Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 02 de Maio de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: VIII SEMANA DE ARTES VISUAIS | Semana Acadêmica do CLAV/UFRN
Ano: 2018 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 8 Público Estimado: 250
Período do Evento: 05/11/2018 a 09/11/2018
Área Principal: CULTURA Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE ARTES Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Departamento de Artes
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO
Tipo do Evento: SEMANA DE ESTUDOS Carga Horária: 60 Quantidade de Vagas: 200
Responsável pela Ação: REGINA HELENA PEREIRA JOHAS
E-mail do Responsável: rhjohas@gmail.com
Contato do Responsável: (11) 99824-8647
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91809488

Resumo

 

A Semana de Artes Visuais da UFRN ocorre anualmente desde 2010. Trata-se de uma ação acadêmica aberta à comunidade do RN, planejada e organizada por uma equipe de docentes e discentes. Este evento tem como objetivo estimular a reflexão e o espírito crítico para que possamos enfrentar as grandes questões de nosso tempo edesenhar caminhos para o crescimento de nossa experiência enquanto cidadãos. Em 2018, sua 8a. edição, acontecerá entre 05 e 09 de novembro.

A Semana de Artes Visuais propõe uma troca de conhecimento, ideias e experiências entre discentes, docentes e palestrantes que atuam no circuito brasileiro de arte, buscando endereçar o atual cenário de degradação ambiental, violência e ameaças a comunidades e à diversidade cultural, aquecimento global, colapsos econômicos e políticos e discriminação de gêneros. A escassez de equipamentos culturais na cidade de Natal torna premente o papel da universidade na promoção de intercâmbios culturais com artistas e arte educadores, de maneira a incluir os nossos discentes nas questões emergentes acima elencadas e que afetam a arte contemporânea, seu papel social, suas metodologias, suas práticas e seus endereçamentos.

A 8a. Semana de Artes Visuais pretende assim motivar e estimular os participantes por meio de atividades que integram teoria e prática, contribuindo para que o professor e o artista em formação sejam capazes de desempenhar sua função de forma ética, crítica e criativa, de modo a colaborar para a consolidação de uma sociedade mais democrática, justa, inclusiva, que promova a emancipação dos indivíduos e grupos sociais, e que reconheça e valorize a diversidade, posicionando-se contrariamente a manifestações de preconceito e discriminação. Os aspectos mencionados reforçam os objetivos expressos no Projeto Pedagógico do Curso de Artes Visuais da UFRN, concorrendo para a reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem de profissionais da área.

As questões centrais da 8a. Semana de Artes Visuais, que acontecerá de 05 e 09 de novembro de 2018 nas instalações do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, giram em torno desta agenda urgente de discussão acerca da ordem sociopolítica-econômica e cultural e seus efeitos no campo da arte, tanto na educação como no mercado. No evento serão abordadas questões de gênero, sexualidade, inclusão, meio-ambiente, patrimônio cultural-histórico e políticas públicas. Indagar sobre o papel da arte neste amplo debate torna-se aqui o estopim para promover debates, exposições e ações que permitam refletir, de maneira crítica, sobre a função da arte nos dias de hoje.

A 8a. Semana de Artes Visuais propõe a articulação entre teoria e prática, reforçando os esforços promovidos em sala de aula, nas ações de extensão e nos projetos de pesquisa do Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Por meio de palestras, mesas redondas, debates, oficinas e exposições, as temáticas propostas devem estimular os participantes e promover: a reflexão sobre  arte e seus modos de circulação a partir de uma postura ética e de responsabilidade social; a pesquisa e a participação na comunidade por meio da produção visual; a construção do  conhecimento no ensino de Artes Visuais em diferentes contextos históricos, sociais, culturais, ambientais e políticos; o aprendizado teórico-prático que caracteriza a produção da arte; a vivência de processos de criação em poéticas visuais.

 


Programação

 

Dia 1 – 5/11

Manhã:

9:00/11:00  – 
Palestra de abertura Convidada: Prof.ª Dr.ª Gabriela Bon

11:00 – POUSTITI: Feira de arte e publicações  | Galeria Laboratório do DEART

(organização discente: Centro Acadêmico)

Tarde:

14:00/16:00 – Mesa temática | POR UM MELHOR ENSINO DE ARTES VISUAIS (coordenação: Prof.ª Dr.ª Arlete Petry. Convidados: Prof.ª  Dr.ª  Adeilza Gomes da Silva Bezerra, Prof.ª Dr.ª Gabriela Bon)

O ensino de Artes Visuais nas escolas tem uma história ainda recente. Passou de ser entendido como atividades (LDB 5692/71) para ser compreendido como área de conhecimento (PCNs) e, com a BNCC, situa-se como unidade temática. Apesar de um cenário, por vezes, desolador, muitas propostas e ações de ensino das artes visuais vem imbuídas da potência rebelde que caracteriza a Arte. A mesa temática apresentará algumas dessas propostas e debaterá caminhos possíveis para o seu ensino.

