Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Dezembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Clube de programação para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 20 Público Estimado: 160
Período do Curso: 21/09/2019 a 07/12/2019
Área Principal: TECNOLOGIA E PRODUÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: INSTITUTO METROPOLE DIGITAL Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Instituto Metrópole Digital
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO OU DIVULGAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 15 Quantidade de Vagas: 90
Responsável pela Ação: CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
E-mail do Responsável: charles@imd.ufrn.br
Contato do Responsável: (84) 3342-2216
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91811537

Resumo

A educação tecnológica pode ser vista como uma necessidade da sociedade atual, além de também ser um elemento transformador da educação [Dostal 2009; McGonigal 2011]. Neste contexto, o domínio do Pensamento Computacional [Wing 2006] e das linguagens da programação de computadores se mostra relevante para as necessidades do século XXI nas mais diversas profissões pois estimulam o raciocínio lógico, a criatividade, o raciocínio matemático e a capacidade de resolução de problemas e de colaboração. Assim, é vital para o desenvolvimento do país que tal conhecimento comece a ser fomentado nas escolas públicas, alfabetizando os jovens tecnologicamente a partir do desenvolvimento de práticas que permitam o acesso, a produção e a reflexão sobre as tecnologias, conforme indica o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação que foi publicado recentemente pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) [CIEB 2018]. Esse currículo de referência tem como objetivo oferecer diretrizes e orientações para apoiar as redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares. Para tanto, as habilidades propostas no mesmo estão diretamente associadas às competências gerais e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), oferecendo diretrizes e orientações para apoiar as redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares [MEC 2018].


Com o intuito de contribuir neste sentido, o presente curso visa instalar a primeira edição do Clube de Programação do Instituto Metrópole Digital da UFRN, como uma das atividades do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN - https://pensarn.imd.ufrn.br/), para propiciar a formação tecnológica dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de modo a desenvolver competências técnicas no trato do Pensamento Computacional obtidos mediante o desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de programação. Desta forma, segue as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2010-2019 da UFRN, que visa contribuir com a inclusão social e a melhoria da qualidade do ensino. O Clube de Programação do IMD tem como base a metodologia do Aprendizado Baseado em Jogos Digitais (ou Digital Game-based Learning) [Prensky 2007], aproveitando a predisposição e interesse atual dos jovens pelos jogos digitais, e segue o modelo do Code Club Brasil (https://www.codeclubbrasil.org.br/), que é uma rede mundial de clubes de programação que tem como missão dar uma chance para os jovens de 9 a 14 anos aprenderem a programar.


Referências:

- CIEB: Currículo de Referência em Tecnologia e Computação. Centro de Inovação para a Educação Brasileira, 2018. Disponível em: http://curriculo.cieb.net.br/

- Dostal, J.: Educational software and computer games: Tools of modern education. Journal of Technology and Information Education, 1(1), 24-28, 2009.

- McGonigal, J.: Reality is Broken: Why Games Make Us Better and How They Can Change the World. Penguin Books, 2011.

- MEC: Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

- Prensky, M.: Digital Game-Based Learning. McGraw-Hill, 2007.

- Wing, J.: Computational Thinking. Communications of the ACM, 49(3), 2006.


Programação

O cronograma do clube de programação do IMD prevê a execução de 10 módulos de 90 minutos de duração, cada um contendo atividades práticas, totalizando 15 horas de carga horária.

Os módulos serão ministrados aos sábados, no laboratório A101 do Instituto Metrópole Digital, no período compreendido de 21 de setembro a 07 de dezembro de 2019 (21/09, 28/09, 05/10, 19/10, 26/10, 09/11, 16/11, 23/11, 30/11, 07/12).

Serão ofertadas três turmas, cada uma contando com 30 vagas para alunos do 6º ao 9º ano das escolas públicas.

Os horários das respectivas turmas são os seguintes:

1) 08:00-09:30;

2) 09:30-11:00;

3) 11:00-12:30.


Públicos Alvo

Interno:

Alunos de graduação e de pós-graduação interessados na área de pensamento computacional


Externo:

Alunos e professores das escolas públicas de Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano)



Membros da Equipe

  SWANNY KATHLLEN ALVES DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  IGOR BRUNO DAMASCENO
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  TAYSE DE OLIVEIRA MAIA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  SONG JONG MARCIO SIMIONI DA COSTA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  NEIDE APARECIDA ALVES DE MEDEIROS
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  JEANNE DA SILVA BARBOSA BULCÃO
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  JULIANA TEIXEIRA DA CÂMARA REIS
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  LUÍS EDUARDO ANUNCIADO SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE

  DOMINGOS JÚLIO DA SILVA NETO
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  LEONARDO BATISTUZZO DE MEDEIROS
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  LARYSSA DA SILVA FREITAS
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE

  BRUNO MATHEUS DE LIMA CABRAL
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  CARMEM STEFANIE DA SILVA CAVALCANTE
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE


Ações das quais faz parte

2025 - Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional

2024 - Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional


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