Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Avaliação Diagnóstica em Pensamento Computacional: uma proposta para avaliar os alunos do Ensino Fundamental com base no currículo de referência do CIEB.
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 30
Período do Curso: 19/10/2020 a 23/10/2020
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: INSTITUTO METROPOLE DIGITAL Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Ambiente de videoconferência
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: Remoto Tipo do Curso: INICIAÇÃO OU DIVULGAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 10 Quantidade de Vagas: 30
Responsável pela Ação: CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
E-mail do Responsável: charles@imd.ufrn.br
Contato do Responsável: (84) 3342-2216
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91816147

Resumo

O surgimento da sociedade da informação impôs à escola o desafio de preparar alunos para um mundo globalizado e altamente tecnológico. Além disso, as instituições brasileiras de Ensino Básico sofrem com o baixo desempenho de grande parte dos seus alunos como constatam os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Neste contexto, o domínio do Pensamento Computacional [Wing 2006] se mostra relevante para as necessidades do século XXI nas mais diversas profissões, pois estimula o raciocínio lógico, a crítica, a criatividade, o raciocínio matemático e a capacidade de resolução de problemas. Assim, é vital para o desenvolvimento do país que tal conhecimento comece a ser fomentado nas escolas, alfabetizando os jovens tecnologicamente a partir do desenvolvimento de práticas que permitam o acesso, a produção e a reflexão sobre as tecnologias, conforme indica o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação [CIEB 2018]. Esse currículo de referência tem como objetivo oferecer diretrizes e orientações para apoiar as redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares. Para tanto, as habilidades propostas no mesmo estão diretamente associadas às competências gerais e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [MEC 2017], oferecendo diretrizes e orientações para apoiar as redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares. Nesta direção se insere a presente proposta de curso de extensão para formação de professores do Ensino Básico, abrangendo os temas do Pensamento Computacional e da avaliação diagnóstica, se caracterizando como uma atividade do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN - https://pensarn.imd.ufrn.br/). Esse curso se propõe a introduzir um modelo de avaliação diagnóstica estruturado e composto por uma matriz de referência de habilidades do PC, uma estrutura para elaboração de questões e a sistematização da avaliação diagnóstica. Para isso, será apresentado um guia para mapear as habilidades e competências já adquiridas pelos alunos.

- CIEB: Currículo de Referência em Tecnologia e Computação. Centro de Inovação para a Educação Brasileira, 2018. Disponível em: http://curriculo.cieb.net.br/.
- MEC: Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
- Wing, J.: Computational Thinking. Communications of the ACM, 49(3), 2006.


Programação

A programação do presente minicurso de formação continuada para professores é organizada em 5 encontros de 2 horas, contendo atividades teóricas e práticas, e totalizando 10 horas de carga horária de experiência com a avaliação diagnóstica. É recomendado que os participantes tenham conhecimento prévio em Pensamento Computacional.

Os encontros serão ministrados por meio do ambiente de videoconferência Google Meet, no período compreendido de 19 a 23 de outubro de 2020, conforme cronograma descrito a seguir:

Encontro 1: Introdução ao Currículo de Referência e à Matriz de Habilidades
Duração: 2 horas
Data: 19/10/2020 (Segunda-Feira) das 19h às 21h.

Encontro 2: Avaliação diagnóstica e inspirações para a criação de questões
Duração: 2 horas
Data: 20/10/2020 (Terça-Feira) das 19h às 21h.

Encontro 3: Criando questões de Pensamento Computacional
Duração: 2 horas
Data: 21/10/2020 (Quarta-Feira) das 19h às 21h.

Encontro 4: Discutindo e compartilhando as questões desenvolvidas
Duração: 2 horas
Data: 22/10/2020 (Quinta-Feira) das 19h às 21h.

Encontro 5: Análise e considerações finais
Duração: 2 horas
Data: 23/10/2020 (Sexta-Feira) das 19h às 21h.


Públicos Alvo

Interno:

Alunos de cursos de graduação, principalmente das licenciaturas


Externo:

Professores das escolas do Ensino Básico



Membros da Equipe

  NEIDE APARECIDA ALVES DE MEDEIROS
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Ações das quais faz parte

2024 - Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.12.18