Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 25 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Preparação para seleção de Mestrado
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 40
Período do Curso: 01/09/2020 a 10/12/2020
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO Unidades Envolvidas:
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO / DFPE/CE
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Centro de Educação
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL UFRN/PROEX No 005/2019 (Apoio a cursos de extensão na modalidade presencial, ano 2020))
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: CAPACITAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 120 Quantidade de Vagas: 40
Responsável pela Ação: DANIELA AMARAL SILVA FREITAS
E-mail do Responsável: danielaasfreitas@gmail.com
Contato do Responsável: (84) 99474-6667
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91813714

Resumo


O curso tem como objetivo socializar conhecimentos sobre o funcionamento de processos seletivos e cursos de mestrado realizados pela UFRN, em diferentes áreas das licenciaturas (Física, Química, Letras, Biologia, Educação...), bem como de divulgar práticas e técnicas de pesquisa e escrita acadêmica, com vistas a auxiliar os/as professores/as da rede pública na elaboração de um projeto de mestrado para ingresso na Pós-Graduação Stricto Sensu. Este projeto surgiu a partir da imprescindibilidade de articulação entre as ações de formação inicial e continuada de profissionais da educação e de estreitar o diálogo universidade-escola. 

O Centro de Educação, nessa direção, realizou, no ano de 2019, uma série de ações, como o “Ciclo de Debates Universidade e Escola”, que se desdobrou em vários encontros no primeiro semestre do ano letivo, e o “Seminário Universidades e as Redes Públicas de Ensino: uma articulação necessária”, em novembro, como uma forma de culminância das ações que foram desenvolvidas no respectivo ano. Há que se destacar que o público dessas ações foi formado, em grande parte pelos/as: professores/as orientadores/as de Estágio, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica, da UFRN; professores/as supervisores/as de Estágio e do Pibid e os/as preceptores/as do Programa de Residência Pedagógica, da rede pública, municipal e estadual; e os/as estudantes por eles/as orientados/as das diferentes licenciaturas da UFRN. A proposta e a organização do Ciclo adveio em meio às discussões realizadas pelo Grupo de Trabalho de Estágio, junto com a Coordenação Pedagógica das Licenciaturas do Centro de Educação (Coordlice),  tendo a participação do Programa de Formação Continuada (PROFOCO) e do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), da UFRN. As discussões apontaram a necessidade de construção de uma rede de parceria mais efetiva na formação, na pesquisa e no diálogo com todos os sujeitos envolvidos com a formação inicial e continuada de professores/as, com ações a serem desenvolvidas na escola e na universidade. 


Uma das etapas do Ciclo, que aconteceu nas escolas públicas, teve como objetivo ouvir os/as professores/as da educação básica sobre como se sentiam exercendo a função de co-formadores/as de professores/as. Entre as observações e as demandas apresentadas, houve a demanda de mais oportunidade e diversidade de formação continuada, oferecida por parte da universidade, principalmente com relação ao acesso à pós-graduação stricto sensu. A justificativa para este projeto de extensão se dá, em grande medida, em função de atender a essa demanda de parceiros/as que há anos vem contribuindo com a formação de professore/as, ao receberem os/as estagiários/as e bolsistas em suas salas de aula. Outra justificativa para este projeto é que ele vai ao encontro do compromisso postulado no Projeto Político do Curso de Pedagogia Presencial do Centro de Educação (2017, p.6), que é “contribuir para melhorar a qualidade social da educação básica e viabilizar o cumprimento da função social da Universidade, no contexto sócio-educativo do Rio Grande do Norte”, e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2010-2019), no que se refere a construir “uma efetiva política institucional de colaboração recíproca e permanente entre as instituições de Educação Básica e de Educação Superior” (2010, p.21). Há que se destacar que, ainda em consonância com o PDI 2010-2019, este projeto de extensão, visa, no decorrer de toda sua execução, considerar as “políticas de inclusão, a igualdade de acesso e o respeito às diferenças econômico-sociais e àquelas referentes aos portadores de necessidades educacionais especiais, tomando essas diferenças como parte das características que dão unidade ao trabalho da UFRN (2010, p.54)”.

