A Semana de Artes Visuais da UFRN ocorre anualmente desde 2010. Trata-se de uma ação acadêmica planejada e organizada por uma equipe de docentes e discentes, com a participação de artistas e curadores da cidade de Natal e aberta à comunidade do RN. Este evento tem como objetivo estimular a reflexão e o espírito crítico para que possamos enfrentar as grandes questões de nosso tempo e desenhar caminhos para o crescimento de nossa experiência enquanto cidadãos. Em 2019, sua 9a. edição, acontecerá entre 06 e 10 de maio.
A Semana de Artes Visuais propõe uma troca de conhecimento, ideias e experiências entre discentes, docentes e palestrantes que atuam no circuito brasileiro de arte, buscando endereçar o atual cenário de degradação ambiental, violência e ameaças a comunidades e à diversidade cultural, aquecimento global, colapsos econômicos e políticos e discriminação de gêneros. A escassez de equipamentos culturais na cidade de Natal torna premente o papel da universidade na promoção de intercâmbios culturais com artistas e arte educadores, de maneira a incluir os nossos discentes nas questões emergentes acima elencadas e que afetam a arte contemporânea, seu papel social, suas metodologias, suas práticas e seus endereçamentos.
A 9a. Semana de Artes Visuais pretende assim motivar e estimular os participantes por meio de atividades que integram teoria e prática, contribuindo para que o professor e o artista em formação sejam capazes de desempenhar sua função de forma ética, crítica e criativa, de modo a colaborar para a consolidação de uma sociedade mais democrática, justa, inclusiva, que promova a emancipação dos indivíduos e grupos sociais, e que reconheça e valorize a diversidade, posicionando-se contrariamente a manifestações de preconceito e discriminação. Os aspectos mencionados reforçam os objetivos expressos no Projeto Pedagógico do Curso de Artes Visuais da UFRN, concorrendo para a reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem de profissionais da área.
As questões centrais da 9a. Semana de Artes Visuais, que acontecerá de 06 e 10 de maio de 2019 nas instalações do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, giram em torno desta agenda urgente de discussão acerca da ordem sociopolítica-econômica e cultural e seus efeitos no campo da arte, tanto na educação como no mercado. No evento serão abordadas questões de gênero, inclusão, meio-ambiente, patrimônio cultural-histórico e políticas públicas. Indagar sobre o papel da arte neste amplo debate torna-se aqui o estopim para promover debates, exposições e ações que permitam refletir, de maneira crítica, sobre a função da arte nos dias de hoje.
A 9a. Semana de Artes Visuais propõe a articulação entre teoria e prática, reforçando os esforços promovidos em sala de aula, nas ações de extensão e nos projetos de pesquisa do Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Por meio de palestras, mesas redondas, debates, oficinas e exposições, as temáticas propostas devem estimular os participantes e promover: uma reflexão sobre arte e seus modos de circulação a partir de uma postura ética e de responsabilidade social; a pesquisa e a participação na comunidade por meio da produção visual; a construção do conhecimento no ensino de Artes Visuais em diferentes contextos históricos, sociais, culturais, ambientais e políticos; o aprendizado teórico-prático que caracteriza a produção da arte; a vivência de processos de criação em poéticas visuais.
Objetivos gerais:
Este evento tem como objetivo estimular a reflexão e o espírito crítico para que possamos enfrentar as grandes questões de nosso tempo e desenhar caminhos para o crescimento de nossa experiência enquanto cidadãos. A 9a. Semana de Artes Visuais pretende motivar e estimular os participantes por meio de atividades que integram teoria e prática, contribuindo para que o professor e o artista em formação sejam capazes de desempenhar sua função de forma ética, crítica e criativa, de modo a colaborar para a consolidação de uma sociedade mais democrática, justa, inclusiva, que promova a emancipação dos indivíduos e grupos sociais, e que reconheça e valorize a diversidade, posicionando-se contrariamente a manifestações de preconceito e discriminação.
Resultados esperados
Espera-se atingir uma boa articulação entre teoria e prática, reforçando os esforços promovidos em sala de aula, nas ações de extensão e nos projetos de pesquisa do Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Propõe-se atingir os resultados esperados por meio de palestras, mesas redondas, debates, oficinas e exposições.
Espera-se promover a reflexão sobre arte e seus modos de circulação a partir de uma postura ética e de responsabilidade social; a construção do conhecimento no ensino de Artes Visuais; o aprendizado teórico-prático que caracteriza a produção da arte; a vivência de processos de criação em poéticas visuais.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 1 – 06/05
Manhã:
9:00/11:00 – (Palestra de abertura) – Artista convidada: Edith Derdyk
11:00 – POUSTITI: Feira de arte e publicações | Galeria Laboratório do DEART
(organização discente: Centro Acadêmico)
Tarde:
14:00 / 16:00 – Mesa temática | (coordenação: Prof.ª Dr.ª Arlete Petry. Convidados: alunas do CLAV) | O cenário do ensino de Artes Visuais na Universidade.
