A educação tecnológica pode ser vista como uma necessidade da sociedade atual, além de também ser um elemento transformador da educação [Dostal 2009; McGonigal 2011]. Neste contexto, o domínio do Pensamento Computacional [Wing 2006] e das linguagens da programação de computadores se mostra relevante para as necessidades do século XXI nas mais diversas profissões pois estimulam o raciocínio lógico, a criatividade, o raciocínio matemático e a capacidade de resolução de problemas e de colaboração. Assim, é vital para o desenvolvimento do país que tal conhecimento comece a ser fomentado nas escolas públicas, alfabetizando os jovens tecnologicamente a partir do desenvolvimento de práticas que permitam o acesso, a produção e a reflexão sobre as tecnologias, conforme indica o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação que foi publicado recentemente pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) [CIEB 2018]. Esse currículo de referência tem como objetivo oferecer diretrizes e orientações para apoiar as redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares. Para tanto, as habilidades propostas no mesmo estão diretamente associadas às competências gerais e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), oferecendo diretrizes e orientações para apoiar as redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares [MEC 2018].
Com o intuito de contribuir neste sentido, o presente curso visa instalar a primeira edição do Clube de Programação do Instituto Metrópole Digital da UFRN, como uma das atividades do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN - https://pensarn.imd.ufrn.br/), para propiciar a formação tecnológica dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de modo a desenvolver competências técnicas no trato do Pensamento Computacional obtidos mediante o desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de programação. Desta forma, segue as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2010-2019 da UFRN, que visa contribuir com a inclusão social e a melhoria da qualidade do ensino. O Clube de Programação do IMD tem como base a metodologia do Aprendizado Baseado em Jogos Digitais (ou Digital Game-based Learning) [Prensky 2007], aproveitando a predisposição e interesse atual dos jovens pelos jogos digitais, e segue o modelo do Code Club Brasil (https://www.codeclubbrasil.org.br/), que é uma rede mundial de clubes de programação que tem como missão dar uma chance para os jovens de 9 a 14 anos aprenderem a programar.
Referências:- CIEB: Currículo de Referência em Tecnologia e Computação. Centro de Inovação para a Educação Brasileira, 2018. Disponível em: http://curriculo.cieb.net.br/
- Dostal, J.: Educational software and computer games: Tools of modern education. Journal of Technology and Information Education, 1(1), 24-28, 2009.
- McGonigal, J.: Reality is Broken: Why Games Make Us Better and How They Can Change the World. Penguin Books, 2011.
- MEC: Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
- Prensky, M.: Digital Game-Based Learning. McGraw-Hill, 2007.
- Wing, J.: Computational Thinking. Communications of the ACM, 49(3), 2006.
O cronograma do clube de programação do IMD prevê a execução de 10 módulos de 90 minutos de duração, cada um contendo atividades práticas, totalizando 15 horas de carga horária.Os módulos serão ministrados aos sábados, no laboratório A101 do Instituto Metrópole Digital, no período compreendido de 21 de setembro a 07 de dezembro de 2019 (21/09, 28/09, 05/10, 19/10, 26/10, 09/11, 16/11, 23/11, 30/11, 07/12).Serão ofertadas três turmas, cada uma contando com 30 vagas para alunos do 6º ao 9º ano das escolas públicas.Os horários das respectivas turmas são os seguintes:1) 08:00-09:30;2) 09:30-11:00;3) 11:00-12:30.
Alunos de graduação e de pós-graduação interessados na área de pensamento computacional
Alunos e professores das escolas públicas de Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano)
2025 - Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional
2024 - Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional
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