Considerando,portanto,opúblico-alvodocurso,esteprojetoseinscrevenamodalidade"cursodeformação continuadaparaprofessores",conformeoEdital.Podesersituadonaáreatemática(4)Educação,entreasáreasde extensãoqueconstamnaresolução077/2017CONSEPE/UFRNevinculadoaoObjetivodeDesenvolvimento Sustentável–ODS4–,quevisapossibilitaratodos/asumaeducaçãodequalidade,aolongodavida.Trata-se,dessaforma,deumcursodecapacitaçãoonline,de120h,voltadoparaos/asprofessores/asdaredepública, principalmenteos/asquerecebemeacompanham os/asalunos/asdasdiferenteslicenciaturasdaUFRNnaescola.O cursoserádesenvolvidoemumasequênciade 10 módulos(conformeprogramação), de agosto a novembro de 2020, em AmbienteVirtual deAprendizagem (AVA),integrandoasTecnologiasDigitaisdaInformaçãoedaComunicação.Optou-seporesse formato em função da pandemia causada pelo coronavírus eporcompreendermosquetal ajustepermite também que o/a professor/a da educação básica, envolvido/a com os desafios do ensino remoto, consigaadministrarseusestudosemespaçosetemposdistintos.Paraisso,seráutilizadoo AmbienteVirtual deAprendizagem da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN <https://avaproex.sedis.ufrn.br/>,desenvolvido pela equipe da Secretaria de Educação a Distância da UFRN. Trata-se de umaplataforma institucional e defácilacesso,queatendeàsnecessidadesdeformaçãodocurso.ParacriaçãoesuporteaoAVA,durantetodoocurso, com inserção de conteúdo e acompanhamento dos/as cursitas, prevê-seacontrataçãodeumaPessoaFísica.

A organização da sequência dos módulos do curso visa cumprir os objetivos, já apresentados, e que os/as professores/as da educação básica, gradativamente, assumam o papel de agentes de sua própria formação continuada: escolhendo o objeto e a linha de pesquisa, assim como o programa de pós-graduação com os quais mais se identifiquem e/ou atendam às suas necessidades, e escrevendo, com proficiência e adequação ao gênero, o próprio projeto de mestrado, com acompanhamento da equipe de professores/as da UFRN envolvidos/as no curso. Este produto final – projeto de mestrado –, elaborado por cada aluno/a, será apresentado em uma banca de avaliação, com a participação de professores/as a alunos/as da pós-graduação da UFRN (que serão convidados/as), de acordo com a área temática do projeto, durante o Seminário de Apresentação e Avaliação dos Projetos de Pesquisa. Essa atividade tem como objetivo qualificar o projeto de pesquisa (apontando os méritos e fragilidades do texto) e preparar os/as cursistas para as etapas do processo seletivo (defesa oral do projeto). 

Cabe destacar que este curso estabelecerá uma parceria fundamental  com o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, uma vez que atenderá professores/as de diferentes áreas de formação (Pedagogia, Letras, Biologia, História etc.). Conforme a RESOLUÇÃO No. 01/2018-CONSEC/CE, de 20 de dezembro de 2018, o LIFE trata-se de “uma instância articuladora interdisciplinar, colaborativa, que dialoga entre diversas áreas do conhecimento e entre espaços estratégicos para ações de ensino, pesquisa e extensão concernentes à melhoria da qualidade na formação de educadores, nos níveis da Educação Básica e da Educação Superior, de forma preferencial nos sistemas públicos” (2018, p.2). Alguns dos laboratórios que estarão diretamente envolvidos nesse curso são: Laboratório de Ensino-Aprendizagem (LEA); Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE) e Laboratório de História e Memória da Educação (LAHMED), entre outros. EssaparceriacomoLIFEsedaránodecorrerdarealizaçãodosencontrosformativos,pelaparticipaçãodos/as professores/asquefazempartedesseslaboratórios,equejádesenvolvemprojetosinterdisciplinaresdeformação inicialecontinuada.

 

Tais professores/as estão vinculados ao Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC) e Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação (DFPE) do Centro de Educação, que atuam, no curso de Pedagogia e em outras licenciaturas da UFRN, o que envolve diferentes cursos. Ressalta-se que a interdisciplinaridade é um dos princípios formativos que norteiam este projeto de extensão e também o Projeto Político do Curso de Pedagogia Presencial do Centro de Educação, uma vez que pressupõe-se que o “projeto interdisciplinar de formação assume uma perspectiva de superação de uma ótica disciplinar e fragmentária no sentido de conceber e praticar a ciência como totalidade, compreendida não como soma das partes, mas na sua inteireza e inter-relações, como possibilidade de explicação e compreensão do todo” (2017, p.27-28).