16:00 - 18:00 – Mesa temática | (coordenação: Prof.ª Dr.ª Arlete Petry. Convidados:
alunas do CLAV) | A abordagem triangular.
Dia 2 – 07/05
7:00 / 10:00 – Caminhada | (integrando a Mesa temática – Caminhada como prática poética - o caminhante como ativador de descolamentos de sentidos (coordenação: Prof.ª Dr.ª Regina Johas e Grupo Zeitgeist. Convidados: Edith Derdyk) | Travessia urbana: caminhada como prática poética.
Caminhada coletiva pela cidade de Natal , adotando o enunciado formulado por Francesco Careri (Walkscapes) " caminhada como prática poética”, prática esta que serviu como fundamento para a produção de muitos artistas, projetos e coletivos dentro da paisagem recente da Arte Contemporânea.
14:00 / 15:00 – Mesa temática | (coordenação: Prof.ª Dr.ª Regina Johas e Grupo Zeitgeist. Convidados: Edith Derdyk) | Caminhada como prática poética - o caminhante como ativador de descolamentos de sentidos
15:00 /18:00 – Oficina | (coordenação: Edith Derdyk). Mapa coreográfico
Iremos investigar os modos de observar, registrar, se apropriar, interpretar e ressignificar, poeticamente, nossas conjunções/disjunções entre o corpo, o olhar e o espaço, a partir de caminhadas pela cidade de Natal, elaborando coletivamente enunciados que serão o nosso “mapa coreográfico”. O desenho, a escrita, a fotografia, o vídeo serão os nossos instrumentos de captura do sensível, registros das observações oriundas destas caminhadas. A partir destas anotações e registros, iremos pesquisar tanto o levantamento de uma memória – pessoal, social, histórica, coletiva - quanto o desenvolvimento de “projetos de futuro”, projetando intervenções no espaço urbano de Natal bem como trabalhar o que seria o “espaço do relato” , evidenciando a construção de narrativas decorrentes da experiência de percorrer fisicamente o espaço urbano através de produção de cadernos e livros de artista, performances, fotografias, textos.
Dia 3 – 08/05
9:00 / 12:00 – Mesa temática | (coordenação: Profa. Dra. Bettina Rupp. Convidados: Nathalia Santana – produtora cultural da Pinote, João Oliveira – fotógrafo da Margem – hub de fotografia e Sânzia Ribeiro – artista e curadora do espaço Bólide 1050| Arte e mercado
Quanto mais profissional se torna um campo de atuação, maior será a disputa interna por distinção entre seus pares (BOURDIEU, 1998). Nas artes visuais, há diferentes agentes que fomentam esta disputa: críticos, curadores, colecionadores, galeristas, produtores e coordenadores de espaços culturais. Nesse sentido, é interessante analisar o contexto para se ter uma percepção de como estão atuando os profissionais relacionados à cultura da capital, e do Rio Grande do Norte, frente às demandas dos artistas. O que já está sendo feito e o que ainda precisa ser colocado em prática? Que modelos de apoio institucional jovens artistas podem solicitar junto à iniciativa privada e em editais públicos? Que outras alternativas artistas vislumbram para ativar a cena cultural da cidade? Estas e outras questões serão discutidas pelos convidados da mesa sobre Arte e mercado, como uma forma de ativar possibilidades de inserção de estudantes e egressos do curso no campo da arte local e nacional, bem como fomentar iniciativas producentes, como participação em residências artísticas, curadorias, editais e programas vinculados a fundos de cultura.
14:00 / 16:00 – Mesa temática | | (coordenação: Prof. Dr. Roger Tavares) A produção de jogos em Natal.
Esta mesa temática reúne representantes da academia e do mercado envolvida com a produção de jogos em Natal.
16:00 / 18:00 Ações pedagógicas
(organização discente: orientandos de TCC/2018)
Ações Pedagógicas são parte integrante dos Trabalhos de Conclusão de Curso, em forma de oficinas, palestras, e discussões teóricas, que oferecem ao público diversas atividades condizentes com os TCCs dos discentes de Artes Visuais.
Dia 4 – 09/05
9:00 / 12:00 – Mesa temática | (coordenação: Prof. Dr. Rodrigo Born. Convidados:
Grupo Cuca) | Desenho e HQ
14:00 / 17:00 – Oficina | coordenação: Prof. Dr. Rodrigo Born. Convidados:
Grupo Cuca) | Oficina de HQ
17:00 / 19:00 – Ações pedagógicas
Dia 5 – 10/05
14:00 / 16:00 Ações pedagógicas
18:00 – Confraternização de encerramento
(organização discente: Centro Acadêmico Newton Navarro)
Professores, alunos e comunidade interessada
Artistas e curadores
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