Este projeto busca promover a equidade de gêneros na área das engenharias, no Rio Grande do Norte. Para contribuir para reduzir a desigualdade, o projeto procura despertar o interesse pela área científica e tecnológica de alunas de colégios públicos do Rio Grande do Norte através de atividades ligadas à robótica e à mecatrônica. Pretende-se também potencializar a vocação de alunas dos cursos de engenharia da UFRN. O projeto pretende engajar alunas de nível médio de colégios públicos do Rio Grande do Norte, em minicursos ligados a temas das áreas das engenharias e palestras sobre biografias de mulheres notáveis na ciência e Tecnologia. O projeto trabalhará inicialmente com quarenta alunas do primeiro e do segundo ano do ensino médio, selecionadas no Centro Estadual de Educação Profissional Professor Hélio Xavier de Vasconcelos (CEEP), instituição de ensino pública pertencente a rede estadual de ensino. Localizada na cidade de EXTREMOZ/RN Extremoz). Este grupo de alunas terá um acompanhamento mais intenso, com atividades ao longo de todo o período de execução do projeto. Dependendo da execução do projeto e do contato com outras instituições de ensino, as ações poderão ser estendidas a outras escolas públicas. O projeto pretende também engajar duas alunas de graduação em engenharia da UFRN e alunas do curso técnico do Instituto Metrópole Digital para preparar e ministrar minicursos e palestras, assim como exercer atividades de tutoria com as alunas do ensino médio, com apoio dos professores membros do projeto, para despertar a vocação para a ciência e tecnologia das jovens discentes, visando atacar um dos problemas vocacionais da área das engenharias, que é a desigualdade de gênero, onde é notória a maior proporção de discentes do sexo masculino, seja em nível local, nacional ou mundial. Sob a supervisão das alunas da UFRN, as alunas dos colégios serão instruídas em conhecimentos técnicos diversos ligados às engenharias. Isto permitirá que as alunas entrem em contato com conhecimentos científicos e tecnológicos multidisciplinares (por exemplo: mecânica, eletricidade, matemática, programação, eletrônica, robótica, etc.), através da sua aplicação prática em atividades de natureza lúdica como a implementação de projetos e participação em competições tecnológicas propostas pela equipe. As alunas da UFRN serão responsáveis por preparar materiais didáticos (videoaulas, minicursos, apresentações de slides, simuladores computacionais, experimentos demonstrativos, etc.). As ações do projeto serão executadas presencialmente na escola e em Laboratório didático de Eletrônica do núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI) do Instituto Metrópole Digital (IMD) e no Laboratório de Robótica do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA) da UFRN. As ações do projeto serão executadas de forma a despertar o interesse das alunas dos colégios para as Engenharias e incentivá-las a ingressar nos cursos dessa área na UFRN. Apresentações serão feitas também junto a Escola de Ciência e Tecnologia da UFRN, voltadas para o público discente do sexo feminino. Com este projeto, espera-se também fortalecer a cooperação entre a UFRN e CEEP, no âmbito do desenvolvimento de ações que motivem as alunas para as carreiras de ensino superior nas áreas de ciência e tecnologia. Espera-se também potencializar a vocação das alunas de Engenharia da UFRN, visando mitigar a retenção e evasão escolar das estudantes dos cursos de graduação desta área tecnológica.
Alunas dos cursos de Engenharia da UFRN
Alunas de nível médio de Escolas da Grande Natal
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