O curso tem como objetivo socializar conhecimentos sobre o funcionamento de processos seletivos e cursos de mestrado realizados pela UFRN, em diferentes áreas das licenciaturas (Física, Química, Letras, Biologia, Educação...), bem como de divulgar práticas e técnicas de pesquisa e escrita acadêmica, com vistas a auxiliar os/as professores/as da rede pública na elaboração de um projeto de mestrado para ingresso na Pós-Graduação Stricto Sensu. Este projeto surgiu a partir da imprescindibilidade de articulação entre as ações de formação inicial e continuada de profissionais da educação e de estreitar o diálogo universidade-escola.
O Centro de Educação, nessa direção, realizou, no ano de 2019, uma série de ações, como o “Ciclo de Debates Universidade e Escola”, que se desdobrou em vários encontros no primeiro semestre do ano letivo, e o “Seminário Universidades e as Redes Públicas de Ensino: uma articulação necessária”, em novembro, como uma forma de culminância das ações que foram desenvolvidas no respectivo ano. Há que se destacar que o público dessas ações foi formado, em grande parte pelos/as: professores/as orientadores/as de Estágio, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica, da UFRN; professores/as supervisores/as de Estágio e do Pibid e os/as preceptores/as do Programa de Residência Pedagógica, da rede pública, municipal e estadual; e os/as estudantes por eles/as orientados/as das diferentes licenciaturas da UFRN. A proposta e a organização do Ciclo adveio em meio às discussões realizadas pelo Grupo de Trabalho de Estágio, junto com a Coordenação Pedagógica das Licenciaturas do Centro de Educação (Coordlice), tendo a participação do Programa de Formação Continuada (PROFOCO) e do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), da UFRN. As discussões apontaram a necessidade de construção de uma rede de parceria mais efetiva na formação, na pesquisa e no diálogo com todos os sujeitos envolvidos com a formação inicial e continuada de professores/as, com ações a serem desenvolvidas na escola e na universidade.
Uma das etapas do Ciclo, que aconteceu nas escolas públicas, teve como objetivo ouvir os/as professores/as da educação básica sobre como se sentiam exercendo a função de co-formadores/as de professores/as. Entre as observações e as demandas apresentadas, houve a demanda de mais oportunidade e diversidade de formação continuada, oferecida por parte da universidade, principalmente com relação ao acesso à pós-graduação stricto sensu. A justificativa para este projeto de extensão se dá, em grande medida, em função de atender a essa demanda de parceiros/as que há anos vem contribuindo com a formação de professore/as, ao receberem os/as estagiários/as e bolsistas em suas salas de aula. Outra justificativa para este projeto é que ele vai ao encontro do compromisso postulado no Projeto Político do Curso de Pedagogia Presencial do Centro de Educação (2017, p.6), que é “contribuir para melhorar a qualidade social da educação básica e viabilizar o cumprimento da função social da Universidade, no contexto sócio-educativo do Rio Grande do Norte”, e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2010-2019), no que se refere a construir “uma efetiva política institucional de colaboração recíproca e permanente entre as instituições de Educação Básica e de Educação Superior” (2010, p.21). Há que se destacar que, ainda em consonância com o PDI 2010-2019, este projeto de extensão, visa, no decorrer de toda sua execução, considerar as “políticas de inclusão, a igualdade de acesso e o respeito às diferenças econômico-sociais e àquelas referentes aos portadores de necessidades educacionais especiais, tomando essas diferenças como parte das características que dão unidade ao trabalho da UFRN (2010, p.54)”.
Considerando,portanto,opúblico-alvodocurso,esteprojetoseinscrevenamodalidade"cursodeformação continuadaparaprofessores",conformeoEdital.Podesersituadonaáreatemática(4)Educação,entreasáreasde extensãoqueconstamnaresolução077/2017CONSEPE/UFRNevinculadoaoObjetivodeDesenvolvimento Sustentável–ODS4–,quevisapossibilitaratodos/asumaeducaçãodequalidade,aolongodavida.Trata-se,dessaforma,deumcursodecapacitaçãoonline,de120h,voltadoparaos/asprofessores/asdaredepública, principalmenteos/asquerecebemeacompanham os/asalunos/asdasdiferenteslicenciaturasdaUFRNnaescola.O cursoserádesenvolvidoemumasequênciade 10 módulos(conformeprogramação), de agosto a novembro de 2020, em AmbienteVirtual deAprendizagem (AVA),integrandoasTecnologiasDigitaisdaInformaçãoedaComunicação.Optou-seporesse formato em função da pandemia causada pelo coronavírus eporcompreendermosquetal ajustepermite também que o/a professor/a da educação básica, envolvido/a com os desafios do ensino remoto, consigaadministrarseusestudosemespaçosetemposdistintos.Paraisso,seráutilizadoo AmbienteVirtual deAprendizagem da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN <https://avaproex.sedis.ufrn.br/>,desenvolvido pela equipe da Secretaria de Educação a Distância da UFRN. Trata-se de umaplataforma institucional e defácilacesso,queatendeàsnecessidadesdeformaçãodocurso.ParacriaçãoesuporteaoAVA,durantetodoocurso, com inserção de conteúdo e acompanhamento dos/as cursitas, prevê-seacontrataçãodeumaPessoaFísica.
