O curso tem como objetivo a capacitação de profissionais da química e áreas afins para atuação como químicos/técnicos de fluidos de perfuração na indústria do petróleo. O corpo docente é constituído por professores permanentes da UFRN, de outras instituições de ensino superior e por profissionais graduados do setor industrial com reconhecida competência no tema abordado. O conteúdo programado, com carga horária de 304h, será ministrado no formato híbrido, sob a forma de aulas teóricas on line (síncronas e assíncronas) e práticas presenciais.
A carga horária de 320h, considerada alta para um curso de capacitação, vem sendo aplicada já há muitos anos (desde 2006), por necessidade das empresas produtoras de petróleo de que vários conteúdos específicos sejam abordados. Se o curso fosse ofertado como “especialização”, os profissionais de nível médio seriam excluídos, o que seria considerado uma grande desvantagem para as indústrias. Essa é a nossa 14ª edição do curso, e temos recebidos alunos de todos os estados brasileiros. A partir da 13ª edição, começamos a ministrar o curso no formato híbrido, porque a maior parte dos nossos alunos já está no mercado de trabalho. Assim, as aulas teóricas “on line” acontecem à noite, das 19-21h, e as aulas presenciais ocorrem em duas semanas (manhã e tarde), por solicitação dos alunos, que precisam se deslocar de suas cidades e solicitar afastamento de suas atividades.
Em anexo, disponibilizamos a planilha estimativa de receita e despesas do curso, que será integralmente custeado pelos alunos.
CURSO DE FLUIDOS 2023
Módulo
Carga horária diária (h)*
Carga horária
total (h)
Professor
Período
POLÍMEROS EMPREGADOS NAS OPERAÇÕES DE POÇOS
2
8
Nívia (IQ UFRN)
8 a 11/1/24
CÁLCULO DE FORMULAÇÕES
Stephanie (IQ UFRN)
15 a 18/1/24
FLUIDOS DE PERFURAÇÃO
Rosangela (IQ UFRN)
22 a 25/1/24
ENGENHARIA DE POÇO (cimentação)
Júlio (IQ UFRN)
29/1 a 1/2/24
NOÇÕES GERAIS SOBRE RESERVATÓRIO
6
Marcus Alysson (EP UFRN)
5 a 7/2/24
NOÇÕES GERAIS SOBRE GEOLOGIA DO PETRÓLEO
Cordeiro (ex BR)
15 a 20/2/24
MECANISMOS DE FILTRAÇÃO
Marcus Vinicius (IQ UFRN)
21 a 26/2/24
ENGENHARIA DE POÇO (perfuração)
Marco Aurélio (ex BR)
27/2 a 1/3/24
TEORIA DAS ARGILAS
Luciana (UFCG)
4 a 7/3/24
VOLUMETRIA DE POÇOS
10
Alex (Schulumberger)
11 a 15/3/24
REOLOGIA E CÁLCULOS HIDRÁULICOS APLICADOS A FLUIDOS
16
18 a 27/3/24
FLUIDOS DE PERFURAÇÃO NÃO AQUOSOS – TEORIA
Marcus Vinícius (IQ UFRN)
1 a 5/4/24
FLUIDOS DE PERFURAÇÃO AQUOSOS – PRÁTICA I (PRESENCIAIS)
24
Paulo César (IQ UFRN)
8 a 10/4/24
FLUIDOS DE PERFURAÇÃO AQUOSOS – PRÁTICA II (PRESENCIAIS)
Stéphanie (IQ UFRN)
11 a 15/4/24
FLUIDOS DE PERFURAÇÃO NÃO AQUOSOS – PRÁTICA (PRESENCIAIS)
Bruna (IQ UFRN)
16 a 17/4/24
CONTAMINAÇÃO E TRATAMENTO DE FLUIDOS I - TEORIA E PRÁTICA (PRESENCIAIS)
Paulo (IQ UFRN)
18/4/24
CONTAMINAÇÃO E TRATAMENTO DE FLUIDOS II - TEORIA E PRÁTICA (PRESENCIAIS)
19/4/24
FLUIDOS DE COMPLETAÇÃO
Fábio (BACKER)
22 a 25/4/24
CÁLCULO DE PARÂMETROS
Hélder Girão (ex BR)
29/4 a 3/5/24
CONTROLE DE POÇOS
20
6 a 17/5/24
PROBLEMA DE POÇOS
Pedro Marcelo (Great Solutions)
20/5 a 3/6/24
ELABORAÇÃO DE PROGRAMA DE FLUIDOS / QSMS
4
4 a 5/6/24
CONTROLE DE SÓLIDOS E MEIO AMBIENTE
6 a 7/6/24
TÓPICOS DE ATUALIZAÇÃO SOBRE FLUIDOS EMPREGADOS EM OPERAÇÕES DE POÇOS
10 a 11/6/24
AULAS SÍNCRONAS PARA DISCUSSÃO DAS DÚVIDAS DO CONTEÚDO E AVALIAÇÕES
50
Todos os docentes
CARGA HORÁRIA TOTAL
30
*As aulas teóricas serão ministradas das 19 às 21h. As aulas práticas (presenciais) serão ministradas nos turnos matutino e vespertino (8-12h:00 e 14h:00-18h:00), no LAPET.
EMENTA DOS MÓDULOS:
Ministrante: Paulo Roberto Cordeiro de Farias
Origem e formação do petróleo e do gás. Bacias e ambientes tectônicos. Trapas e rochas reservatório. Técnicas geológicas, geofísicas e geoquímicas de exploração do petróleo. Mapeamento de subsuperfície. Correlação de perfis. Tipos de poços. Geologia de reservatórios. Avaliação de formações. Técnicas de desenvolvimento e explotação.
