Considerando que a Universidade precisa atuar na abertura de novos horizontes mediante a apresentação de diversas dimensões promotoras do crescimento e da integração dos variados segmentos em que atua, apresentamos o projeto de curso de extensão intitulado “Formação docente e ensino de línguas: enfoques, procedimentos, metodologias e práticas pedagógicas”, que surge com o objetivo de apresentar aos cursistas discussões importantes para o fazer docente dos professores de línguas. A ação prevê dez encontros quinzenais com apresentação de um docente-pesquisador sobre um determinado tema envolvendo o ensino de línguas. Sendo assim, o referido curso trará um importante impacto na formação dos cursistas, bem como se converte em um ambiente de discussão de pesquisadores em torno de questões relevantes para os estudos linguísticos e pedagógicos. Frente ao exposto, o relevo acadêmico e científico e a contribuição para o público alvo do evento parece-nos inquestionável, sobretudo por descentralizar importantes discussões e fomentar a interiorização, realizando essa ação em um campus da UFRN no interior do Estado, em especial na região do Seridó, notadamente carente de atividades desse porte. Além disso, destacamos a aderência do Evento ao PDI da UFRN ao buscar promover a interface entre ensino, pesquisa e extensão, ao fomentar o “fortalecimento e disseminação da flexibilidade curricular [...], assumindo o compromisso com a sólida formação teórica articulada à prática profissional e social” (PDI-UFRN), ao buscar itinerários formativos diversificados, ao estimular múltiplas formas de parcerias intra e interinstitucionais, dentre outros aspectos que adequam o evento às linhas prioritárias defendidas pelo PDI da UFRN. Importante destacar que seguiremos todos os protocolos de biossegurança destacados pelos documentos oficiais da Instituição e dos governos estadual e municipal no que se refere à prevenção da COVID-19.
O curso proposta será realizado em dez módulos de cinco horas cada, perfazendo um total de cinquenta horas. Os módulos serão realizados de acordo com cronograma e temáticas elencados a seguir:
10/03/23: O uso do dicionário nas aulas de línguas
24/03/23: O ensino de gramática nas aulas de línguas
14/04/23: O texto literário nas aulas de línguas
28/04/23: Tenho um aluno surdo. E agora?
13/05/23: Gamificação nas aulas de línguas
27/05/23: Variação linguística em sala de aula
09/06/23: A plataforma kahoot como ferramenta de ensino
23/06/23: O ensino de pronúncia nas aulas de idiomas
01/07/23: Elaboração de material didático para ensino de alunos cegos e/ou com baixa visão
15/07/23: O texto como objeto de ensino das aulas de línguas
Alunos, técnicos, professores e pesquisadores dos Cursos de Letras da UFRN, em especial do Campus de Currais Novos
Egressos dos curso de graduação da UFRN, docentes da rede básica de ensino e demais interessados na temática.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao v4.15.3