O Curso Comunicação, direitos humanos e movimentos sociais no Brasil, com duração de 15h, será ministrado pelo Prof. Dr. Lucas Milhomens Fonsêca, da Universidade Federal do Amazonas – Ufam. O curso visa debater as relações conceituais e históricas entre a formação social brasileira, a constituição dos direitos humanos e sua relação com diversos movimentos sociais contemporâneos. Como fio condutor e ponto central de interseção, nossa análise é focada na importância dos fenômenos comunicacionais. Sobretudo, na atualidade, nos que se referem a Internet e na compreensão do que denominamos de “Redes de Mobilização”.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia – PPgEM
Curso: Comunicação, direitos humanos e movimentos sociais no Brasil
Responsável: Prof.Dr. Lucas Milhomens Fonsêca
Universidade Federal do Amazonas – Ufam
Duração: 15h
Ementa: O curso visa debater as relações conceituais e históricas entre a formação social brasileira, a constituição dos direitos humanos e sua relação com diversos movimentos sociais contemporâneos. Como fio condutor e ponto central de interseção, nossa análise é focada na importância dos fenômenos comunicacionais. Sobretudo, na atualidade, nos que se referem a Internet e na compreensão do que denominamos de “Redes de Mobilização”.
Cronograma
Dia 25/03/2019 – 8h-12h
Tópico I - Comunicação e Democracia. História da formação social brasileira e sua relação com a democracia e a comunicação.
Dia 26/03/2019 – 8h-12h
Tópico II - Constituição dos Direitos Humanos e o debate comunicacional.
Dia 27/03/2019 – 8h-12h
Tópico III - História dos Movimentos Sociais no Brasil e sua relação com os processos comunicacionais.
Dia 28/03/2019 – 8h-12h
Tópico IV - A emergência do debate sobre comunicação na contemporaneidade e o conceito de Redes de Mobilização.
Bibliografia:
AMADEU, Sérgio. Ambivalências, liberdade e controle dos ciberviventes. In: AMADEU, Sérgio (Org.). Cidadania e redes digitais = Citizenship and digital networks. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil: Maracá – Educação e Tecnologias, 2010. p. 63-86.
ARROYO, Miguel G. Pedagogias em movimento: o que temos a aprender dos movimentos sociais? Currículo sem Fronteiras, v. 3, n. 1, p. 28-49, jan./jun. 2003.
BARBOSA, Alexandre. Como o MST utiliza a comunicação como recurso para sobrevivência à repressão. Revista ECOPÓS: Dossiê Comunicação e Conflitos Políticos, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, 2014.
BUSTAMANTE, Javier. Poder comunicativo, ecossistemas digitais e cidadania digital. In: AMADEU, Sérgio (Org.). Cidadania e redes digitais = Citizenship and digital networks. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil: Maracá – Educação e Tecnologias, 2010. p. 11-36.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
DOWNING, John D. H. Mídia radical: rebeldia nas comunicações e movimentos sociais. São Paulo: Senac, 2004.
FONSÊCA, Lucas Milhomens. Movimentos Sociais e Redes de Mobilização na Amazônia: o caso da Hidrelétrica de Belo Monte. 2018. Tese (doutorado), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
GOHN, Maria da Glória. Novas Teorias dos Movimentos Sociais. São Paulo: Loyola, 2012.
______. Movimentos sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneo. Petrópolis: Vozes, 2013.
Discentes de pós-graduação e graduação em comunicação/mídias, ciências sociais e áreas afins
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