A organização da sequência dos módulos do curso visa cumprir os objetivos, já apresentados, e que os/as professores/as da educação básica, gradativamente, assumam o papel de agentes de sua própria formação continuada: escolhendo o objeto e a linha de pesquisa, assim como o programa de pós-graduação com os quais mais se identifiquem e/ou atendam às suas necessidades, e escrevendo, com proficiência e adequação ao gênero, o próprio projeto de mestrado, com acompanhamento da equipe de professores/as da UFRN envolvidos/as no curso. Este produto final – projeto de mestrado –, elaborado por cada aluno/a, será apresentado em uma banca de avaliação, com a participação de professores/as a alunos/as da pós-graduação da UFRN (que serão convidados/as), de acordo com a área temática do projeto, durante o Seminário de Apresentação e Avaliação dos Projetos de Pesquisa. Essa atividade tem como objetivo qualificar o projeto de pesquisa (apontando os méritos e fragilidades do texto) e preparar os/as cursistas para as etapas do processo seletivo (defesa oral do projeto).
Cabe destacar que este curso estabelecerá uma parceria fundamental com o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, uma vez que atenderá professores/as de diferentes áreas de formação (Pedagogia, Letras, Biologia, História etc.). Conforme a RESOLUÇÃO No. 01/2018-CONSEC/CE, de 20 de dezembro de 2018, o LIFE trata-se de “uma instância articuladora interdisciplinar, colaborativa, que dialoga entre diversas áreas do conhecimento e entre espaços estratégicos para ações de ensino, pesquisa e extensão concernentes à melhoria da qualidade na formação de educadores, nos níveis da Educação Básica e da Educação Superior, de forma preferencial nos sistemas públicos” (2018, p.2). Alguns dos laboratórios que estarão diretamente envolvidos nesse curso são: Laboratório de Ensino-Aprendizagem (LEA); Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE) e Laboratório de História e Memória da Educação (LAHMED), entre outros. EssaparceriacomoLIFEsedaránodecorrerdarealizaçãodosencontrosformativos,pelaparticipaçãodos/as professores/asquefazempartedesseslaboratórios,equejádesenvolvemprojetosinterdisciplinaresdeformação inicialecontinuada.
Tais professores/as estão vinculados ao Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC) e Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação (DFPE) do Centro de Educação, que atuam, no curso de Pedagogia e em outras licenciaturas da UFRN, o que envolve diferentes cursos. Ressalta-se que a interdisciplinaridade é um dos princípios formativos que norteiam este projeto de extensão e também o Projeto Político do Curso de Pedagogia Presencial do Centro de Educação, uma vez que pressupõe-se que o “projeto interdisciplinar de formação assume uma perspectiva de superação de uma ótica disciplinar e fragmentária no sentido de conceber e praticar a ciência como totalidade, compreendida não como soma das partes, mas na sua inteireza e inter-relações, como possibilidade de explicação e compreensão do todo” (2017, p.27-28).
Outra parceria que será estabelecida com este curso de extensão é com o Programa de Formação Continuada do Centro de Educação. Entre suas competências, conforme a RESOLUÇÃO No. 01/2014-CE, de 13 de março de 2014, estão as de “propor ações que promovam a integração entre as várias dimensões de formação continuada de profissionais da educação” e a de “acompanhar a implementação de cursos bem como seu monitoramento e avaliação”. Nesse sentido, acontecerão encontros periódicos com a coordenação do PROFOCO, de modo a garantir o acompanhamento e a avaliação processual do curso. Nesses encontros, serão discutidas as avaliações que cada professor/a-ministrante fará do módulo que ofertou, assim como a avaliação feita pelos/as alunos/as-cursistas de cada módulo, de modo a corrigir possíveis falhas, retomar e/ou acrescentar o que for necessário para garantir o bom andamento do curso e reduzir os índices de evasão tão comuns em cursos de formação de professores/as. Tanto o LIFE quanto o PROFOCO apresentam declarações de anuência atestanto essa parceria (em anexo), como parceiros internos no projeto. Não haverá uma parceria externa estabelecida a priori, uma vez que opúblico-alvodocursosãoprofessores/as,formados/asnasdiversas licenciaturas,queatendemaEducaçãoInfantil,EducaçãodeJovenseAdultos,EnsinoFundamentalIeII,Ensino Médio,em diversas instituições, istoé, em diferentes escolas estaduaise municipais da grande Natal.
MÓDULO
TEMA
CARGA HORÁRIA
PROFESSORES/AS RESPONSÁVEIS E ÁREAS DE FORMAÇÃO INICIAL
1
Mapeamento de Programas e Linhas de Pesquisa e Elaboração do Lattes
12h
Jacyene Melo de Oliveira (Pedagogia)
Josivânia Marisa Dantas (Química)
Rute Alves de Sousa (Ciências Biológicas)
2
Projeto de Pesquisa: o que é e como elaborar
8h
Vândiner Ribeiro (Pedagogia)
3
Levantamento do Estado da Arte
Daniela Amaral Silva Freitas (Letras)
Davidson dos Santos (Letras)
4
Mendeley e ABNT
Thiago Emmanuel Araújo Severo (Ciências Biológicas)
Mayara Larrys Gomes de Assis Nogueira (Ciências Biológicas)
5
Epistemologia de Pesquisa Científica e escolha de matrizes teóricas em projetos e pós-graduação
Raimundo Nonato Júnior (Geografia)
6
Metodologias de pesquisa
Wilson Elmer Nascimento (Física)
7
Etapas de processos seletivos e Apresentação de Projetos
Cibelle Amorim Martins (Pedagogia)
8
Orientação e Escrita dos Projetos
A ser definido conforme a temática do projeto.
9
Seminário de apresentação e avaliação dos projetos de pesquisa
24h
Professores/as e alunos/as de pós-graduação conforme temática do projeto.
10
Avaliação do curso e acompanhamento dos/as cursistas
Alunos/as da pós-graduação
Professores/as da Educação Básica
2021 - Laboratório Aberto
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