O excesso de informações negativas está diretamente conectado com o aspecto saúde mental podendo levar ao desenvolvimento da doença Síndrome de Burnout, do desequilíbrio do bem-estar, assim como, a consolidação de alguns sentimentos como o medo e a raiva (Röhr et al., 2020). O estresse mental e emocional é um dos maiores problemas das sociedades modernas que desencadeia efeitos psicológicos levando ao desequilíbrio emocional, a baixa estima e problemas de concentração (VASCOUTO et al., 2013).
Neste sentido, Silva e Rosa (2021) inferem que pelo menos mais da metade da população de modo geral (acadêmica: docentes, técnicos-administrativos e estudantes) terá efeitos psicológicos como sintomas de ansiedade, de depressão, de estresse, alterações do sono e, consequentemente, procrastinação, mesmo após alguns anos pós-pandemia. Além disso, outro fator que contribui fortemente e encontra-se arraigada na sociedade é realizar muitas tarefas de forma simultânea, aumentando o nível de falta de atenção.
Uma maneira de ter qualidade de atenção e amenizar todo este caos vivenciado é a prática da meditação como ferramenta, que de acordo Pereira (2018), em ambiente de trabalho e no contexto educacional, promove o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades mentais, levando a alterações fisiológicas expressivas que interferem diretamente no fluxo mental desempenhando efeitos positivos na qualidade de vida e no bem-estar (Noguchi, 2015). É muito bem reportado e comprovado que a meditação alivia as pressões cotidianas, liberando “tempo” para gastar com coisas mais produtivas.
As diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), do Ministerio da Saúde (Brasil, 2015), por meio das Portarias N°145/2017 e N° 849/2017 incluiu a prática de meditação no conjunto de técnicas da PNPIC, definindo-a como uma prática que aborda o ser humano de modo integral e relaciona as dimensões físicas, emocional, mental e espiritual para curar doenças e promover a plenitude da saúde e um viver com mais qualidade.
Mindfulness ou “atenção plena” é uma prática meditativa que consiste em treinar capacidades de autorregulação e controle atencional, mediante mudanças cerebrais denominadas de neuroplascidadeque melhoram a capacidade cognitivo-emocional, gerando novos padrões comportamentais, promovendo um profundo estado de calma e de concentração com o foco no próprio corpo e mente (Schmidt e Vinet, 2015). Os benefícios da meditação mindfulness são relatados por diversos autores como redução da reatividade emocional, do estresse, da ansiedade, da depressão e outras emoções negativas, além disso, aprimora a capacidade de autorregulação, de metacoginação, inteligência emocional e bom estado físico e emocional (Carneiro, 2009; Schmidt e Vinet, 2015; Barreto et al., 2017; Schuh et al., 2021).
É sabido que os níveis da falta de atenção causados pelo excesso de informações, pelas demandas diárias e pelo imediatismo geram diversos problemas físicos, mentais e emocionais que disparam vários gatilhos desencadeando o surgimento de diversas doenças.
Introduzir hábitos salutares é uma maneira para alçancar um estilo de vida saudável, gerenciar as emoções (ansiedade e estresse), melhorar a qualidade de sono, além de outros benefícios. Neste sentido, Schuh et al. (2021) inferiram que o treinamento sistemático da atenção plena, por meio da meditação, gera respostas física, mental e psicológica que favorecem a prática de autorregulação do corpo e da mente, além de ser uma alternativa de intervenção para o bem-estar do indivíduo, proporcionado mais qualidade mesmo com as adversidadades do dia-a-dia.
As práticas de meditação ocorrerão com um encontro semanal e duração de 1 hora, todas as segundas-feiras e/ou quartas-feiras do segundo semestre de 2023, no período das 12h00 às 13h00, na Escola Agrícola e Jundiaí, campus Macaíba/UFRN. Nesse encontro será apresentada uma prática meditativa para o treinamento da atenção plena. Ao longo da semana, essa mesma prática deverá ser executada pelo participante (em casa, no trabalho, em qualquer lugar que ele se sinta seguro). Para isso, será enviado áudio com meditações guiadas.
Ressalta que o projeto “Práticas de meditação: o despertar para o presente” tem natureza essencialmente experiencial, ou seja, o desenvolvimento das habilidades meditativas será adquirido e conquistado por meio do próprio engajamento na realização dos exercícios propostos.
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES
DATA
PRÁTICA DE MEDITAÇÃO
CARGA HORÁRIA
1
14/08/2023 a 16/08/2023
Reconhecendo o piloto automático
1h
2
21/08/2023 a 23/08/2023
Mindful Eating: A prática de comer consciente
3
28/08/2023 a 30/08/2023
Movimento atento
4
04/09/2023 a 06/09/2023
Explorar a diferença entre pensar sobre uma sensação e experimentá-la
5
11/09/2023 a 13/09/2023
Atenção plena na respiração
6
18/09/2023 a 20/09/2023
Respiração alternada
7
25/09/2023 a 27/09/2023
Meditação sentada
8
02/10/2023 a 04/10/2023
Percepção dos pensamentos como eventos mentais que vão e que vem
9
09/10/2023 a 11/010/2023
Conexão com o coração
10
16/10/2023 a 18/10/2023
Eu mereço, eu aceito
11
23/10/2023 a 25/10/2023
O sorriso interior: nutrir uma postura amigável em relação a si mesmo
12
30/10/2023 a 01/11/2023
A cada dia um novo aprendizado: compaixão e autocompaixão
13
06/11/2023 a 08/11/2023
Meditação da intenção
14
13/11/2023 a 15/11/2023
Meditação da montanha
15
20/11/2023 a 22/11/2023
Atenção plena ao se relacionar
16
27/11/2023 a 29/11/2023
Calma e paciência
17
04/12/2023 a 06/12/2023
Explorar as dificuldades: enfrentar as tempestades da vida
18
11/012/2023 a 13/12/2023
Silêncio
19
18/12/2023 a 20/12/2023
Atenção plena no cotidiano como estilo de vida
TOTAL
19 horas
Docentes, técnicos administrativos e discentes da Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias, com interesse em aprender práticas de respiração, relaxamento e meditação.
Pessoas, desde adolescente até a terceira idade, com interesse em aprender práticas de respiração, relaxamento e meditação.
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