A nanotecnologia influencia no nosso dia-a-dia de forma a melhorar/facilitar vários aspectos das nossas vidas. Atualmente inúmeros equipamentos tem seu principio de funcionamento baseados em nanotecnologia o que levou não apenas a miniaturização dos mesmos, mas também um aumento considerável na precisão de diagnósticos médicos por exemplo. Utilizar a nanotecnologia como propulsor do ensino de ciências em escolas de ensino médio pode auxiliar na desmistificação das ciências exatas como Física, Química e Matemática. Nesta primeira edição, este projeto tem por objetivo tornar os estudantes de ensino médio de uma escola publica da cidade de Natal atores ativos no desenvolvimento de um projeto de pesquisa em nanotecnologia. Pretendemos com isso trazer a comunidade acadêmica de graduação e externo a universidade para dentro dos laboratórios de pesquisa do Grupo de Nanoestruturas Magnética e Semicondutoras (GNMS). Através de um cronograma específico pretendemos apresentar a esta comunidade a metodologia de pesquisa utilizada pela ciência e fazer com que os estudantes entendam alguns princípios que norteiam o funcionamento dos equipamentos que utilizam no seu quotidiano (computadores, celulares, etc...). A metodologia utilizada neste projeto passa pela revisão teórica através de seminários pelos tutores envolvidos, indo até a formulação do projeto de pesquisa e execução nos laboratórios. Por fim os atores irão analisar e apresentar os dados obtidos na forma de artigos e divulgação científica a comunidade escolar a que pertencem. Esperamos assim desenvolver um pensamento crítico e científico nos estudantes o que pode auxiliar nos seus estudos e, quem sabe na escolha de suas futuras profissões.
Discentes do curso de Licenciatura em Física, Quimica e Matematica
Estudantes de escola de ensino médio da rede publica de ensino da cidade de Natal.
Fotos da execução do projeto de extensão.
Visita da Escola na UFRN
Alunos executando suas medidas no GMAG UFRN
Palestra de Metodologia Científica na Escola Ferreaira Itajuba
Palestra de Abertura do Projeto na Escola Ferreira Itajuba
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