O Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames - https://www.sbgames.org/) é o principal evento científico na área de Jogos e Entretenimento Digital no Brasil e na América Latina. Ele começou em 2002 com o nome WJogos, focado principalmente em Computação, e desde então vem aumentando seu escopo para incluir Arte, Design, Cultura, Educação, Saúde e Indústria.
É promovido anualmente pela Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CE-JOGOS - https://www.sbgames.org/cejogos/) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC - https://www.sbc.org.br/), se apresentando atualmente como um dos maiores eventos promovidos pela SBC, com índice H6 de acordo com o Google Scholar, classificado como B1 pela avaliação do Qualis da área da Ciência da Computação (https://encurtador.com.br/ivxEK).
O SBGames reúne pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas acadêmicas, industriais e comerciais interessados nos avanços e aplicações dos Jogos e Entretenimento Digital, tornando o evento em um misto entre mercado, academia e simpatizantes da área em um ambiente muito favorável à inovação e troca de experiências.
O evento conta com diversas trilhas científicas (Computação; Cultura; Artes e Design; Educação; Saúde; Indústria) para publicação de trabalhos originais e relevantes, cujos resultados são apresentados e discutidos em sessões técnicas. Todos os trabalhos devem ser submetidos de forma anônima e escritos em Inglês ou Português nos formatos definidos para cada uma das trilhas (a trilha de Computação exige a Língua Inglesa). Os artigos são avaliados por um comitê de programa que conta com revisores qualificados para tal, composto por pesquisadores nacionais e estrangeiros, seguindo um processo de revisão duplamente cega (sem identificação dos autores, revisores e suas instituições). Os artigos aceitos são apresentados durante a realização do evento, por um dos autores, para que possam ser publicados nos Anais. O comitê de programa classifica os melhores trabalhos de cada trilha para serem premiados, dentre os trabalhos completos aceitos e apresentados no evento.
Embora seja considerado um evento importante na área de científica do desenvolvimento de jogos, o SBGames também tem se consolidado como um evento de inclusão da comunidade externa, contando com uma série de atividades complementares que acabam aproximando outros públicos à comunidade científica, como por exemplo o Festival de Jogos, o Festival de Artes Digitais, o Festival de Jogos Diversos (jogos que promovem diversidade em várias dimensões), bem como palestras e mesas-redondas sobre temas relacionados à cultura e diversidade.
Em 2022, a 21a edição do SBGames está sendo organizada pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) e pelo Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) da UFRN. Será a primeira vez que o evento será realizado no estado do RN, na cidade de Natal, em formato presencial nas instalações da UFRN, o que se mostra como uma ótima oportunidade para os docentes, discentes e empresários da área de jogos para que possam apresentar as suas pesquisas e expor os seus produtos, ajudando a impulsionar a cultura da área no RN. Em caso de necessidade, conforme as condições sanitárias do país impostas pela pandemia da Covid-19, o evento poderá ser eventualmente realizado em formato híbrido ou remoto.
O SBGames 2022 ocorrerá de forma conjunta com o 35o SIBGRAPI (Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens) e o 24o SVR (Symposium on Virtual and Augmented Reality). Estes eventos agregam uma grande comunidade científica em Computação e contam com a expectativa de receberem conjuntamente mais de 1000 participantes.
A maior parte das atividades do SBGames acontecerá em salas previamente reservadas da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT), cada uma contando com uma capacidade para 75 pessoas. As palestras (keynotes) ocorrerão no auditório do Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC), que tem capacidade para 250 pessoas. É importante frisar que as palestras ocorrerão em parceria com os eventos que serão realizados em conjunto (SVR e SIBGRAPI), não havendo colisão entre as palestras. As exposições relativas ao Festival de Artes e ao Festival de Jogos se darão no Hall do CTEC.
As edições anteriores do SBGames foram realizadas por instituições localizadas em diversos estados do país, conforme indicadas abaixo.
