Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Cursos Observatório das Desigualdades - 2022 - 3o Conversatório – Descomplicando Gênero: Feminismos Decoloniais
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 6 Público Estimado: 80
Período do Curso: 01/04/2022 a 30/12/2022
Área Principal: DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E GESTÃO SOCIAL Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: ufrn
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL Nº 010/2021-UFRN/PROEX (CHAMADA PÚBLICA PARA APOIO A CURSOS DE EXTENSÃO 2022))
Modalidade do Curso: Semi-Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO OU DIVULGAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 28 Quantidade de Vagas: 80
Responsável pela Ação: MARIANA MAZZINI MARCONDES
E-mail do Responsável: mariana.mazzini.m@gmail.com
Contato do Responsável: (11) 97956-8435
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91819834

Resumo

O objetivo do Observatório das Desigualdades é produzir, divulgar e traduzir conhecimentos sobre desigualdades. Sua ênfase é na produção e difusão de conhecimentos relativos a desigualdades, além de sua democratização. Sua criação ocorreu em 2020, enquanto uma articulação de projeto e cursos de extensão, tendo contado com apoio da Proex para sua efetivação. Durante sua criação, foi desenvolvido um Plano Trianual do Observatório das Desigualdades - 2020/22. Nesse contexto, o propósito desta proposta é apresentar o planejamento de cursos de extensão para a fase III do projeto, no que diz respeito a uma de suas iniciativas: a realização de cursos. Os cursos propostos em 2022 dão continuidade àqueles realizados em 2020 e 2021. Serão ofertados dois cursos: 1) “3ª Edição do Conversatório – Descomplicando Gênero: feminismos decoloniais”; e 2) 3ª Edição do Curso Desigualdades e Ações Públicas para o Enfrentamento. Por meio da continuidade da implantação do Observatório das Desigualdades espera-se contribuir para a produção e democratização de informações de qualidade que subsidiem ações públicas para o enfrentamento das desigualdades, por meio da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão para a transformação social.


Programação

Cursos e eventos do Observatório das Desigualdades em 2020/21: um balanço

 

Conversatórios – Descomplicando Gênero

O Conversatório “Descomplicando Gênero” foi realizado em 2020, com oferta de 55 vagas. Foram realizados dois encontros por mês, abrangendo um total de quatro mini-cursos. Seu formato combinou aulas remotas e lives, sendo que essas últimas foram disponibilizadas no canal do youtube do Observatório, permitindo a criação de conteúdo de acesso público e caráter permanente.

De natureza interdisciplinar, o Conversatório surgiu em parceria com docentes de quatro outros departamentos/centros: a prof. dra. Silvana Mara de Moraes dos Santos (Departamento de Serviço Social/CCSA), a prof.  dra. Ilana Lemos de Paiva (Departamento de Psicologia/ Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA), a prof. dra. Luana Junqueira Dias Myrrha (Departamento de Demografia e Ciências Atuariais - Centro de Ciências Exatas e da Terra - CEET) e o prof. dr. Paulo Roberto Souto Maior Jr. (Departamento de Práticas Educacionais e Currículo/Centro de Educação - CE).  

Esta mesma parceria deu continuidade à iniciativa em 2021, por meio do Curso “2ª Edição do Conversatório – Descomplicando Gênero e Sexualidades: a contribuição dos Movimentos LGBTQI+”. Nosso propósito foi aprofundar a reflexão sobre gênero e sexualidades, tendo como fio condutor a contribuição do Movimento LGBTQI+ para construir e desconstruir essas categorias. Por meio de cinco encontros, a serem realizados majoritariamente durante o mês do Orgulho LGBTQI+ (junho), o objetivo é trazer diferentes abordagens, atrizes e atores para refletir sobre o tema, conforme detalhamento abaixo. O curso teve 10 horas e foi realizado entre os meses de junho e julho, com a oferta de 80 vagas.

A programação detalhada consta no Anexo deste documento.

