Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 16 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Liga de estomaterapia e dermatologia em enfermagem (LEDEnf): interação universidade, serviços de saúde e pessoas com feridas - 2023
Ano: 2023 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 85
Período de Realização: 06/03/2023 a 22/12/2023
Área Principal: SAÚDE Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Unidade de Saúde da Família da Guarita e Hospital Universitário Onofre Lopes
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (2023 - (1) - EDITAL No 010/2022-UFRN/PROEX - APOIO A PROJETOS DE EXTENSÃO (NOVAS PROPOSTAS OU RENOVAÇÃO PARA 2023))
Responsável pela Ação: RHAYSSA DE OLIVEIRA E ARAÚJO
E-mail do Responsável: rhayssa.araujo@ufrn.br
Contato do Responsável: (84) 99977-9072
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91823678


Resumo

Feridas são definidas como a perda da solução de continuidade do tegumento, representadas não apenas pela ruptura da pele e do tecido celular subcutâneo, mas em alguns casos músculos, tendões e ossos. Podem ser classificadas quanto à etiologia, complexidade e tempo de evolução (SMANIOTTO et al, 2012). Classificam-se as feridas em simples, quando o tempo e as fases de cicatrização acontecem de maneira ordenada e de acordo com um tempo previsto para o tipo e extensão da lesão; ou complexas como agudas ou crônicas. As agudas são comumente representadas por lesões que cicatrizam dentro do tempo esperado. São exemplos as traumáticas e as cirúrgicas. Já as feridas crônicas são aquelas de longa duração ou que apresentam reincidência, e, normalmente, estão associadas às morbidades. São exemplos as lesões diabéticas, úlceras vasculogênicas, feridas neoplásicas, dentre outras (SQUIZATTO et al, 2017). O autocuidado é um fator determinante no surgimento, na cronificação e na cura dessas feridas, relacionando-se diretamente às condições sociais, econômicas e culturais do indivíduo, da sua família e da sua comunidade (RESENDE et al, 2017). O indivíduo que convive com uma ferida pode desenvolver problemas no decorrer do tratamento, tanto físicos quanto emocionais. Físicos, pois pode incapacitar para algumas atividades cotidianas; e emocional porque pode afetar psiquicamente a vida do indivíduo, influenciando seu modo de ser e estar no mundo (WAIDMAN et al, 2011). Dessa forma, cabe aos profissionais de saúde conciliar o período de tratamento e cicatrização com a atenção ao paciente como um todo, e abranger os diversos campos que compõem o processo de viver e ser saudável: biológica, social, cultural e subjetiva, pois, as questões intrínsecas à saúde e a doença precisam ser associadas a partir dos contextos socioculturais, de modo a integrar os saberes e as práticas dos enfermos, usadas popularmente, com o conhecimento científico que direciona as práticas e manejos dos profissionais de saúde, (ARAÚJO et al, 2015). Nesse sentido, por ser considerado um processo complexo, dinâmico e que necessita de conhecimento específico, a assistência a pessoas com feridas é um desafio multiprofissional na área da saúde, principalmente referente à equipe de enfermagem que possui um maior envolvimento tanto na prevenção quanto no tratamento específico desses casos (FARIA et al, 2016). O crescimento da dermatologia em enfermagem tem sido tão exponencial nos últimos anos, que a resolução 567/2018 autorizou a abertura de clínicas para o cuidado de pessoas com feridas, a prescrição de medicamentos e coberturas previstas em protocolos, a realização de desbridamento e de terapia de compressão, a participação nos processos de escolhas e compras de materiais adequados para o cuidado de pessoas com feridas, uso de laser e LED, solicitação de exames laboratoriais e raio x de acordo com protocolos, realizar coleta de material biológico da ferida, entre outros cuidados (COFEN, 2018). Porém, apesar de ser um domínio relacionado diretamente à prática profissional da enfermagem, esse cuidado não consegue ser abrangido de maneira detalhada nos cursos de graduação em enfermagem, de modo a necessitar desses profissionais uma busca em torno de cursos de especialização pela alta demanda e exigência no mercado de trabalho. Assim, devido a crescente necessidade de profissionais experientes nessa modalidade nos serviços de saúde, do constante crescimento da sua busca pela população brasileira e das consequências trazidas pelo preparo profissional insuficiente, torna-se necessária a formação de alunos de graduação que possuam experiência e uma percepção ativa, reflexiva e transformadora acerca dos serviços prestados no tratamento de feridas. O projeto, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estomaterapia e Dermatologia (NEPEDe), possibilitará uma maior aproximação à assistência de enfermagem às pessoas com ferimentos, fato de extrema relevância sobretudo para os graduandos, ao contribuir, desde a formação, no despertar crítico, clínico e holístico na atenção à saúde do público em questão, além da inserção desses alunos na área da dermatologia. Neste sentido, as ações do projeto ocorrerão em dois ambientes distintos do SUS, na Unidade de Saúde da Família da Guarita e no Hospital Universitário Onofre Lopes, englobando a atenção primária e terciária à saúde. Esta estratégia possibilitará imersão em diferentes ambientes de cuidados de pessoas com feridas, que necessitam de diferentes tipos de cuidados de enfermagem. Assim, permitirá que os discentes entendam a rede que assiste essas pessoas dentro do SUS. É salientada a consonância do projeto com o objetivo “Saúde e Bem-estar” de desenvolvimento sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esta proposta visa proporcionar uma vida saudável e promover o bem –estar para todos e todas as pessoas envolvidas, reduzir a mortalidade por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento corretos de lesões e cuidados em geral direcionados para o público envolvido e apoiar a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para doenças e condições não transmissíveis que afetam os países em desenvolvimento. O objetivo “Redução das desigualdades” também está presente neste projeto, uma vez que permitirá maior acesso a orientações de um cuidado especializado, cujo acesso ainda é muito desigual entre as diferentes camadas da sociedade. Esta proposta também contribuirá para o alcance da meta de participação discente em extensão, colocada no Plano de Gestão da UFRN para Pró- Reitoria de Extensão (2019-2023). Quanto ao projeto político pedagógico do curso de enfermagem (campus Natal), esta ação corrobora o mesmo ao contribuir com as vivências extramuros no ambiente do SUS e estar voltado para uma área de grande pertinência social.


