ensino a categoria de inédito-viável (FREIRE, 1992) e princípios da Retórica Materialista (McGEE, 1980; 1990; AUNE, 2019), da Retórica Crítica (McKERROW, 1989; 2015) e dos estudos de letramento. Os resultados da reflexão que estamos desenvolvendo nos levam a três eixos centrais: reflexividade, criticidade e dialogicidade. É sobre essa proposta como um todo e sobre os eixos que a delimitam que pretendemos nos ater na conferência ora proposta.


Programação

* Apresentação do Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris (UESC).

* Apresentação da Profa. Dra. Isabel Azevedo (UFS).

* Explanação geral da proposta de ensino de argumentação emancipadora.

* Delimitação conceitual dos eixos que sustentam essa proposta.

* Análise de um estudo de caso.


Públicos Alvo

Interno:

graduandos de Letras, mestrandos do ProfLetras, mestrandos e doutorandos do PPgEL e da Educação


Externo:

professores de Educação Básica



Membros da Equipe

  ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS MARQUES
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  VALÉRIA BATISTA COSTA MONTENEGRO
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA
  ROBSON HENRIQUE ANTUNES DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA
  MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  EDUARDO LOPES PIRIS
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  WESLEY RODRIGO PEDROZA DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA

  DÉBORA KATIENE PRAXEDES COSTA MORAIS
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA
  JÚLIO CÉZAR DANTAS DE ARAÚJO
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA
  GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  LUCIANA VIEIRA ALVES ROCHA
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA
  ALINE PEIXOTO BEZERRA
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Fôlder de divulgação do evento



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v4.19.6_1