 

Outra parceria que será estabelecida com este curso de extensão é com o Programa de Formação Continuada do Centro de Educação. Entre suas competências, conforme a RESOLUÇÃO No. 01/2014-CE, de 13 de março de 2014, estão as de “propor ações que promovam a integração entre as várias dimensões de formação continuada de profissionais da educação” e a de “acompanhar a implementação de cursos bem como seu monitoramento e avaliação”. Nesse sentido, acontecerão encontros periódicos com a coordenação do PROFOCO, de modo a garantir o acompanhamento e a avaliação processual do curso. Nesses encontros, serão discutidas as avaliações que cada professor/a-ministrante fará do módulo que ofertou, assim como a avaliação feita pelos/as alunos/as-cursistas de cada módulo, de modo a corrigir possíveis falhas, retomar e/ou acrescentar o que for necessário para garantir o bom andamento do curso e reduzir os índices de evasão tão comuns em cursos de formação de professores/as. Tanto o LIFE quanto o PROFOCO apresentam declarações de anuência atestanto essa parceria (em anexo), como parceiros internos no projeto. Não haverá uma parceria externa estabelecida a priori, uma vez que opúblico-alvodocursosãoprofessores/as,formados/asnasdiversas licenciaturas,queatendemaEducaçãoInfantil,EducaçãodeJovenseAdultos,EnsinoFundamentalIeII,Ensino Médio,em diversas instituições, istoé, em diferentes escolas estaduaise municipais da grande Natal.



Programação


MÓDULO

TEMA

CARGA HORÁRIA

PROFESSORES/AS RESPONSÁVEIS E ÁREAS DE FORMAÇÃO INICIAL

1

Mapeamento de Programas e Linhas de Pesquisa e Elaboração do Lattes

12h

Jacyene Melo de Oliveira (Pedagogia)

Josivânia Marisa Dantas (Química)

Rute Alves de Sousa (Ciências Biológicas)

2

Projeto de Pesquisa: o que é e como elaborar

8h

Vândiner Ribeiro (Pedagogia)

3

Levantamento do Estado da Arte

8h

Daniela Amaral Silva Freitas (Letras)

Davidson dos Santos (Letras)

4

Mendeley e ABNT

8h

Thiago Emmanuel Araújo Severo (Ciências Biológicas)

Mayara Larrys Gomes de Assis Nogueira (Ciências Biológicas)

5

Epistemologia de Pesquisa Científica e escolha de matrizes teóricas em projetos e pós-graduação

8h

Raimundo Nonato Júnior (Geografia)

6

Metodologias de pesquisa

8h

Josivânia Marisa Dantas (Química)

Wilson Elmer Nascimento (Física)

7

Etapas de processos seletivos e Apresentação de Projetos

8h

Cibelle Amorim Martins (Pedagogia)

8

Orientação e Escrita dos Projetos

12h

A ser definido conforme a temática do projeto.

9

Seminário de apresentação e avaliação dos projetos de pesquisa

24h

Professores/as e alunos/as de pós-graduação conforme temática do projeto.

10

Avaliação do curso e acompanhamento dos/as cursistas

24h

Rute Alves de Sousa (Ciências Biológicas)

Daniela Amaral Silva Freitas (Letras)


Públicos Alvo

Interno:

Alunos/as da pós-graduação


Externo:

Professores/as da Educação Básica



Membros da Equipe

  JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  JOSIVANIA MARISA DANTAS
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  CIBELLE AMORIM MARTINS
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE

  RUTE ALVES DE SOUSA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  DAVI COSTA DA SILVA
Categoria: SERVIDOR
Função : AUXILIAR TÉCNICO
  DAVIDSON DOS SANTOS
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE

  RAIMUNDO NONATO JUNIOR
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  HIRAM DE AQUINO BAYER
Categoria: SERVIDOR
Função : AUXILIAR TÉCNICO
  GRAZIELE REGINA DE AMORIM ARRAES
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE

  MAYARA LARRYS GOMES DE ASSIS NOGUEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  MARIA LOURENA DE QUEIROZ
Categoria: SERVIDOR
Função : AUXILIAR TÉCNICO
  THIAGO EMMANUEL ARAUJO SEVERO
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE

  WILSON ELMER NASCIMENTO
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  VANDINER RIBEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  DANIELA AMARAL SILVA FREITAS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)



Ações das quais faz parte

2021 - Laboratório Aberto


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.12.18