O Encontro de Psicologia Educacional (EPE) está em sua quarta edição e é uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), com a colaboração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tal evento sempre vem abordando temáticas que sejam pertinentes à educação básica em suas relações com a Psicologia Educacional. O IV EPE tem como título “A Psicologia Educacional e o compromisso com a democracia: políticas e práticas na formação docente”. A proposição de tal tema se deu diante do recente contexto sociopolítico nacional, no qual se observou uma série de ataques à democracia brasileira, à educação e à escola pública. Considerando a Psicologia Educacional como um dos fundamentos da formação do/a licenciando/a, sendo esse fundamento importante para a construção de práticas pedagógicas, faz-se necessário que essa área contribua para debates sobre o fortalecimento da educação básica pública e de qualidade, bem como da formação de professores/as, pensando seu lugar na defesa de nossa democracia no âmbito educacional. Ademais, trata-se de um evento que se faz pertinente diante da demanda de consolidar comunicações e vínculos entre diferentes grupos interessados em discutir a formação de professores, buscando a criação de uma rede de trabalhos nessa área. Nesse sentido, busca atender aos eixos e ações dispostos no Projeto de Desenvolvimento Institucional da UFRN, a saber: 1- Política de ensino de graduação, no item “Adoção de práticas inovadoras”; 2- Política de ensino de educação básica e de educação profissional técnica de nível médio, nos itens “Formação pedagógica de docentes” e “Interação com a sociedade”; 3- Política de pesquisa, no item “Divulgação científica”; e 4- Política de extensão, no item “Interação dialógica da academia com a sociedade”. Diante disso, os objetivos deste EPE são: a) proporcionar debates sobre a formação de professores/as que permitam estabelecer interlocuções entre a Psicologia Educacional e seu compromisso com a democracia brasileira; b) produzir conhecimentos que propiciem uma leitura de temas relevantes para a formação de professores/as à luz da Psicologia Educacional; c) provocar reflexões sobre as contribuições da Psicologia Educacional para a formação de professores da educação básica; d) fortalecer relações entre licenciandos/as, pesquisadores/as e profissionais de diferentes instituições de ensino, tanto na educação básica, como no ensino superior. Nosso público são licenciandos/as dos cursos de graduação da UFRN e de outras Instituições de Ensino Superior, bem como profissionais da educação básica e pesquisadores/as de diferentes estados que têm se dedicado aos estudos em Psicologia Educacional. Serão dois dias de atividades acadêmico-científicas diversas, enfocando a formação e a divulgação científica. Assim, haverá conferências, mesa redonda, rodas de conversa e comunicação oral nos grupos de trabalho e com a publicação de seus anais. Nossa expectativa é desenvolver um campo de diálogo, mediado pela Psicologia Educacional, entre os licenciandos/as, pesquisadores/as e profissionais da educação, aprofundando relações entre esse fundamento e a formação inicial de professores/as.
IV Encontro de Psicologia Educacional:
Psicologia Educacional e o compromisso com a democracia: políticas e práticas na formação docente
1) Introdução:
O evento possui 16 h e contará com diferentes atividades, com foco no intercâmbio de conhecimentos entre profissionais da educação, estudantes de graduação e de pós-graduação e pesquisadores, provocando o debate sobre temas relevantes que propiciem a interlocução entre a Psicologia Educacional, a educação básica e a formação docente e suas implicações na defesa de democracia brasileira e da escola pública de qualidade e socialmente referenciada. As atividades estão dispostas da seguinte forma:
- Duas conferências (conferência de abertura e de encerramento):
A conferência inicial inaugura as discussões do evento, abordando o tema central, “A Psicologia Educacional e o compromisso com a democracia: políticas e práticas na formação docente”; já a conferência de encerramento, intitulada “Políticas e formação de professores para a Educação Infantil à luz da Psicologia Educacional”, levanta um tema vinculado à proposta central do encontro, provocando a continuidade de reflexões pós atividades. Serão atividades conduzidas por palestrantes com estudos na temática e, posteriormente, haverá discussão da assembleia, mediada por um professor da comissão organizadora.
- Uma mesa redonda:
A mesa redonda “Revogação do ensino médio e formação docente: diálogos interdisciplinares” abordará um tema atual e premente de reflexões para a educação básica, considerando as políticas e práticas na formação docente sobre o Ensino Médio. A discussão será desenvolvida por dois docentes com experiência na temática e o debate posterior com os participantes será mediado por um membro da comissão organizadora.
- Quatro rodas de conversa:
A proposta das rodas de conversa é provocar discussões mais aprofundadas e pormenorizadas acerca de tópicos diferentes e associados ao tema central do evento. Cada roda será mediada por dois docentes pesquisadores no tema, os quais levantarão dimensões relevantes desse assunto para dialogar com o grupo presente. Serão quatro rodas de conversa: 1- Educação e juventude na perspectiva da democracia; 2- Investigações em Psicologia Educacional; 3- Educação e diversidade na construção de uma escola democrática; 4- Educação escolar indígena e Psicologia.
