As novas formas de produção e distribuição do conhecimento estão provocando profundas mudanças na maneira de ensinar e aprender, criando um novo universo para o ecossistema da educação. Portanto, para acompanhar as mudanças e evoluções da sociedade, é necessário haver um enriquecimento das escolas para que permita dar espaço ao uso das tecnologias digitais e proporcione a inovação e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, uma direção que vem se popularizando nos últimos anos e tem incentivado o aparecimento de um grande número de iniciativas relacionadas ao uso das tecnologias digitais na educação é a do Pensamento Computacional [Wing 2006], que é uma abordagem geral para resolução de problemas e conta com o desenvolvimento de um corpo de pesquisas robusto [Avila et al. 2016]. O pensamento computacional ajuda a ensinar os indivíduos a pensar mais eficazmente pelo fato de estruturar o raciocínio e trabalhar na compreensão do comportamento humano, se mostrando como habilidade bastante relevante para as mais diversas profissões. Assim, é vital que tal conhecimento comece a ser fomentado nas escolas do Ensino Básico, alfabetizando tecnologicamente os professores e alunos, conforme indica o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação [CIEB 2018]. Esse currículo de referência tem como objetivo oferecer diretrizes e orientações para apoiar as redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares. Para tanto, as habilidades propostas no mesmo estão diretamente associadas às competências gerais e habilidades da Base Nacional Comum Curricular [MEC 2017]. Nesta direção se insere a presente proposta de curso de extensão para formação de professores do Ensino Básico no tema do Pensamento Computacional. Esse curso se apresenta como uma parceria do Centro de Educação Integrada (CEI Romualdo - https://www.ceinet.com.br/) com o Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN - https://pensarn.imd.ufrn.br/) a fim de estimular nos professores do Ensino Básico o desenvolvimento do pensamento computacional como um instrumento de aumento do poder cognitivo e operacional humano.
- Avila, C., Bordini, A., Marques, M., Cavalheiro, S. e Foss, L.: Desdobramentos do Pensamento Computacional no Brasil. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE-2016), p.200-209, 2016.- CIEB: Currículo de Referência em Tecnologia e Computação. Centro de Inovação para a Educação Brasileira, 2018. Disponível em: http://curriculo.cieb.net.br/- MEC: Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/- Wing, J.: Computational Thinking. Communications of the ACM, 49(3), 2006.
A programação do presente curso de formação continuada para professores prevê 4 módulos de 6 horas, cada um sendo organizado em 3 encontros semanais de 2 horas, contendo atividades teóricas e práticas, e totalizando 24 horas de carga horária. As inscrições deverão ser feitas por módulo de 6 horas.Os módulos serão ministrados por meio do ambiente de videoconferência Google Meet, no período compreendido de 14 de setembro a 30 de outubro de 2020, conforme cronograma descrito a seguir:Módulo 01: Bases do Pensamento Computacional (6 horas)Encontro 1: 14/09 (segunda) das 19h às 21hEncontro 2: 16/09 (quarta) das 19h às 21hEncontro 3: 18/09 (sexta) das 19h às 21hMódulo 02: Prática com Toxicode e Blockly Games (6 horas)Encontro 1: 28/09 (segunda) das 19h às 21hEncontro 2: 30/09 (quarta) das 19h às 21hEncontro 3: 02/10 (sexta) das 19h às 21hMódulo 03: Prática com Code.org (6 horas)Encontro 1: 13/10 (terça) das 19h às 21h (excepcionalmente na terça devido ao feriado de 12/10)Encontro 2: 14/10 (quarta) das 19h às 21hEncontro 3: 16/10 (sexta) das 19h às 21hMódulo 04: Prática com Scratch (6 horas)Encontro 1: 26/10 (segunda) das 19h às 21hEncontro 2: 28/10 (quarta) das 19h às 21hEncontro 3: 30/10 (sexta) das 19h às 21h
Alunos de cursos de graduação, principalmente das licenciaturas
Professores das escolas do Ensino Básico
2024 - Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional
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