Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 05 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Workshop de Práticas em Pensamento Computacional para Professores do Ensino Básico
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 60
Período do Curso: 14/09/2020 a 30/10/2020
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO METROPOLE DIGITAL Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Google Meet
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: Remoto Tipo do Curso: INICIAÇÃO OU DIVULGAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 24 Quantidade de Vagas: 60
Responsável pela Ação: CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
E-mail do Responsável: charles@imd.ufrn.br
Contato do Responsável: (84) 3342-2216
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91815926

Resumo

As novas formas de produção e distribuição do conhecimento estão provocando profundas mudanças na maneira de ensinar e aprender, criando um novo universo para o ecossistema da educação. Portanto, para acompanhar as mudanças e evoluções da sociedade, é necessário haver um enriquecimento das escolas para que permita dar espaço ao uso das tecnologias digitais e proporcione a inovação e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, uma direção que vem se popularizando nos últimos anos e tem incentivado o aparecimento de um grande número de iniciativas relacionadas ao uso das tecnologias digitais na educação é a do Pensamento Computacional [Wing 2006], que é uma abordagem geral para resolução de problemas e conta com o desenvolvimento de um corpo de pesquisas robusto [Avila et al. 2016]. O pensamento computacional ajuda a ensinar os indivíduos a pensar mais eficazmente pelo fato de estruturar o raciocínio e trabalhar na compreensão do comportamento humano, se mostrando como habilidade bastante relevante para as mais diversas profissões. Assim, é vital que tal conhecimento comece a ser fomentado nas escolas do Ensino Básico, alfabetizando tecnologicamente os professores e alunos, conforme indica o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação [CIEB 2018]. Esse currículo de referência tem como objetivo oferecer diretrizes e orientações para apoiar as redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares. Para tanto, as habilidades propostas no mesmo estão diretamente associadas às competências gerais e habilidades da Base Nacional Comum Curricular [MEC 2017]. Nesta direção se insere a presente proposta de curso de extensão para formação de professores do Ensino Básico no tema do Pensamento Computacional. Esse curso se apresenta como uma parceria do Centro de Educação Integrada (CEI Romualdo - https://www.ceinet.com.br/) com o Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN - https://pensarn.imd.ufrn.br/) a fim de estimular nos professores do Ensino Básico o desenvolvimento do pensamento computacional como um instrumento de aumento do poder cognitivo e operacional humano.

 

- Avila, C., Bordini, A., Marques, M., Cavalheiro, S. e Foss, L.: Desdobramentos do Pensamento Computacional no Brasil. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE-2016), p.200-209, 2016.
- CIEB: Currículo de Referência em Tecnologia e Computação. Centro de Inovação para a Educação Brasileira, 2018. Disponível em: http://curriculo.cieb.net.br/
- MEC: Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
- Wing, J.: Computational Thinking. Communications of the ACM, 49(3), 2006.


Programação

A programação do presente curso de formação continuada para professores prevê 4 módulos de 6 horas, cada um sendo organizado em 3 encontros semanais de 2 horas, contendo atividades teóricas e práticas, e totalizando 24 horas de carga horária. As inscrições deverão ser feitas por módulo de 6 horas.

Os módulos serão ministrados por meio do ambiente de videoconferência Google Meet, no período compreendido de 14 de setembro a 30 de outubro de 2020, conforme cronograma descrito a seguir:

Módulo 01: Bases do Pensamento Computacional (6 horas)
Encontro 1: 14/09 (segunda) das 19h às 21h
Encontro 2: 16/09 (quarta) das 19h às 21h
Encontro 3: 18/09 (sexta) das 19h às 21h

Módulo 02: Prática com Toxicode e Blockly Games (6 horas)
Encontro 1: 28/09 (segunda) das 19h às 21h
Encontro 2: 30/09 (quarta) das 19h às 21h
Encontro 3: 02/10 (sexta) das 19h às 21h

Módulo 03: Prática com Code.org (6 horas)
Encontro 1: 13/10 (terça) das 19h às 21h (excepcionalmente na terça devido ao feriado de 12/10)
Encontro 2: 14/10 (quarta) das 19h às 21h
Encontro 3: 16/10 (sexta) das 19h às 21h

Módulo 04: Prática com Scratch (6 horas)
Encontro 1: 26/10 (segunda) das 19h às 21h
Encontro 2: 28/10 (quarta) das 19h às 21h
Encontro 3: 30/10 (sexta) das 19h às 21h


Públicos Alvo

Interno:

Alunos de cursos de graduação, principalmente das licenciaturas


Externo:

Professores das escolas do Ensino Básico



Membros da Equipe

  CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  FRANCISCO DE ASSIS FREIRE DE MELO
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  JADSON LUCAS GOMES SOUZA
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE



Ações das quais faz parte

2024 - Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.14.16