 

Curso Desigualdades e Ações Públicas

O curso “Desigualdades e ações públicas” foi ofertado de forma remota, com 60 vagas, pela primeira vez, em 2020. Seu objetivo foi reunir diferentes abordagens para discutir as desigualdades e as ações públicas para seu enfrentamento. Em sua oferta envolveram-se docentes da UFRN dos Departamentos de Administração Pública e Gestão Social, Economia, Serviço Social e Gestão de Políticas Públicas, além de integrantes da FJP das Universidades Federal do Cariri (UFCA) e Regional do Cariri (URCA) e da sociedade civil. Nele também se combinaram aulas e lives.

Já em 2021, foi ofertada a 2ª Edição do Curso Desigualdades e Ações Públicas para o Enfrentamento - O território importa”, totalizando 10 horas. Seu propósito foi aprofundar a discussão sobre a importância do território para pensar e agir sobre as desigualdades, estruturando ações públicas para seu enfrentamento. Para isso, foram abordadas as discussões sobre: o Sul Global e América Latina; Desenvolvimento regional no Brasil; Desigualdades urbanas e rurais; Sustentabilidade e Meio Ambiente. Foram ofertadas 80 vagas.

A programação detalhada consta no Anexo deste documento.

 

Cursos de Integração Extensão e Ensino do Observatório das Desigualdades

O Observatório das Desigualdades é um projeto integrador da extensão, do ensino e da pesquisa, o que significa que ele possui projetos de pesquisa e de ensino vinculados a ele. Para integrar os projetos de ensino e de extensão foram realizados cursos de curta duração “acoplados” nas disciplinas ofertadas por sua coordenadora na graduação em Administração, com oferta de vaga para a extensão e que serviram como subsídio para desenvolvimento de conteúdo para o projeto Microfone Aberto, que será lançado em 2022.

 

 

 

 

 

Microfone Aberto

Uma iniciativa do Observatório das Desigualdades da UFRN que tem como objetivo abrir espaço para divulgar trabalhos de discentes, em formato audiovisual, sobre ações públicas para o enfrentamento das desigualdades. O projeto é uma forma de valorização da produção acadêmica e, ainda, de ampliação do acesso à informação, por meio de um formato inovador e que vem sendo bastante utilizado tanto pelo público universitário, quanto pela comunidade. A proposta é que em cada edição possamos focar em um tema que tenha sido trabalhado anteriormente dentro das disciplinas que fazem parte do projeto de ensino ligado ao Observatório das Desigualdades.

Foram três cursos ofertados. Primeiramente, entre fevereiro e março de 2021, de forma remota, foi realizado o curso de extensão “Revisão do Plano Diretor de Natal: possibilidades e desafios para aliar planejamento governamental e enfrentamento às desigualdades”, em parceria com a disciplina de Planejamento Governamental, do curso de Administração da UFRN, ofertada pelas professoras Aline Virginia Nelson e Mariana Mazzini, aliando ensino e extensão. O curso foi ofertado em 6 horas, envolvendo um máximo de 60 pessoas. 

Seu objetivo foi de contribuir para a iniciação e divulgação em relação ao planejamento urbano, territorial e participativo, para o enfrentamento às desigualdades, com foco na revisão do plano diretor de Natal. E Para tratar do tema, recebemos: Álvaro Pereira (Direito-UNIFESP), Simone Gueresi (Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental-Ministério da Economia e Doutoranda/ Arquitetura e Urbanismo-USP), Amiria Brasil (Arquitetura e Urbanismo-UFRN e Fórum Direito à Cidade/Natal), Ion Andrade (pesquisador-Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde LAIS/UFRN e integrante da Rede Inclusão) e Pedro Marin (Fundação Tide Setubal). Foram oferecidas 80 vagas.

Em agosto de 2021 foi realizado o curso “Planejamento Público Participativo: Possibilidades e desafios para a promoção dos Direitos Humanos e enfrentamento às desigualdades”, com o propósito de  abordar elementos teóricos, históricos e políticos que delineiam a relação entre Direitos Humanos e o enfrentamento às desigualdades; o papel das políticas públicas e sociais e a atuação das Organizações da Sociedade Civil na consecução desses objetivos estratégicos; e as possibilidades e os limites do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH). Foram oferecidas 80 vagas.