- 1ª edição em 2002 - 2ª edição em 2003 - 3ª edição em 2004 na UNICENP - Curitiba/PR - 4ª edição em 2005 na USP - São Paulo/SP - 5ª edição em 2006 no Porto Digital - Recife/PE - 6ª edição em 2007 na UNISINOS - São Leopoldo/RS - 7ª edição em 2008 na PUC-MINAS e na UFMG - Belo Horizonte/MG - 8ª edição em 2009 na PUC-RIO - Rio de Janeiro/RJ - 9ª edição em 2010 na UNIVALI - Florianópolis/SC - 10ª edição em 2011 na UNEB - Salvador/BA - 11ª edição em 2012 na UNB - Brasília/DF - 12ª edição em 2013 no Mackenzie - São Paulo/SP - 13ª edição em 2014 na PUC-RS - Porto Alegre/RS - 14ª edição em 2015 na UFPI e no IFPI - Teresina/PI - 15ª edição em 2016 na USP - São Paulo/SP - 16ª edição em 2017 na PUC-PR - Curitiba/PR - 17ª edição em 2018 na PUC-PR - Foz do Iguaçu/PR - 18ª edição em 2019 na PUC-Rio e no IFRJ - Rio de Janeiro/RJ - 19ª edição em 2020 na UFPE - Recife/PE - 20ª edição em 2021 an PUC-RS - Gramado/RS
Segunda 24 de outubro de 2022:
* 09h00 às 12h00:
- Sessão técnica 1 da trilha de Computação
- Sessão técnica 1 da trilha de Educação
- Sessão técnica 1 da trilha de Cultura
- Sessão técnica 1 da trilha de Artes e Design
- Sessão técnica 1 da trilha de Saúde
* 14h00 às 19h00:
- Abertura geral do evento
- Keynote
- Sessão técnica 2 da trilha de Computação
- Sessão técnica 2 da trilha de Educação
- Sessão técnica 2 da trilha de Cultura
- Sessão técnica 2 da trilha de Artes e Design
- Concurso de Teses e Dissertações
- Tutorial 1
Terça 25 de outubro de 2022:
- Sessão técnica 3 da trilha de Computação
- Sessão técnica 3 da trilha de Educação
- Sessão técnica 3 da trilha de Cultura
- Sessão técnica 3 da trilha de Artes e Design
- Sessão técnica 2 da trilha de Saúde
- Festival de Artes
- Festival de Jogos
- Sessão técnica 4 da trilha de Computação
- Sessão técnica 4 da trilha de Educação
- Sessão técnica 4 da trilha de Cultura
- Sessão técnica 3 da trilha de Saúde
- Workshop de Jogos na Graduação
- Tutorial 2
Quarta 26 de outubro de 2022:
- Sessão técnica 5 da trilha de Computação
- Sessão técnica 5 da trilha de Educação
- Sessão técnica 5 da trilha de Cultura
- Sessão técnica 4 da trilha de Artes e Design
- Sessão técnica 4 da trilha de Saúde
- Sessão técnica 6 da trilha de Computação
- Sessão técnica 6 da trilha de Educação
- Sessão técnica 5 da trilha de Artes e Design
- Sessão técnica 5 da trilha de Saúde
- Workshop de Jogos Diversos
- Tutorial 3
Quinta 27 de outubro de 2022:
- Sessão técnica 7 da trilha de Computação
- Sessão técnica 7 da trilha de Educação
- Sessão técnica 6 da trilha de Cultura
- Sessão técnica 1 da trilha de Indústria
- Fórum de Ensino de Jogos Digitais
- Sessão técnica 7 da trilha de Cultura
- Sessão técnica 6 da trilha de Artes e Design
- Sessão técnica 6 da trilha de Saúde
- Sessão técnica 2 da trilha de Indústria
- Tutorial 4
Sexta 28 de outubro de 2022:
- Sessão técnica 7 da trilha de Artes e Design
- Sessão técnica 7 da trilha de Saúde
- Sessão técnica 3 da trilha de Indústria
- Tutorial 5
- Encerramento geral do evento e Premiações
- Plenária da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital
Alunos, professores e pesquisadores interessados na área de jogos digitais
Alunos, professores, pesquisadores e empresários das diversas unidades federativas do país interessados na área de jogos digitais
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