Apesar de vivermos numa sociedade na qual os profissionais das mais diversas áreas passam grande parte do seu tempo utilizando computadores, a Educação Básica brasileira ainda ensaia experiências de integração das tecnologias digitais em sua rotina. Isso se deve, em parte, à formação inicial dos professores que ainda pouco contempla o uso pedagógico das tecnologias digitais para os processos de ensino e aprendizagem. A questão é que as novas formas de produção e distribuição do conhecimento estão provocando profundas mudanças na maneira de ensinar e aprender, criando um novo universo para o ecossistema da educação. Portanto, para acompanhar as mudanças e evoluções da sociedade, é necessário haver um enriquecimento das escolas para que permita dar espaço ao uso das tecnologias digitais e proporcione a inovação e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, ensinando aos jovens alunos que as tecnologias digitais também servem para criar conhecimento novo. É neste contexto que se insere o Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação [MEC 2017a], que tem como objetivo apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso das tecnologias digitais na Educação Básica. Neste mesmo sentido, uma direção que vem se popularizando nos últimos anos e tem incentivado o aparecimento de um grande número de iniciativas relacionadas ao uso das tecnologias digitais na educação é a do Pensamento Computacional [Wing 2006], que é uma abordagem geral para resolução de problemas que conta com o desenvolvimento de um corpo de pesquisas mundialmente robusto [De Paula et al. 2014; Zanetti et al. 2016; Avila et al. 2016]. O pensamento computacional ajuda a ensinar os indivíduos a pensar mais eficazmente pelo fato de projetar sistemas e trabalhar na compreensão do comportamento humano, se mostrando como habilidade bastante relevante para as mais diversas profissões. Assim, é vital para o desenvolvimento do país que tal conhecimento comece a ser fomentado nas escolas do Ensino Básico, alfabetizando tecnologicamente os jovens, a partir do desenvolvimento de práticas que permitam o acesso, produção e reflexão sobre as tecnologias digitais, conforme indica o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação que foi publicado recentemente pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) [CIEB 2018]. Esse currículo de referência tem como objetivo oferecer diretrizes e orientações para apoiar as redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares. Para tanto, as habilidades propostas no mesmo estão diretamente associadas às competências gerais e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [MEC 2017b]. Visando contribuir neste sentido, com o intuito de criar uma nova cultura de inovação em educação que integre o pensamento computacional na dinâmica das ações pedagógicas das instituições de ensino do estado do Rio Grande do Norte, torna-se explícita a necessidade regional da oferta de cursos complementares – formação continuada – que ofereçam subsídios para o desenvolvimento e a prática educativa com as tecnologias digitais. Nesta direção se insere a presente proposta de curso de extensão para formação de professores do Ensino Fundamental no tema do Pensamento Computacional. Esse curso une as metodologias da aprendizagem baseada em resolução de problemas, computação desplugada, jogos digitais, programação visual, e se inspira no modelo das Olimpíadas de Conhecimento [Wikipedia 2019] a fim de estimular o desenvolvimento do pensamento computacional como um instrumento de aumento do poder cognitivo e operacional humano. O curso também visa dar subsídios para viabilizar a execução de um projeto ambicioso nas escolas da rede pública estadual que consiste em implementar o Desafio Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional.- Avila, C., Bordini, A., Marques, M., Cavalheiro, S. e Foss, L.: Desdobramentos do Pensamento Computacional no Brasil. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE-2016), p.200-209, 2016.- CIEB: Currículo de Referência em Tecnologia e Computação. Centro de Inovação para a Educação Brasileira, 2018. Disponível em: http://curriculo.cieb.net.br/- De Paula, B., Valente, J. e Burn, A.: O uso de jogos digitais para o desenvolvimento do currículo para a Educação Computacional na Inglaterra. Currículo sem Fronteiras, 14(3):46-71, 2014.- MEC: Programa de Inovação Educação Conectada. Ministério da Educação, 2017a. Disponível em: http://educacaoconectada.mec.gov.br/- MEC: Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2017b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/- Wikipedia: Olimpíadas de Conhecimento. Wikipedia, 2019. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Olimp%C3%ADadas_de_Conhecimento- Wing, J.: Computational Thinking. Communications of the ACM, 49(3), 2006.- Zanetti, H., Borges, M. e Ricarte, I.: Pensamento Computacional no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura Brasileira. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE-2016), p.21-30, 2016.