Públicos Alvo

Interno:

Profissionais dos serviços parceiros, docentes e discentes da graduação e pós graduação em enfermagem da UFRN (campus Natal)


Externo:

Pessoas com feridas e estomias



Membros da Equipe

  DANIELE VIEIRA DANTAS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  MONIA VIEIRA MARTINS
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / SUPERVISOR
  RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  ELANY TAIS MAIA FELIZARDO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  JULIANO CAMILO TRAJANO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  MARIA ALICE DA SILVA OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  MARIA LUIZA LINHARES DE GOIS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ANDRÉ LUCAS GOMES BEZERRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  GABRIELLA BATISTA DANTAS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  SAMUEL ALVES DE MOURA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  YALES ROMENNA FERREIRA COSTA E SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  JOEL AZEVEDO DE MENEZES NETO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ROSANA KELLY DA SILVA MEDEIROS
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / SUPERVISOR
  MARIANA DE ALMEIDA ABREU AGRA
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / SUPERVISOR

  MACYRA CELLY DE SOUSA ANTUNES
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / SUPERVISOR
  MARIANA ALVES DE MELO TENÓRIO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  MARIANNY NAYARA PAIVA DANTAS
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / SUPERVISOR

  MATHEUS GABRIEL SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA
  ANNA ALICE CARMO GONCALVES
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA
  KATIA REGINA BARROS RIBEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  NADJA PATRÍCIA OLINTO DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / SUPERVISOR
  JULIANNY BARRETO FERRAZ
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / SUPERVISOR
  FABIANE ROCHA BOTARELI
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  GABRIELA COSTA CAMARA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  IARA LORENA ALVES DE MORAIS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  DIOGO FELIPE MARINHO DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  ANA BEATRIZ MARQUES NASCIMENTO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  MONISE DE MELO BISPO
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA
  EURIDES ARAUJO BEZERRA DE MACEDO
Categoria: DOCENTE
Função : INSTRUTOR / SUPERVISOR

  GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Categoria: DOCENTE
Função : INSTRUTOR / SUPERVISOR
  JUSSARA DE PAIVA NUNES
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  RAFAELA TARGINO DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  MARIA JULIANA DE SOUZA SENA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  RANIEL PEREIRA DE LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  RHAYSSA DE OLIVEIRA E ARAUJO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  IASMIN FREITAS BESSA
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA


Lista de Fotos

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