Finalmente, em janeiro de 2022, no âmbito do calendário de ensino 2021.2, será ofertado o curso “Desigualdades educacionais: barreiras e possibilidades para a efetivação de direitos humanos”, que é uma atividade que visa iniciar participantes no debate acerca das barreiras que resultam das desigualdades educacionais no Brasil, assim como as possibilidades para enfrentá-las e, assim, promover a efetivação de direitos humanos, considerando os níveis nacional e subnacional. Durante o curso serão abordados os seguintes temas: a atuação dos movimentos negros e feministas para o enfrentamento de desigualdades educacionais; elementos introdutórios e diagnósticos sobre desigualdades educacionais; o plano nacional de educação como ferramenta de enfrentamento às desigualdades; políticas públicas de educação. Serão oferecidas 80 vagas (60 vagas internas e 20 externas). 

A programação de todos os cursos está no anexo do documento em pdf que contém a íntegra da proposta.


Proposta para 2022



3ª Edição do Conversatório – Descomplicando Gênero: Feminismos Decoloniais

 Carga horária: 12 horas (2 horas por encontro)

 

Período de oferta (previsão): novembro/dezembro 2022 (a ser definido após o processo seletivo dos cursos)

A 3ª edição do Conversatório – Descomplicando Gênero trará uma discussão que foi bastante demandada por participantes da 1ª e da 2ª edição: os feminismos decoloniais.

Nosso propósito será aprofundar a reflexão sobre a contribuição dos feminismos decoloniais para conhecer e transformar as relações de gênero e sexualidades. Sua oferta ocorrerá no segundo semestre, em data a ser definida posteriormente. Importante observar que deixamos de indicar o nome das pessoas que ministrarão os cursos junto com as organizadoras, uma vez que ainda há dúvidas em relação ao ensino presencial, remoto ou híbrido em 2022, em decorrência da pandemia de Covid-19, o que impacta decisivamente a formatação dos cursos da extensão.

O curso será organizado por: Mariana Mazzini Marcondes (Departamento de Administração Pública e Gestão Social - UFRN), Ilana Lemos de Paiva (Departamento de Psicologia/UFRN), Silvana Mara dos Santos (Departamento de Serviço Social/UFRN), Paulo Souto Maior (Departamento de Práticas Educacionais e Currículo - UFRN), Luana Junqueira Myrrha (Departamento de Demografia e Ciências Atuariais/UFRN) e Larissa Jacheta Riberti (Departamento de História - UFRN). 

Os temas que serão tratados são: 1) Feminismos decoloniais – uma introdução; 2) A contribuição das feministas latino-americanas; 3) A contribuição das feministas e do mulherio africanos; 4) Feminismos e comunidades tradicionais; 5) Feminismos e movimentos LGBTQIA+ no contexto da decolonialidade; 6) Por um feminismo afro-latinoamericano: o pensamento de Lelia Gonzalez.

No contexto da realização do 3º Conversatório será lançada a 2ª edição do Dossiê do Observatório das Desigualdades, que sistematiza os resultados do 1º e do 2º Observatório, e que está em fase de elaboração em 2021/22, a partir de uma atividade de extensão que envolve 10 discentese, ainda, de recursos provenientes de editais da Proex/2020, por meio do qual foram contratadas as transcrições dos eventos.

O curso totalizará 12 horas e oferecerá 80 vagas.

 

3ª Edição do Curso Desigualdades e Ações Públicas para o Enfrentamento 

 Carga horária: 16 horas/ 8 horas cada mini-curso (2 horas por encontro)

 

Período de oferta (previsão): mini-curso meio-ambiente e desigualdades: junho de 2022 / mini-curso desigualdades e processo eleitoral: novembro de 2022 / a ser definido após o processo seletivo dos cursos

Combinando as experiências das duas edições do Curso Desigualdades e Ações Públicas para o Enfrentamento com a experiência dos cursos de integração de ensino e extensão, a 3ª edição propõe uma síntese das duas experiências e, ainda, será a base para construir as duas edições do Boletim Observa Desigualdades que serão lançadas em 2022.