O cronograma do presente curso de formação continuada para professores prevê duas etapas, conforme descritas a seguir:
- Etapa 1 (Execução das intervenções): Setembro a Novembro/2019
Execução de 10 módulos de 6 horas, cada um organizado em 2 encontros semanais de 3 horas contendo atividades teóricas e práticas, totalizando 60 horas de carga horária.
Os encontros acontecerão principalmente no turno da noite das terças e quintas, contando também com algumas poucas intervenções nas manhãs dos sábados no clube de programação.
A estruturação dos módulos será feita da seguinte forma:
Módulo 01: Programa de Inovação Educação Conectada (6 horas)
Encontro 1: 03/09 (terça) das 19h às 22h na sala A102
Encontro 2: 05/09 (quinta) das 19h às 22h na sala B203
Módulo 02: Currículo de Referência em Tecnologia e Computação (6 horas)
Encontro 1: 10/09 (terça) das 19h às 22h na sala A102
Encontro 2: 12/09 (quinta) das 19h às 22h na sala B203
Módulo 03: Pensamento Computacional (6 horas)
Encontro 1: 17/09 (terça) das 19h às 22h na sala A102
Encontro 2: e 19/09 (quinta) das 19h às 22h na sala B203
Módulo 04: Olimpíadas de Conhecimento (6 horas)
Encontro 1: 24/09 (terça) das 19h às 22h na sala A102
Encontro 2: 26/09 (quinta) das 19h às 22h na sala B203
Módulo 05: Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (6 horas)
Encontro 1: 01/10 (terça) das 19h às 22h na sala A102
Encontro 2: 05/10 (sábado) das 09h às 12h na sala A101
Módulo 06: Prática do Pensamento Computacional com Computação Desplugada (6 horas)
Encontro 1: 08/10 (terça) das 19h às 22h na sala A102
Encontro 2: 10/10 (quinta) das 19h às 22h na sala B203
Módulo 07: Prática do Pensamento Computacional com a Hora do Código (6 horas)
Encontro 1: 17/10 (quinta) das 19h às 22h na sala B203
Encontro 2: 19/10 (sábado) das 09h às 12h na sala A101
Módulo 08: Prática do Pensamento Computacional com Scratch (6 horas)
Encontro 1: 22/10 (terça) das 19h às 22h na sala A102
Encontro 2: 26/10 (sábado) das 09h às 12h na sala A101
Módulo 09: Prática do Desafio Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (6 horas)
Encontro 1: 29/10 (terça) das 19h às 22h na sala A102
Encontro 2: 31/10 (quinta) das 19h às 22h na sala B203
Módulo 10: Prática do Desafio Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (6 horas)
Encontro 1: 05/11 (terça) das 19h às 22h na sala A102
Encontro 2: 07/11 (quinta) das 19h às 22h na sala B203
- Etapa 2 (Acompanhamento dos professores e avaliação do curso): Outubro a Novembro/2019
Acompanhar os professores a partir de intervenções no clube de programação, juntamente aos alunos e aos outros professores, a fim de avaliar o quanto a metodologia empregada no curso apresenta resultados satisfatórios.
No caso específico dos professores da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC-RN), viabilizar a execução do Desafio Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional em um conjunto de escolas selecionadas.
Professores do Núcleo de Educação da Infância (NEI-UFRN)
Professores da Rede Estadual de Educação (SEEC-RN)
2025 - Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional
2024 - Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional
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