Apesar de vivermos numa sociedade na qual os profissionais das mais diversas áreas passam grande parte do seu tempo utilizando computadores, a Educação Básica brasileira ainda ensaia experiências de integração das tecnologias digitais em sua rotina. Isso se deve, em parte, à formação inicial dos professores que ainda pouco contempla o uso pedagógico das tecnologias digitais para os processos de ensino e aprendizagem. A questão é que as novas formas de produção e distribuição do conhecimento estão provocando profundas mudanças na maneira de ensinar e aprender, criando um novo universo para o ecossistema da educação. Portanto, para acompanhar as mudanças e evoluções da sociedade, é necessário haver um enriquecimento das escolas para que permita dar espaço ao uso das tecnologias digitais e proporcione a inovação e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, ensinando aos jovens alunos que as tecnologias digitais também servem para criar conhecimento novo. É neste contexto que se insere o Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação [MEC 2017a], que tem como objetivo apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso das tecnologias digitais na Educação Básica. Neste mesmo sentido, uma direção que vem se popularizando nos últimos anos e tem incentivado o aparecimento de um grande número de iniciativas relacionadas ao uso das tecnologias digitais na educação é a do Pensamento Computacional [Wing 2006], que é uma abordagem geral para resolução de problemas que conta com o desenvolvimento de um corpo de pesquisas mundialmente robusto [De Paula et al. 2014; Zanetti et al. 2016; Avila et al. 2016]. O pensamento computacional ajuda a ensinar os indivíduos a pensar mais eficazmente pelo fato de projetar sistemas e trabalhar na compreensão do comportamento humano, se mostrando como habilidade bastante relevante para as mais diversas profissões. Assim, é vital para o desenvolvimento do país que tal conhecimento comece a ser fomentado nas escolas do Ensino Básico, alfabetizando tecnologicamente os jovens, a partir do desenvolvimento de práticas que permitam o acesso, produção e reflexão sobre as tecnologias digitais, conforme indica o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação que foi publicado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) [CIEB 2018]. Esse currículo de referência tem como objetivo oferecer diretrizes e orientações para apoiar as redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares. Para tanto, as habilidades propostas no mesmo estão diretamente associadas às competências gerais e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [MEC 2017b]. Visando contribuir neste sentido, com o intuito de criar uma nova cultura de inovação em educação que integre o Pensamento Computacional na dinâmica das ações pedagógicas das instituições da Educação Básica, torna-se explícita a necessidade regional da oferta de cursos complementares – formação continuada – que ofereçam subsídios para o desenvolvimento e a prática educativa com as tecnologias digitais. Nesta direção se insere a presente proposta, que consiste em uma nova edição do curso de extensão para formação de professores da Educação Básica do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN - https://pensarn.imd.ufrn.br/) [Bulcao et al., 2021]. Esse curso une as metodologias da aprendizagem baseada em resolução de problemas, computação desplugada, jogos digitais, programação visual, e se inspira no modelo das Olimpíadas de Conhecimento [Wikipedia 2019] a fim de estimular o desenvolvimento do pensamento computacional como um instrumento de aumento do poder cognitivo e operacional humano.- Avila, C., Bordini, A., Marques, M., Cavalheiro, S. e Foss, L.: Desdobramentos do Pensamento Computacional no Brasil. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE-2016), p.200-209, 2016.- Bulcao, J., Madeira, C., Guimaraes, C., Sousa, C.: Capacitando Professores no Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, v.29, p.1178–1201, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.2120- CIEB: Currículo de Referência em Tecnologia e Computação. Centro de Inovação para a Educação Brasileira, 2018. Disponível em: http://curriculo.cieb.net.br/- De Paula, B., Valente, J. e Burn, A.: O uso de jogos digitais para o desenvolvimento do currículo para a Educação Computacional na Inglaterra. Currículo sem Fronteiras, 14(3):46-71, 2014.- MEC: Programa de Inovação Educação Conectada. Ministério da Educação, 2017a. Disponível em: http://educacaoconectada.mec.gov.br/- MEC: Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2017b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/- Wikipedia: Olimpíadas de Conhecimento. Wikipedia, 2019. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Olimp%C3%ADadas_de_Conhecimento- Wing, J.: Computational Thinking. Communications of the ACM, 49(3), 2006.- Zanetti, H., Borges, M. e Ricarte, I.: Pensamento Computacional no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura Brasileira. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE-2016), p.21-30, 2016.
O cronograma do presente curso de formação continuada para professores prevê que a execução das intervenções será realizada em 5 módulos, cada um organizado em aulas e atividades assíncronas online em ambiente virtual de aprendizagem (EaD), contendo 60 horas de atividades teóricas e práticas para serem realizadas no período de 12 de setembro a 13 de novembro de 2022.
A estruturação dos módulos está organizada da seguinte forma:
Módulo 1: Pilares do Pensamento Computacional (20 horas)
- Aula 01 - Apresentação do curso e definições de Pensamento Computacional (3h)
- Atividade 01 (1h)
- Aula 02 - Reconhecimento de padrões (2h)
- Atividade 02 (2h)
- Aula 03 - Decomposição (2h)
- Atividade 03 (2h)
- Aula 04 - abstração (2h)
- Atividade 04 (2h)
- Aula 05 - Algoritmo (2h)
- Atividade 05 (2h)
Módulo 02: Computação Desplugada (8h)
- Aula 06 - Possibilidades para o Pensamento Computacional na educação (2h)
- Atividade 06 (2h)
- Aula 07 - Computação desplugada (2h)
- Atividade 07 (2h)
Módulo 03: Habilidades da BNCC e o Pensamento Computacional (8h)
- Aula 08 - BNCC e o Pensamento Computacional (2h)
- Atividade 08 (2h)
- Aula 09 - Currículo de referência do CIEB (2h)
- Atividade 09 (2h)
Módulo 04: Artefatos de Pensamento Computacional (19h)
- Aula 10 - Jogos (2h)
- Atividade 10 (2h)
- Aula 11 - Atividades (2h)
- Atividade 11 (2h)
- Aula 12 - Sequências didáticas e trilhas de aprendizagem (3h)
- Atividade 12 (2h)
- Aula 13 - Planos de aula (3h)
- Atividade 13 (3h)
Módulo 05: Considerações sobre avaliação e atividades finais (5h)
- Aula 14 - Avaliação e atividades de conclusão (2h)
- Atividade 14 (3h)
Alunos dos Cursos de Licenciatura
Professores da Educação Básica
2025 - Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional
2024 - Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional
Edição anterior do curso no contexto do Pensa RN
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