Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 20 de Junho de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Desenvolvimento de jogo digital sobre o campus da UFRN para massificação das áreas de conhecimento
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 2 Nº Discentes Envolvidos: 7 Público Estimado: 15000
Período de Realização: 01/03/2019 a 31/12/2019
Área Principal: TECNOLOGIA E PRODUÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: INSTITUTO METROPOLE DIGITAL Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Instituto Metrópole Digital
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (2019 - (2) SELECAO PUBLICA PARA APOIO A *PROJETOS* DE EXTENSAO (Apoio a novas propostas de PROJETOS e renovação para 2019))
Responsável pela Ação: CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
E-mail do Responsável: charles@imd.ufrn.br
Contato do Responsável: (84) 99934-1657
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91810279


Resumo

A falta de conhecimento aprofundado sobre as diversas profissões que são estudadas nas unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se torna um problema no momento em que jovens alunos concluintes do ensino médio precisam escolher a profissão que exercerão durante grande parte das suas vidas. As estatísticas atuais demonstram que as taxas de evasão são consideráveis nos cursos de nível superior no Brasil, principalmente no contexto da área tecnológica. Na UFRN, este fato não é diferente, tornando-se assim um grande problema para os alunos que descobrem tardiamente que o curso escolhido não é algo que realmente lhe agrada, levando-os muitas vezes à evasão. Portanto, é necessário que a UFRN atue junto aos alunos do ensino médio utilizando diferentes estratégias de divulgação e esclarecimento sobre os cursos de graduação, de forma a reduzir a evasão. O presente projeto visa dar continuidade aos trabalhos que vêm sendo efetuados desde 2015, pretendendo ser uma estratégia complementar às iniciativas já existentes na Pró-reitoria de Graduação para elucidar os alunos nas escolhas dos cursos. Desta forma, segue as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2010-2019 da UFRN, que visa contribuir com a diminuição da taxa de evasão e melhoria do nível de aproveitamento dos alunos de graduação. Para isso, propõe-se o desenvolvimento de um jogo educacional digital online sobre a UFRN, do gênero MMORPG, chamado “UFRN: The Video Game” - http://thevideogame.ufrn.br/, no qual as diversas áreas de conhecimento estudadas na Instituição serão representadas. O objetivo é disponibilizar tal jogo aos alunos do ensino médio para ajudá-los no processo de esclarecimento sobre as áreas de conhecimento, aproveitando da predisposição e do interesse que os jovens apresentam atualmente pelos jogos digitais. Para fazer um histórico sobre o projeto, a proposta do jogo “UFRN: The Video Game” vem sendo desenvolvida desde o segundo semestre de 2015, quando iniciamos um projeto de extensão na UFRN. Este projeto inicial possibilitou a geração de um primeiro design conceitual do jogo, a criação de diversos modelos gráficos representando o campus central da UFRN a partir de documentos cedidos pela Superintendência de Infraestrutura da UFRN, a exposição do projeto na Mostra de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec 2015), e a publicação de um artigo resumido no I Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2015) [Madeira et al. 2015]. Isto permitiu avançarmos na tarefa de design conceitual do jogo, principalmente devido aos feedbacks recebidos do público alvo nos eventos citados acima. Em 2016, o projeto de extensão foi renovado possibilitando desenvolvermos um primeiro protótipo do jogo que teve a Cientec como cenário principal, contendo diversas ideias implementadas e uma primeira trama elaborada baseada em um sistema inteligente que se apodera da UFRN. O primeiro protótipo foi exposto em um estande da Cientec 2016 [Ascom 2016], onde os participantes do evento puderam testá-lo e nos dar um grande número de feedbacks. Os resultados dos experimentos efetuados na Cientec 2016 foram apresentados, através da publicação de um artigo completo, no II Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2016) [Madeira et al. 2016]. Além disso, o protótipo do jogo também foi aceito para exposição no Festival de Jogos do EPoGames 2016. Em 2017, o projeto de extensão foi renovado mais uma vez com o intuito de desenvolver um novo modelo para a arte do jogo (modelos gráficos do cenário do campus da UFRN, personagens, animações, entre outros) baseado nos estilos concebidos para o protótipo. Um segundo protótipo do jogo foi desenvolvido e testado por um grande número de interessados em um estande da Cientec 2017 [Ascom 2017], assim como no Festival de Jogos do EPoGames 2017. Decorrente dos primeiros bons resultados obtidos no projeto, tanto no que consiste ao desenvolvimento efetuado quanto ao interesse demonstrado pelo público e o impacto social que o referido jogo digital poderia ter, o projeto foi selecionado como uma das ações de extensão da UFRN a ser divulgada no 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU 2018), recebendo financiamento específico para produzir um vídeo de divulgação (https://www.youtube.com/watch?v=X8qPDpH3CnM). Em 2018, o projeto de extensão foi novamente renovado, mas desta vez inserindo a participação de dois alunos de mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Software. Nesta etapa o objetivo foi começar trabalhos de pesquisa para concepção de um modelo para a criação de narrativas e quests (missões) para permitir lidar com as áreas de conhecimento no cenário de jogos educacionais digitais do gênero MMORPG. Ambos trabalhos foram defendidos em dezembro de 2018 [Lima 2018][Barbosa 2018], permitindo assim formalizar diversos aspectos da concepção de jogos educacionais digitais que estavam dificultando consideravelmente a evolução do projeto no que se refere à inserção das áreas de conhecimento. Uma terceira versão de demonstração do jogo foi exposta em diversos eventos tais como a Campus Party Natal 2018, a Cientec 2018 e o EPoGames 2018 e contou com um artigo completo publicado no CBEU 2018 [Madeira et al. 2018]. A presente proposta pretende dar continuidade aos trabalhos de desenvolvimento do jogo, agregando novos alunos de graduação e pós-graduação. Nesta nova versão do projeto, teremos três pontos principais como foco: 1) desenvolver diversos novos prédios do campus e personagens característicos à trama do jogo; 2) fazer uso dos modelos concebidos nos trabalhos de mestrado anteriores a fim de desenvolver desafios referentes a diversas áreas de atuação, o que envolve narrativas, cenários, modelos de personagens, regras, objetivos, entre outros; e 3) disponibilizar uma nova plataforma do jogo online para permitir testarmos o jogo com membros externos à UFRN a fim de direcionarmos o desenvolvimento da melhor forma de acordo com os interesses dos alunos do ensino médio.


Públicos Alvo

Interno:

Alunos dos cursos de graduação


Externo:

Alunos do ensino médio das redes pública e privada de ensino



Membros da Equipe

  WILLIAM BRENNO DOS SANTOS OLIVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ERICK BERGAMINI DA SILVA LIMA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  NATHANAEL DERICK MEDEIROS DO NASCIMENTO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  HÉVILA DE OLIVEIRA SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  JORGE FELLIPHE RODRIGUES BARBOSA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  HUGO THIAGO DE HOLANDA OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Vídeo de teaser do jogo: https://www.youtube.com/watch?v=X8qPDpH3CnM

[Foto não Encotrada!]

Cartaz usado para exposição do protótipo do jogo em eventos

[Foto não Encotrada!]

Equipe expondo o protótipo do jogo em estande da Campus Party Natal 2018

[Foto não Encotrada!]

Equipe expondo o protótipo do jogo em estande da Cientec 2018



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