No Brasil a carência de bibliotecas escolares e a ausência de bibliotecários nestes espaços representam um grave obstáculo para a educação básica que se vê alijada de um recurso pedagógico essencial para uma educação de qualidade. Neste sentido e considerando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, este projeto objetiva, de modo geral, construir e aplicar conhecimentos em Biblioteconomia e em Gestão da Informação e do Conhecimento no desenvolvimento de ações para aperfeiçoar as características e a dinâmica de funcionamento da biblioteca escolar do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Profa. Lourdinha Guerra de modo a contribuir para a educação de qualidade. De modo específico, objetiva-se: a) diagnosticar a biblioteca escolar a partir da perspectiva de alunos, professores e gestores; b) estabelecer diretrizes para a gestão das coleções, indicando critérios para a incorporação de itens no acervo; c) selecionar e implantar um sistema de automação adequado para a biblioteca, de modo a compor um catálogo on-line e viabilizar a gestão do acervo; d) processar tecnicamente o acervo, mediante ações de indexação e catalogação; e e)desenvolver a partir da interação dialógica entre participantes do projeto e a comunidade escolar produtos e serviços de informação que favoreçam o uso da biblioteca e a aprendizagem da comunidade escolar. Para alcançar tais objetivos se recorrerá a métodos e técnicas de pesquisa próprios das investigações sobre o comportamento informacional dos usuários considerando o contexto e as atividades dos quais emergem suas necessidades informacionais e onde e como buscam satisfazer a tais necessidades. Neste sentido, serão realizadas entrevistas, questionários, observação participante e grupo focal com os diferentes atores envolvidos de modo tanto a obter subsídios para diagnosticar a situação atual da unidade informacional como para, recorrendo a análise de conteúdo, discutir e avaliar as intervenções propostas, numa perspectiva de construção dialógica do conhecimento. A biblioteca é considerada um recurso pedagógico essencial para a qualidade da educação e seu papel e importância precisam ser discutidos criticamente pela comunidade escolar. Considera-se adicionalmente que a construção e aplicação dos conhecimentos no âmbito da Biblioteconomia e da Gestão da Informação e do Conhecimento alicerçam a eficiência e a eficácia da biblioteca escolar. Mediante a incorporação deste projeto como recurso pedagógico de disciplinas do curso de graduação em Biblioteconomia e do mestrado profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento espera-se tanto articular graduação e pós-graduação quanto qualificar ambos os níveis a partir da vivência do ensino, da pesquisa e da extensão de modo integrado. Espera-se também contribuir para ampliar a qualidade da Educação mediante a organização e dinamização da biblioteca escolar beneficiando discentes e docentes da comunidade escolar mediante a aplicação dos conhecimentos desenvolvidos a partir da articulação entre ensino, pesquisa e extensão em Biblioteconomia e em Gestão da Informação e do Conhecimento, de modo a oferecer uma contribuição efetiva a comunidade, aproximando ainda mais a universidade da sociedade. Espera-se também gerar produtos bibliográficos e técnicos que permitam compartilhar os conhecimentos construídos e as experiências vividas.
Estudantes da graduação em Biblioteconomia e do Mestrado em Gestão da Informação e do Conhecimento
Docentes (33) e discentes(466) do CEEP Profa. Lourdinha Guerra
Registro fotográfico da visita de discentes do Curso de Biblioteconomia ao CEEP
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