Ministrante: Marcos Allyson Felipe Rodrigues
Principais tipos de reservatório. Fluidos presentes em um reservatório e suas propriedades. Propriedades básicas da rocha reservatório. Mecanismos de produção e noções sobre reservas.
ENGENHARIA DE POÇO
Ministrantes: Marco Aurélio Moura de Albuquerque e Júlio Cézar de Oliveira Freitas
Perfuração: Programas de perfuração. Unidades operacionais e os respectivos componentes. Ferramentas utilizadas. Principais parâmetros de controle.
Cimentação: Revestimento do poço. Profundidades de descida do revestimento. Tubos usados para revestir zonas perfuradas. Tipos de cimentação, com seus objetivos e cálculos envolvidos na operação. Fluidos deslocados durante a cimentação.
Ministrante: Alex Nascimento Barros
Cálculo de capacidade volumétrica de tubos e anulares. Cálculo de velocidades em tubos e anulares, tempo de circulação bottom’s-up e tempo total de circulação. Posicionamento de spots.
FUNDAMENTOS DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO E COMPLETAÇÃO
Ministrante: Rosangela de Carvalho Balaban
Fluidos e suas funções. Função dos aditivos. Tipos de fluidos utilizados e medidas cabíveis a cada tipo. Equipamentos e procedimentos de análise.
Ministrante: Luciana Viana Amorim
Argilas e argilominerais. Estrutura e classificação. Argilas para fluidos de perfuração. Inibição de argilas. Ocorrências brasileiras. Ensaios de laboratório.
Ministrante: Marcus Vinícius Gomes Paixão
Filtração estática e a dependência do volume de filtrado com as principais variáveis do processo (tempo, temperatura, viscosidade de filtrado e pressão). Testes em laboratório.
Ministrante: Nívia do Nascimento Marques
Estrutura química e propriedades dos principais polímeros utilizados na indústria do petróleo. Propriedades dos polímeros em solução. Aplicação dos polímeros nas operações em função das suas propriedades.
Ministrante: Stéphanie Cavalcante de Morais
Determinação da massa e volume de aditivos empregados em fluidos base água e fluidos base óleo.
Ministrante: Fábio Pereira Fagundes
Definição das operações e os cálculos envolvidos. Tipos de fluidos utilizados.
REOLOGIA, REOMETRIA E CÁLCULOS HIDRÁULICOS APLICADOS A FLUIDOS
Tensão e taxa de cisalhamento. Viscosidade dinâmica e cinemática. Sistemas internacional, inglês e interconversão. Principais modelos de fluidos: Newtoniano, Binghamiano, Potência e Potência com limite de escoamento. Viscosímetro Rotativo Fann 35 A e uso das equações do equipamento para cálculo de tensão e taxa de cisalhamento. Levantamento de dados reológicos. Escoamento em dutos. Escoamento em anulares. No de Reynolds para dutos e anulares. Viscosidade equivalente. Perdas de cargas. Densidade equivalente de circulação.
PROBLEMAS DE POÇOS
Ministrante: Pedro Marcelo de Queiroz Tavares
Principais ocorrências durante a operação de perfuração e seus mecanismos de controle.
Apresentação dos principais equipamentos para realizar a retirada dos sólidos, mecanismos de atuação dos mesmos e condições ideais de atuação de cada equipamento. Influência da presença de contaminantes sólidos no fluido e na operação de perfuração e implicações ambientais. Aquisição de equipamentos por aluguel e acompanhamento dos equipamentos críticos no campo. Eficiência de extratores e cuidados básicos para maximização de vida útil dos equipamentos e acessórios. Exigências legislativas para descarte de rejeitos da perfuração após tratamento in loco, em situações onshore e offshore.
Definições. Métodos e equipes envolvidas. Informações necessárias a sua elaboração. Orientações necessárias à execução do programa com os cuidados relativos ao meio ambiente.
Ministrante: Joaquim Hélder Saraiva Girão
Conceitos fundamentais. Tipos de pressão e controle de um Kick. Pressão de fratura e pressão de absorção. Controle de poço em unidades flutuantes com BOP submarino. Procedimentos e entendimento das equações envolvidas em um kick. Poço em Kick e métodos de controle.
FLUIDOS DE PERFURAÇÃO AQUOSOS – TEORIA E PRÁTICA
Ministrantes: Stéphanie Cavalcante de Morais, Paulo César França da Câmara e Bruna Luiza Batista de Lima
Principais formulações e os produtos utilizados. Mecanismo de atuação dos diferentes fluidos. Acompanhamento dos principais parâmetros.
FLUIDOS DE PERFURAÇÃO NÃO AQUOSOS – TEORIA E PRÁTICA
Ministrantes: Marcus Vinicius Gomes Paixão e Bruna Luiza Batista de Lima
Colóides e tensoativos. Principais formulações e os produtos utilizados. Mecanismo de atuação dos diferentes fluidos. Acompanhamento dos principais parâmetros.
CONTAMINAÇÃO E TRATAMENTO DE FLUIDOS – TEORIA E PRÁTICA
Ministrante: Joaquim Hélder Saraiva Girão e Stéphanie Cavalcante de Morais
Principais contaminantes e efeitos sobre os parâmetros dos fluidos. Impacto da contaminação sobre a perfuração e perigos envolvidos. Cuidados diários para prever a presença de contaminantes. Principais aditivos e formas de combater. Perigos envolvidos na presença de gases contaminantes e formas de tratamento.
Medidas, Cálculos e Interpretação dos principais parâmetros de controle de fluidos.
Discussão sobre publicações recentes de novos procedimentos e materiais empregados em fluidos de perfuração e completação.
Não há
técnicos em química, químicos, engenheiros químicos, engenheiros de materiais, engenheiros de petróleo, profissionais de áreas afins.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao v4.19.6_1