Artista visual e pesquisadora. Pós-doutora (2021) em Artes Visuais pela UNESP, Doutora (2004) em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes/USP, graduada em Artes Visuais pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e especializada em História da Arte pela Universidade de Colônia, Alemanha. É professora em regime de dedicação exclusiva no DEART-UFRN; assessora Científica FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; 2010/em curso). Foi Professora Titular Doutora na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) nos cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo e na Pós-graduação em História da Arte (1998-2016). Seu campo de pesquisa tem como foco a produção tridimensional com ênfase no campo ampliado da escultura (instalações, esculturas, performances, vídeos, fotografias, intervenções artísticas) e em práticas voltadas a contextos específicos. Sua experiência didática em formação artística abrange a orientação e desenvolvimento de projetos nas áreas da expressão tridimensional, e a investigação e reflexão sobre os modos de produção a partir das relações entre procedimentos e linguagens. Como Professora Doutora coordenou o Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes/UNICAMP (Campinas 2007/2008), onde foi Membro do Conselho (2005/2008) e assessora ad-hoc do Comitê Assessor PEP/PRG (Pró-reitorias de Pesquisa e de Graduação) PIBIC-CNPq (2007/2008), atuando neste departamento como líder de pesquisa do grupo ECCOAR, credenciado junto ao CNPq. Foi chefe do Departamento de Formação Artística na FAP/Fundação Armando Álvares Penteado (1999 a 2000). Desde os anos 90 desenvolve uma prática artística endereçando formal e conceitualmente questões sociais e culturais que convergem para o campo da arte. Em seus trabalhos desenho, fotografia, vídeo e instalação pesquisa relações de impermanência e desdobramentos da condição de instabilidade e transitoriedade das subjetividades contemporâneas em suas relações com os territórios e com o fazer artístico. Seu trabalho já foi mostrado em instituições como MAM São Paulo, Paço das Artes (São Paulo), SESC Pompéia (São Paulo), CCSP (São Paulo), MAC (Curitiba, Paraná), Centro Cultural Maria Antônia (São Paulo), MAC Dragão do Mar (Fortaleza, Ceará), MAM Rio de Janeiro, MAM Salvador, MARP (Ribeirão Preto, SP) todos no Brasil. Banff Centre for the Arts, (Alberta/ Canadá), Chamalières (França), Bienal de Cerveira (Cerveira, Portugal), Cardiff UK (Inglaterra), Galerie der Musikhochschule (Colônia, Alemanha), Galerie im Margarethenhof (Bonn/ Alemanha). Prêmios e bolsas: (bolsa) Instituto Goethe Göttingen, Alemanha, julho e agosto de 1986; (bolsa) CNPq Kunsthistorisches Institut der Universität zu Köln, especialização, Colônia, Alemanha, 1987/1989; (prêmio) SARP - Ribeirão Preto/SP, prêmio aquisição no XIX SARP Nacional Contemporâneo; (bolsa) CNPq Universidade de São Paulo/USP, Escola de Comunicações e Artes, Mestrado em Artes, 1994/1996; (prêmio) Salão Nacional de Artes Plásticas Rio de Janeiro, prêmio aquisição no XV Salão Nacional de Artes Plásticas,1995; (bolsa) FAPESP Universidade de São Paulo/USP, Escola de Comunicações e Artes, Mestrado em Artes, 1996/1997; (residência artística) Residência temática Discovery (organização John Tupper) apoio FAPESP e Banff Centre for the Arts, Alberta, Canadá, 23 de outubro a 8 de dezembro de 2000; (bolsa) FAPESP Universidade de São Paulo/ USP, Escola de Comunicações e Artes, Doutorado em Artes, 1998/2000. Obras em acervo público: MAM/São Paulo; Museu Nacional de Belas Artes/Rio de Janeiro; MARP/Ribeirão Preto-SP; MAC/Paraná MACS/Sorocaba-SP; NAC- Núcleo de Arte e Culura da UFRN. Contato: regina.johas@ufrn.br
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
1998 - 2004 Doutorado em Artes (Conceito CAPES 4). Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Desdobramentos do Desenho no Espaço, Ano de obtenção: 2004. Orientador: Maria do Carmo Costa Gross. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Instalação; interatividade; virtualidade; video-instalação; desenho; infografia. Grande área: Lingüística, Letras e Artes Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes e novas mídias. Setores de atividade: Educação; Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais. 1994 - 1997 Mestrado em Artes (Conceito CAPES 4). Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Expansões, Canto para Malevich, Mondrianas,Ano de Obtenção: 1997. Orientador: Maria do Carmo Costa Gross. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Instalação; site-specific; espaço; desenho; infografia; novos meios. Grande área: Lingüística, Letras e Artes 2013 - 2013 Especialização em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil. Título: Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos. 1988 - 1989 Especialização em História da Arte. Instituto de História da Arte da Universidade de Colônia, UK, Alemanha. Título: Geschichte der Kunstgeschichte. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. 1980 - 1983 Graduação em Licenciatura em Artes Plásticas. Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Seu campo de pesquisa e ensino tem como foco a produção tridimensional com ênfase no campo ampliado da escultura (instalações, esculturas, performances, vídeos, fotografias, intervenções artísticas) e em práticas voltadas a contextos específicos. Sua experiência didática em formação artística abrange a orientação e desenvolvimento de projetos nas áreas da expressão tridimensional, e a investigação e reflexão sobre os modos de produção a partir das relações entre procedimentos e linguagens.