Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: PRÁTICAS DE MEDITAÇÃO: O DESPERTAR PARA O PRESENTE
Ano: 2023 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 40
Período do Curso: 14/08/2023 a 20/12/2023
Área Principal: SAÚDE Área do CNPq: Outra
Unidade Proponente: ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: MACAÍBA - RN
Espaços de Realização: campus Macaíba-UFRN Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO OU DIVULGAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 19 Quantidade de Vagas: 40
Responsável pela Ação: CLAUDIA SOUZA MACEDO
E-mail do Responsável: claudia.souza@ufrn.br
Contato do Responsável: (84) 99635-7154
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91825615

Resumo

O excesso de informações negativas está diretamente conectado com o aspecto saúde mental podendo levar ao desenvolvimento da doença Síndrome de Burnout, do desequilíbrio do bem-estar, assim como, a consolidação de alguns sentimentos como o medo e a raiva (Röhr et al., 2020). O estresse mental e emocional é um dos maiores problemas das sociedades modernas que desencadeia efeitos psicológicos levando ao desequilíbrio emocional, a baixa estima e problemas de concentração (VASCOUTO et al., 2013).

Neste sentido, Silva e Rosa (2021) inferem que pelo menos mais da metade da população de modo geral (acadêmica: docentes, técnicos-administrativos e estudantes) terá efeitos psicológicos como sintomas de ansiedade, de depressão, de estresse, alterações do sono e, consequentemente, procrastinação, mesmo após alguns anos pós-pandemia. Além disso, outro fator que contribui fortemente e encontra-se arraigada na sociedade é realizar muitas tarefas de forma simultânea, aumentando o nível de falta de atenção. 

Uma maneira de ter qualidade de atenção e amenizar todo este caos vivenciado é a prática da meditação como ferramenta, que de acordo Pereira (2018), em ambiente de trabalho e no contexto educacional, promove o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades mentais, levando a alterações fisiológicas expressivas que interferem diretamente no fluxo mental desempenhando efeitos positivos na qualidade de vida e no bem-estar (Noguchi, 2015). É muito bem reportado e comprovado que a meditação alivia as pressões cotidianas, liberando “tempo” para gastar com coisas mais produtivas.

As diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), do Ministerio da Saúde (Brasil, 2015), por meio das Portarias N°145/2017 e N° 849/2017 incluiu a prática de meditação no conjunto de técnicas da PNPIC, definindo-a como uma prática que aborda o ser humano de modo integral e relaciona as dimensões físicas, emocional, mental e espiritual para curar doenças e promover a plenitude da saúde e um viver com mais qualidade

Mindfulness ou “atenção plena” é uma prática meditativa que consiste em treinar capacidades de autorregulação e controle atencional, mediante mudanças cerebrais denominadas de neuroplascidadeque melhoram a capacidade cognitivo-emocional, gerando novos padrões comportamentais, promovendo um profundo estado de calma e de concentração com o foco no próprio corpo e mente (Schmidt e Vinet, 2015). Os benefícios da meditação mindfulness são relatados por diversos autores como redução da reatividade emocional, do estresse, da ansiedade, da depressão e outras emoções negativas, além disso, aprimora a capacidade de autorregulação, de metacoginação, inteligência emocional e bom estado físico e emocional (Carneiro, 2009; Schmidt e Vinet, 2015; Barreto et al., 2017; Schuh et al., 2021).

É sabido que os níveis da falta de atenção causados pelo excesso de informações, pelas demandas diárias e pelo imediatismo geram diversos problemas físicos, mentais e emocionais que disparam vários gatilhos desencadeando o surgimento de diversas doenças.

Introduzir hábitos salutares é uma maneira para alçancar um estilo de vida saudável, gerenciar as emoções (ansiedade e estresse), melhorar a qualidade de sono, além de outros benefícios. Neste sentido, Schuh et al. (2021) inferiram que o treinamento sistemático da atenção plena, por meio da meditação, gera respostas física, mental e psicológica que favorecem a prática de autorregulação do corpo e da mente, além de ser uma alternativa de intervenção para o bem-estar do indivíduo, proporcionado mais qualidade mesmo com as adversidadades do dia-a-dia.

 


Programação

As práticas de meditação ocorrerão com um encontro semanal e duração de 1 hora, todas as segundas-feiras e/ou quartas-feiras do segundo semestre de 2023, no período das 12h00 às 13h00, na Escola Agrícola e Jundiaí, campus Macaíba/UFRN. Nesse encontro será apresentada uma prática meditativa para o treinamento da atenção plena. Ao longo da semana, essa mesma prática deverá ser executada pelo participante (em casa, no trabalho, em qualquer lugar que ele se sinta seguro). Para isso, será enviado áudio com meditações guiadas.

Ressalta que o projeto “Práticas de meditação: o despertar para o presente” tem natureza essencialmente experiencial, ou seja, o desenvolvimento das habilidades meditativas será adquirido e conquistado por meio do próprio engajamento na realização dos exercícios propostos.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

 

DATA

PRÁTICA DE MEDITAÇÃO

CARGA HORÁRIA

1

14/08/2023 a 16/08/2023

Reconhecendo o piloto automático

1h

2

21/08/2023 a 23/08/2023

Mindful Eating: A prática de comer consciente

1h

3

28/08/2023 a 30/08/2023

Movimento atento

1h

4

04/09/2023 a 06/09/2023

Explorar a diferença entre pensar sobre uma sensação e experimentá-la

1h

5

11/09/2023 a 13/09/2023

Atenção plena na respiração

1h

6

18/09/2023 a 20/09/2023

Respiração alternada

1h

7

25/09/2023 a 27/09/2023

Meditação sentada

1h

8

02/10/2023 a 04/10/2023

Percepção dos pensamentos como eventos mentais que vão e que vem

1h

9

09/10/2023 a 11/010/2023

Conexão com o coração

1h

10

16/10/2023 a 18/10/2023

Eu mereço, eu aceito

1h

11

23/10/2023 a 25/10/2023

O sorriso interior: nutrir uma postura amigável em relação a si mesmo

1h

12

30/10/2023 a 01/11/2023

A cada dia um novo aprendizado: compaixão e autocompaixão

1h

13

06/11/2023 a 08/11/2023

Meditação da intenção

1h

14

13/11/2023 a 15/11/2023

Meditação da montanha

1h

15

20/11/2023 a 22/11/2023

Atenção plena ao se relacionar

1h

16

27/11/2023 a 29/11/2023

Calma e paciência

1h

17

04/12/2023 a 06/12/2023

Explorar as dificuldades: enfrentar as tempestades da vida

1h

18

11/012/2023 a 13/12/2023

Silêncio

1h

19

18/12/2023 a 20/12/2023

Atenção plena no cotidiano como estilo de vida

1h

 

TOTAL

19 horas


Públicos Alvo

Interno:

Docentes, técnicos administrativos e discentes da Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias, com interesse em aprender práticas de respiração, relaxamento e meditação.


Externo:

Pessoas, desde adolescente até a terceira idade, com interesse em aprender práticas de respiração, relaxamento e meditação.



Membros da Equipe

  LUCIANA MENDES FONSECA
Categoria: EXTERNO
Função : TÉCNICO
  CLAUDIA SOUZA MACEDO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  MOALDECIR FREIRE DOMINGOS JUNIOR
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)



Lista de Fotos

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