A falta de conhecimento aprofundado sobre as diversas profissões que são estudadas nas unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se torna um problema no momento em que jovens alunos concluintes do ensino médio precisam escolher a profissão que exercerão durante grande parte das suas vidas. As estatísticas atuais demonstram que as taxas de evasão são consideráveis nos cursos de nível superior no Brasil, principalmente no contexto da área tecnológica. Na UFRN, este fato não é diferente, tornando-se assim um grande problema para os alunos que descobrem tardiamente que o curso escolhido não é algo que realmente lhe agrada, levando-os muitas vezes à evasão. Portanto, é necessário que a UFRN atue junto aos alunos do ensino médio utilizando diferentes estratégias de divulgação e esclarecimento sobre os cursos de graduação, de forma a reduzir a evasão. O presente projeto visa dar continuidade aos trabalhos que vêm sendo efetuados desde 2015, pretendendo ser uma estratégia complementar às iniciativas já existentes na Pró-reitoria de Graduação para elucidar os alunos nas escolhas dos cursos. Desta forma, segue as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRN, que visa contribuir com a diminuição da taxa de evasão e melhoria do nível de aproveitamento dos alunos de graduação. Para isso, propõe-se o desenvolvimento de um jogo educacional digital online sobre a UFRN, do gênero MMORPG, chamado UFRN: The Video Game - http://thevideogame.ufrn.br/, no qual as diversas áreas de conhecimento estudadas na Instituição serão representadas. O objetivo é disponibilizar tal jogo aos alunos do ensino médio para ajudá-los no processo de esclarecimento sobre as áreas de conhecimento, aproveitando da predisposição e do interesse que os jovens apresentam atualmente pelos jogos digitais. Para fazer um histórico sobre o projeto, a proposta do jogo UFRN: The Video Game vem sendo desenvolvida desde o segundo semestre de 2015, quando iniciamos um projeto de extensão na UFRN. Este projeto inicial possibilitou a geração de um primeiro design conceitual do jogo, a criação de diversos modelos gráficos representando o campus central da UFRN a partir de documentos cedidos pela Superintendência de Infraestrutura da UFRN, a exposição do projeto na Mostra de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec 2015), e a publicação de um artigo resumido no I Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2015) [Madeira et al. 2015]. Isto permitiu avançarmos na tarefa de design conceitual do jogo, principalmente devido aos feedbacks recebidos do público alvo nos eventos citados acima. Em 2016, o projeto de extensão foi renovado possibilitando desenvolvermos um primeiro protótipo do jogo que teve a Cientec como cenário principal, contendo diversas ideias implementadas e uma primeira trama elaborada baseada em um sistema inteligente que se apodera da UFRN. O primeiro protótipo foi exposto em um estande da Cientec 2016 [Ascom 2016], onde os participantes do evento puderam testá-lo e nos dar um grande número de feedbacks. Os resultados dos experimentos efetuados na Cientec 2016 foram apresentados, através da publicação de um artigo completo, no II Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2016) [Madeira et al. 2016]. Além disso, o protótipo do jogo também foi aceito para exposição no Festival de Jogos do EPoGames 2016. Em 2017, o projeto de extensão foi renovado mais uma vez com o intuito de desenvolver um novo modelo para a arte do jogo (modelos gráficos do cenário do campus da UFRN, personagens, animações, entre outros) baseado nos estilos concebidos para o protótipo. Um segundo protótipo do jogo foi desenvolvido e testado por um grande número de interessados em um estande da Cientec 2017 [Ascom 2017], assim como no Festival de Jogos do EPoGames 2017. Decorrente dos primeiros bons resultados obtidos no projeto, tanto no que consiste ao desenvolvimento efetuado quanto ao interesse demonstrado pelo público e o impacto social que o referido jogo digital poderia ter, o projeto foi selecionado como uma das ações de extensão da UFRN a ser divulgada no 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU 2018), recebendo financiamento específico para produzir um vídeo de divulgação (https://www.youtube.com/watch?v=X8qPDpH3CnM). Em 2018, o projeto de extensão foi novamente renovado, mas desta vez inserindo a participação de dois alunos de mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Software. Nesta etapa o objetivo foi começar trabalhos de pesquisa para concepção de um modelo para a criação de narrativas e quests (missões) para permitir lidar com as áreas de conhecimento no cenário de jogos educacionais digitais do gênero MMORPG. Ambos trabalhos foram defendidos em dezembro de 2018 [Lima 2018][Barbosa 2018], permitindo assim formalizar diversos aspectos da concepção de jogos educacionais digitais que estavam dificultando consideravelmente a evolução do projeto no que se refere à inserção das áreas de conhecimento. Uma terceira versão de demonstração do jogo foi exposta em diversos eventos tais como a Campus Party Natal 2018, a Cientec 2018 e o EPoGames 2018 e contou com um artigo completo publicado no CBEU 2018 [Madeira et al. 2018]. Em 2019, o projeto foi renovado com o objetivo de efetuar melhorias no cenário 3D do jogo e dar continuidade às pesquisas para o desenvolvimento dos desafios educacionais. Dois artigos completos foram publicados, um no ICALT 2019 [Barbosa e Madeira, 2019] e outro no SBGames 2019 [Lima et al. 2019] sobre os trabalhos efetuados. A presente proposta pretende dar continuidade aos trabalhos de desenvolvimento do jogo, agregando novos alunos de graduação e pós-graduação. Nesta nova versão do projeto, teremos três pontos principais como foco: 1) desenvolver diversos novos prédios do campus e personagens característicos à trama do jogo; 2) fazer uso dos modelos concebidos nos trabalhos de mestrado anteriores a fim de desenvolver desafios referentes a diversas áreas de atuação, o que envolve narrativas, cenários, modelos de personagens, regras, objetivos, entre outros; e 3) disponibilizar uma nova plataforma do jogo online para permitir testarmos o jogo com membros externos à UFRN a fim de direcionarmos o desenvolvimento da melhor forma de acordo com os interesses dos alunos do ensino médio.
Alunos dos cursos de graduação
Alunos do ensino médio das redes pública e privada de ensino
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