A concepção de educação inclusiva busca superar desafios no processo ensino-aprendizagem para alunos com necessidades educacionais especiais inseridos em turmas regulares. Nos últimos anos o número de matriculados no ensino superior como um todo teve um grande aumento e o ingresso de estudantes com deficiência nestas instituições também cresceu. As instituições de ensino superior assumem um papel significativo na proposta de educação inclusiva, pois tem que receber culturas, identidades e alteridades distintas do modelo de normalidade constituído social, cultural e linguística. Na UFRN a inclusão destes estudantes insere-se na Política de Desenvolvimento Institucional, apoiada pela Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE). Considerando este desafio, esse projeto tem como objetivo, buscar fortalecer as políticas de inclusão no ensino, sendo as instituições superiores um campo investigativo, já que é crescente o número de pessoas com deficiência que concluem o ensino fundamental e médio e chegam ao ensino superior. Estas políticas de inclusão serão fortalecidas, integrando de maneira interdisciplinar, cursos de diferentes áreas em parceria com a CAENE na busca de soluções inovadoras que permitam a estudantes com deficiência, habilidades funcionais para um melhor desempenho acadêmico, além de contribuir para a formação de profissionais com valores inclusivos e maior respeito à acessibilidade. Também é objetivo produzir e disseminar conhecimentos a partir do referencial teórico adquirido por meio de ações em escolas e instituições de ensino superior para que discentes e docentes usufruam e vivenciem um ambiente de ensino com maior qualidade de vida e inclusão social. A metodologia utilizada consiste na realização de uma revisão da literatura, reuniões junto a CAENE para identificação e entendimento sobre as principais demandas dos estudantes com deficiência, construção de questionário, visitas in lócus nas diversas instituições para coleta de dados através de uma pesquisa de campo com alunos com deficiência. As informações coletadas, serão utilizadas para saber que possíveis adaptações serão necessárias em alguns materiais e como viabilizar este processo com o objetivo de proporcionar maior autonomia, qualidade de vida e inclusão social nas atividades de ensino-aprendizagem. Logo, espera-se como contribuição deste projeto de extensão proporcionar rupturas e buscar alternativas viáveis, para alcançar melhores índices de escolarização.
Discentes do Curso de Engenharia Têxtil, Fisioterapia e Técnicos Administrativos
Alunos de instituições de ensino
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