Assim, o Observatório selecionará um tema prioritário para desenvolver em cada um dos semestres, que será o tema desenvolvido tanto no projeto de ensino na graduação, quanto nas atividades de extensão, envolvendo tanto a elaboração do boletim, quanto da realização da 3ª edição do Curso Desigualdades e Ações Públicas para o Enfrentamento, que, portanto, será desmembrado em dois mini-cursos, de certificação independentes.

Cada mini-curso totalizará 8 horas (total de 16 horas de curso e duas horas por aula) e oferecerá 80 vagas. No primeiro semestre, o tema será meio-ambiente e desigualdades. E, no segundo, Desigualdades no processo eleitoral no Brasil. As datas serão definidas posteriormente, tendo em vista as indefinições acerca da retomada do ensino presencial por conta da pandemia de covid-19, podendo, portanto, ser ofertado de forma presencial, semipresencial ou retoma, a depender das condições de biossegurança. Além disso, como o curso envolve a integração entre extensão e ensino, para que seja fechado o cronograma dos respectivos cursos é necessário, antes, a definição, pelos departamentos, das disciplinas (incluindo data e horário) a serem ofertadas por docentes que integram a iniciativa. 

A parceria que permitirá desenvolver os mini-cursos envolverão: 1) meio-ambiente: Jeanne Christine Mendes Teixeira (DAPGS), José Luiz de Attayde (Departamento de Ecologia - UFRN), Washington José de Souza (DAPGS; PPGA/UFRN e OASIS); 2) desigualdades no processo eleitoral no Brasil: Clara de Sá (Instituto Alziras), Luana Junqueira Myrrha (Departamento de Demografia e Ciências Atuariais/UFRN) e Ilana Paiva (Psicologia UFRN).

Os temas que serão tratados no Mini-curso Meio Ambiente e Desigualdades serão: 1) Meio ambiente e desigualdades: uma introdução; 2) Mudanças climáticas e desigualdades; 3) Racismo ambiental 4) Meio ambiente e comunidades tradicionais.

 

Já no Mini-curso Desigualdades no processo eleitoral no Brasil, os temas discutidos serão: 1) Desigualdades no processo eleitoral no Brasil: uma introdução; 2) Desigualdades econômicas e regionais no processo eleitoral; 3) Desigualdades de gênero e raça no processo eleitoral; 4) Políticas públicas para enfrentamento das desigualdades no processo eleitoral no Brasil.

 

 


Públicos Alvo

Interno:

? Discentes de graduação e pós de Administração e Gestão Pública e de outros cursos que envolvem a área social em sentido amplo


Externo:

? Servidores/as públicos ? Membros de Organizações da Sociedade Civil



Membros da Equipe

  ALINE JULIANA BARBOSA DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  JESSICA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ILANA LEMOS DE PAIVA
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE

  SILVANA MARA DE MORAIS DOS SANTOS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  LUANA JUNQUEIRA DIAS MYRRHA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  PAULO ROBERTO SOUTO MAIOR JUNIOR
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  ALEXANDRE HUGO DE ARAÚJO BARBOSA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  LARISSA JACHETA RIBERTI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  MARIANA MAZZINI MARCONDES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  JENAIR ALVES DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  HELOISE STEFANI NASCIMENTO DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  FELIPE BESERRA DO VALE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  JULIANA CRISTINA TEIXEIRA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  ANA PAULA NOGUEIRA CAMPOS
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  CLARA CAROLINA CANDIDO DO NASCIMENTO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA



Ações das quais faz parte

2022 - Observatório das Desigualdades (DAPGS/UFRN)


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Curso educação exemplo de card (capa)

[Foto não Encotrada!]

Folder território importa exemplo de folder

[Foto não Encotrada!]

Card conversatório 1a edição exemplo

[Foto não Encotrada!]

Aula curso 2020 exemplo de card

[Foto não Encotrada!]

Youtube pessoas inscritas

[Foto não Encotrada!]

card conversatório 2a edição exemplo

[Foto não Encotrada!]

Card concurso podcast



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.19.6_1