- Cinco grupos de discussão (GD):
Os GD serão espaços abertos dedicados à apresentação de trabalhos inscritos previamente pelos participantes do evento. Tais espaços visam uma maior interação entre os participantes do encontro, sendo um momento de intercâmbio de saberes e experiências na área da educação. Para tanto, priorizamos, na coordenação dos GD, profissionais da educação básica em processo formativo em nível de pós-graduação, com o intuito de fortalecer as articulações entre estudantes de graduação e de pós-graduação, pesquisadores e profissionais da educação, tanto do ensino superior como da educação básica. Sob a coordenação geral de uma docente da comissão organizadora, os profissionais da educação básica conduzirão as apresentações dos GD, fomentando os debates sobre o tema de cada GD e ampliando o diálogo entre estudantes, pesquisadores e profissionais. Os GD serão: 1- Gestão dos processos educativos; 2- Educação e subjetividade; 3- Psicologia educacional e aprendizagem da pessoa com deficiência; 4- Formação docente; e 5- Psicologia, educação e ensino.
2) Datas e horários das atividades:
Data: 23/05 - quinta-feira
13h às 15h: Credenciamento
15h às 16h: Abertura do evento
Apresentação artística
Mesa de Abertura com representantes da Universidade e da Educação Básica
16h às 17h30min: Conferência de abertura
Título: A Psicologia Educacional e o compromisso com a democracia: políticas e práticas na formação docente
Professora Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques - UFPI Mediador: Professor Dr. Júlio Ribeiro Soares - UERN
17h30 min às 19h00: Intervalo
19h às 21h30min: Mesa redonda
Título: Reflexões interdisciplinares sobre o “novo” do Ensino Médio e a formação de professores
Profa. Dra. Erika dos Reis Gusmão Andrade - UFRN
Prof. Dr. Dante Henrique Moura - IFRN
Coordenação: Professora Dra. Rute Regis de Oliveira da Silva – UFRN
Data: 24/05 - sexta-feira
9h às 11h: Grupos de discussão (GD)
Coordenação geral dos GD: Professora Dra. Danielle Oliveira da Nóbrega - UFRN
GD 1: Gestão dos processos educativos
Coordenação: Profa. Ma. Sâmia Magaly Lima de Medeiros Soares - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.
GD 2: Educação e subjetividade
Coordenação: Prof. Me. Diego do Rego - Escola Estadual Hegésippo Reis/SEECEL-RN
GD3: Psicologia educacional e aprendizagem da pessoa com deficiência
Coordenação: Profa. Isabel Cristina da Silva - Escola Estadual Eurípedes Barsanulfo/SEECEL-RN
GD4: Formação docente
Coordenação: Profa. Ma. Mariana Antunes Medeiros de Oliveira - Escola Estadual Berilo Wanderley/SEECEL-RN
GD 5: Psicologia, educação e ensino
Coordenação: Profa. Ma. Raissa Araújo da Silva - Centro Infantil Ivânia Soraia da Costa - SME-Parnamirim
11h às 12h: Lançamento de livros
Coordenação: Professora Dra. Rossana Kess Brito de Souza Pinheiro - UFRN
12h às 13h30min: Intervalo para almoço
13h30min às 15h30min: Rodas de conversa
1- Educação e juventude na perspectiva da democracia
Mediação: Professor Dr. Antônio César de Holanda Santos - UFAL
Professor Dr. Herculano Ricardo Campos - UFRN
2- Investigações em Psicologia Educacional
Mediação: Professora Dr. Julio RibeiroSoares - UERN
Professora Dra. Cynara Teixeira Ribeiro - UFRN
3- Educação e diversidade na construção de uma escola democrática
Mediação: Professor Dr. Henrique Jorge Simões Bezerra - UFPB
Professora Dra. Géssica Fabiely Fonseca – UFRN
4- Educação escolar indígena e Psicologia
Mediação: Professora Dra. Suzana Santos Libardi - UFAL
Cacique e Professor Luiz Katu -Escola Municipal Indígena João Lino
16h às 17h30min: Conferência de encerramento
Título: Políticas e formação de professores para a Educação Infantil à luz da Psicologia Educacional
Professora Dra. Lígia Márcia Martins - UNESP-Bauru
Coordenação: Profa. Dra. Kátia Regina Lopes Costa Freire - UFRN
17h30min às 18h30min: Encerramento do evento
Apresentação artística - Grupo Congos de Combate
Estudantes de licenciatura
Profissionais da educação
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