As novas formas de produção e distribuição do conhecimento estão provocando profundas mudanças na maneira de ensinar e aprender, criando um novo universo para o ecossistema da educação. Portanto, é preciso inovar fomentando novas estratégias pedagógicas e investigar, experimentar e implementar novas formas de ensinar e aprender, indo além dos espaços formais de educação, tendo a emergência da demanda tecnológica da atual sociedade como embasamento para as preocupações com a educação tecnológica nas escolas, uma vez que as mesmas ainda apresentam dificuldades para fazer uso adequado das tecnologias digitais de forma que proporcionem a inovação e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, os jogos digitais têm se mostrado como uma das tecnologias mais adaptadas, fazendo parte da rotina dos estudantes da geração atual, conhecida como nativos digitais. No entanto, muitos desses jogos são estereotipados como chatos pelos alunos, pois são focados apenas no contexto pedagógico, negligenciando o contexto emocional que tornam os jogos voltados ao entretenimento interessantes aos jogadores. Dessa forma, existe a necessidade de prover uma melhor qualidade a esses jogos desde a sua concepção, alinhando o entretenimento com a educação de uma forma balanceada. Visando contribuir neste sentido, algumas iniciativas de metodologias, bem adaptadas ao desenvolvimento de jogos educacionais digitais, têm sido propostas nos últimos anos. Uma delas é o framework PlayEduc [Barbosa 2018]. Este minicurso se propõe a efetuar a aplicação do Framework PlayEduc para auxiliar no processo de concepção de jogos educacionais digitais adaptados aos interesses dos alunos e professores [Aires e Madeira 2020]. Para isso, o PlayEduc será utilizado em conjunto com a abordagem do Design Thinking para Educadores [Educadigital 2014], promovendo assim a construção do conhecimento sobre estratégias para conceber jogos educacionais digitais inovadores e instigantes.- Aires, S., Madeira, C. Desenvolvimento de Jogos Educacionais Digitais: um Relato de Experiência com o Framework PlayEduc. Revista Novas Tecnologias na Educação (Renote), 2020.- Barbosa, J. PlayEduc: um framework conceitual para desenvolvimento de jogos educacionais digitais. Dissertação de Mestrado Profissional em Engenharia de Software, UFRN, 222p, 2018.- Educadigital. Kit de Design Thinking para Educadores, 2014. Disponível em: http://www.dtparaeducadores.org.br/.
A programação do presente curso de formação continuada para professores e alunos é organizada em 5 encontros de 2 horas, contendo atividades teóricas e práticas, e totalizando 10 horas de carga horária.Os encontros serão ministrados por meio da ferramenta de comunicação de voz Discord (https://discord.com), para que os participantes possam participar ativamente através de áudio, vídeo e compartilhamento de tela, bem como possam se reunir em grupos de discussão. Os encontros serão ministrados conforme o cronograma descrito a seguir:Tutorial: Instruções + Download dos MateriaisData: 12/10/2020 (Segunda-Feira, uma semana antes do curso)Disponibilização via e-mail dos links de acesso ao Servidor do Discord.Disponibilização de vídeo tutorial sobre o uso do Discord e funcionamento do curso.Level I: Como são desenvolvidos os Jogos Educacionais Digitais?Duração: 2 horasData: 19/10/2020 (Segunda-Feira) das 19h às 21h.Level II: Design Thinking para Educadores na Concepção de Jogos Educacionais DigitaisDuração: 2 horasData: 20/10/2020 (Terça-Feira) das 19h às 21h. Level III: Atividade Prática de Interpretação com o Framework PlayEducDuração: 2 horasData: 21/10/2020 (Quarta-Feira) das 19h às 21hLevel IV: Game Design Jam: Atividade Prática de Ideação com o Framework PlayEducDuração: 2 horasData: 22/10/2020 (Quinta-Feira) das 19h às 21hLevel V: Game Design Jam: Apresentações e FechamentoDuração: 2 horasData: 23/10/2020 (Sexta-Feira) das 19h às 21h
Alunos de cursos de graduação, principalmente das licenciaturas
Professores das escolas do Ensino Básico
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.15.3