Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: PlayEduc: Um Framework para Planejar Jogos Educacionais Digitais Inovadores
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 25
Período do Curso: 19/10/2020 a 23/10/2020
Área Principal: TECNOLOGIA E PRODUÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: INSTITUTO METROPOLE DIGITAL Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Ferramenta de videoconferência
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: Remoto Tipo do Curso: INICIAÇÃO OU DIVULGAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 10 Quantidade de Vagas: 25
Responsável pela Ação: CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
E-mail do Responsável: charles@imd.ufrn.br
Contato do Responsável: (84) 3342-2216
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91816141

Resumo

As novas formas de produção e distribuição do conhecimento estão provocando profundas mudanças na maneira de ensinar e aprender, criando um novo universo para o ecossistema da educação. Portanto, é preciso inovar fomentando novas estratégias pedagógicas e investigar, experimentar e implementar novas formas de ensinar e aprender, indo além dos espaços formais de educação, tendo a emergência da demanda tecnológica da atual sociedade como embasamento para as preocupações com a educação tecnológica nas escolas, uma vez que as mesmas ainda apresentam dificuldades para fazer uso adequado das tecnologias digitais de forma que proporcionem a inovação e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, os jogos digitais têm se mostrado como uma das tecnologias mais adaptadas, fazendo parte da rotina dos estudantes da geração atual, conhecida como nativos digitais. No entanto, muitos desses jogos são estereotipados como chatos pelos alunos, pois são focados apenas no contexto pedagógico, negligenciando o contexto emocional que tornam os jogos voltados ao entretenimento interessantes aos jogadores. Dessa forma, existe a necessidade de prover uma melhor qualidade a esses jogos desde a sua concepção, alinhando o entretenimento com a educação de uma forma balanceada. Visando contribuir neste sentido, algumas iniciativas de metodologias, bem adaptadas ao desenvolvimento de jogos educacionais digitais, têm sido propostas nos últimos anos. Uma delas é o framework PlayEduc [Barbosa 2018]. Este minicurso se propõe a efetuar a aplicação do Framework PlayEduc para auxiliar no processo de concepção de jogos educacionais digitais adaptados aos interesses dos alunos e professores [Aires e Madeira 2020]. Para isso, o PlayEduc será utilizado em conjunto com a abordagem do Design Thinking para Educadores [Educadigital 2014], promovendo assim a construção do conhecimento sobre estratégias para conceber jogos educacionais digitais inovadores e instigantes.

- Aires, S., Madeira, C. Desenvolvimento de Jogos Educacionais Digitais: um Relato de Experiência com o Framework PlayEduc. Revista Novas Tecnologias na Educação (Renote), 2020.
- Barbosa, J. PlayEduc: um framework conceitual para desenvolvimento de jogos educacionais digitais. Dissertação de Mestrado Profissional em Engenharia de Software, UFRN, 222p, 2018.
- Educadigital. Kit de Design Thinking para Educadores, 2014. Disponível em: http://www.dtparaeducadores.org.br/.


Programação

A programação do presente curso de formação continuada para professores e alunos é organizada em 5 encontros de 2 horas, contendo atividades teóricas e práticas, e totalizando 10 horas de carga horária.

Os encontros serão ministrados por meio da ferramenta de comunicação de voz Discord (https://discord.com), para que os participantes possam participar ativamente através de áudio, vídeo e compartilhamento de tela, bem como possam se reunir em grupos de discussão. Os encontros serão ministrados conforme o cronograma descrito a seguir:

Tutorial: Instruções + Download dos Materiais
Data: 12/10/2020 (Segunda-Feira, uma semana antes do curso)
Disponibilização via e-mail dos links de acesso ao Servidor do Discord.
Disponibilização de vídeo tutorial sobre o uso do Discord e funcionamento do curso.

Level I: Como são desenvolvidos os Jogos Educacionais Digitais?
Duração: 2 horas
Data: 19/10/2020 (Segunda-Feira) das 19h às 21h.

Level II: Design Thinking para Educadores na Concepção de Jogos Educacionais Digitais
Duração: 2 horas
Data: 20/10/2020 (Terça-Feira) das 19h às 21h.
 
Level III:  Atividade Prática de Interpretação com o Framework PlayEduc
Duração: 2 horas
Data: 21/10/2020 (Quarta-Feira) das 19h às 21h

Level IV: Game Design Jam: Atividade Prática de Ideação com o Framework PlayEduc
Duração: 2 horas
Data: 22/10/2020 (Quinta-Feira) das 19h às 21h

Level V: Game Design Jam: Apresentações e Fechamento
Duração: 2 horas
Data: 23/10/2020 (Sexta-Feira) das 19h às 21h


Públicos Alvo

Interno:

Alunos de cursos de graduação, principalmente das licenciaturas


Externo:

Professores das escolas do Ensino Básico



Membros da Equipe

  SAMANTA FERREIRA AIRES
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  JORGE FELLIPHE RODRIGUES BARBOSA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.15.3