As novas formas de produção e distribuição do conhecimento estão provocando profundas mudanças na maneira de ensinar e aprender, criando um novo universo para o ecossistema da educação. Portanto, é preciso inovar fomentando novas estratégias pedagógicas e investigar, implementar e experimentar novas formas de ensinar e aprender, indo além dos espaços formais de educação, tendo a emergência da demanda tecnológica da atual sociedade como embasamento para as preocupações com a educação tecnológica nas escolas, uma vez que as mesmas ainda apresentam dificuldades para fazer uso adequado das tecnologias digitais de forma que proporcionem a inovação e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, a aprendizagem baseada em jogos digitais se insere como uma excelente alternativa [Prensky 2010], buscando um harmonioso equilíbrio entre os elementos de game design e os princípios pedagógicos propostos para os jogos. Para o caso particular da Matemática, a Modelagem Matemática [Bassanezi 2002] permite simular sistemas reais a fim de elucidar o funcionamento desses sistemas e, consequentemente, facilitar o processo de ensino e aprendizagem da disciplina. Pharos (https://gamelab.imd.ufrn.br/pharos/) é um bom exemplo de jogo educacional digital projetado para atender a tais objetivos, pois desde a sua concepção foi projetado para utilizar o seu cenário como um simulador de fenômenos da realidade, propiciando um ambiente favorável à aplicação de uma metodologia em que os alunos são convidados a resolver problemas por meio da investigação. Nesta direção se insere a presente proposta de curso de extensão para formação de professores do Ensino Básico no tema dos jogos educacionais digitais voltados para Matemática. Esse curso se propõe a introduzir a modelagem matemática como forma de aplicação no cenário dos jogos educacionais digitais e apresentar como uma aula de Matemática pode ser ministrada utilizando essas ideias, tendo o jogo Pharos como uma ferramenta de demonstração.- Bassanezi, R. C. Modelagem matemática. Dynamis, Blumenau, 1(7): 55-83, 1994.- Prensky, M. Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. SENAC, 2010.
A programação do presente curso de formação continuada para professores e alunos é organizada em 5 encontros de 2 horas, contendo atividades teóricas e práticas, e totalizando 10 horas de carga horária.Os encontros serão ministrados por meio do ambiente de videoconferência Google Meet, no período compreendido de 26 a 30 de outubro de 2020, conforme cronograma descrito a seguir:Pré-Encontro: Download e Instalação do JogoOs participantes inscritos receberão uma semana antes do início do minicurso, através de seus e-mails, um guia de download e instalação do jogo Pharos, que será usado no minicurso. Também receberão um vídeo tutorial apresentando o passo-a-passo para o download e instalação do jogo.Encontro 1: Aprendizagem baseada em jogos digitaisDuração: 2 horasData: 19/10/2020 (Segunda-Feira) das 19h às 21h.Encontro 2: Modelagem matemática e primeira experiência com o jogo PharosDuração: 2 horasData: 19/10/2020 (Terça-Feira) das 19h às 21h.Encontro 3: Segunda Experiência com o Pharos: Duração: 2 horasData: 19/10/2020 (Quarta-Feira) das 19h às 21h.Encontro 4: A Matemática nos jogosDuração: 2 horasData: 19/10/2020 (Quinta-Feira) das 19h às 21h.Encontro 5: Análise e considerações finaisDuração: 2 horasData: 19/10/2020 (Sexta-Feira) das 19h às 21h.
Alunos de cursos de graduação, principalmente das licenciaturas
Professores das escolas do Ensino Básico
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