16:00 - 18:00 –  Oficina | GRUPO CUCA HQ E A OFICINA DE ZINE

(coordenação:  Prof. Dr. Rodrigo Born)

A oficina apresenta o grupo Cuca, que vem trabalhando com as possíveis articulações entre texto e imagem através do Projeto de Extensão Clube do Quadrinho. O grupo propõe uma oficina de Zines revistas independentes sobre as mais diversas temáticas e formatos, que podem ser concebidas como objeto artístico em que se consideram aspectos de produção e circulação).

 

Dia 2 – 6/11

Manhã:

9:00 / 12:00 – Mesa temática | QUESTÕES DE GÊNERO

(coordenação:  Prof.ª  Dr.ª Bettina Rupp. Convidadas: Brisa Bracchi, Potyguara Bardo e Marília)

Contando com as convidadas Brisa Bracchi, representante dos movimentos feministas, Potyguara Bardo, cantora e compositora que falará sobre questões de gênero, e Marília, que contará sua experiência em Guiné Bissau sobre aulas de dança para meninas carentes, esta mesa temática pretende trazer discussões atuais e os impasses acerca das questões de gênero pela ótica da música, da dança e do ensino, como forma de ativar movimentos transformadores na cultura do Rio Grande do Norte e dentro de uma comunidade carente em Guiné Bissau.

Tarde: 1

14:00 / 16:00 – Mesa temática | EMPRESA JUNIOR

(coordenação: Prof. Dr. Roger Tavares) 

Os participantes da mesa irão comentar e responder perguntas sobre tópicos como desafios e motivações, portfólio, busca de oportunidades, e a importância das empresas juniores nas universidades.

 

16:00 / 18:00 – Mesa temática | ANIMAÇÃO

(coordenação: Prof. Dr. Roger Tavares) 

Os participantes da mesa irão comentar e responder perguntas sobre tópicos como animação artística e animação comercial, ensino de animação, produção de animações, e o mercado de animação em Natal.

 

Dia 3 – 7/11

Manhã:

9:00 / 12:00
– Mesa temática | ARTE, NATUREZA, MEIO-AMBIENTE

(coordenação: Prof.ª  Dr.ª Regina Johas e Grupo Zeitgeist) Convidados: Jorge Mena Barreto, Grupo de Ativismo Vegano)

Qual o potencial da arte? Umas das respostas possíveis se dá na relação entre arte e meio ambiente, em que a arte exerce o papel de questionar ações e exigir mudanças de comportamento. Ela pode propagar e questionar modos de vida, propor uma nova consciência e gerar reflexões por meio da sensibilização. A mesa temática apresenta relações entre arte e ativismo ambiental, com a presença do artista Jorge Menna Barreto e do Grupo de Ativismo Vegano.

Tarde:

14:00 / 16:00 –  Oficina | DISCURSO ERRANTE: DOCUMENTOS E PROCESSOS DE ARTISTAS - E OUTROS JOGOS

(coordenação: Prof.ª  Dr.ª Sofia Bauchwitz)

Indecisão e errância são marcas do contemporâneo. A vontade de ser sempre outro (usar outra técnica, outra voz, outro corpo) muitas vezes mantem o trabalho artístico em um estado de “quase lá”.  A oficina parte da revisão e criação dos documentos usualmente exigidos aos artistas dentro do mundo da arte contemporânea (biografia, cv. e statement) para depois descontruir seus formatos. Pretende-se com isso que os alunos-artistas trabalhem sobre uma potência do “quase”, presente em todo processo artístico, legitimando seu próprio discurso e trabalho.

16:00 / 18:00–  Oficina | AFECTOS SOBRE O CORPO-LATA: INTRODUÇÃO À GRAVURA EM METAL SOBRE ALUMÍNIO

(coordenação:  Prof. Artur Souza)  

A oficina irá abordar a gravura em metal e alguns processos de gravação. A partir de uma série de exemplos e de ações sobre/no espaço do Departamento de Artes, serão propostas ações de criação coletiva de uma série de gravuras, abordando afectos incorporados do/no lugar, pensando as marcas da matriz como marcas que o espaço deixa sobre o corpo do participante.

 

Dia 4 – dia 8/11

Manhã:

9:00 / 12:00
– Mesa temática | INTEGRAÇÃO ENTRE PÓS-GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO 

(coordenação:  Prof. Marcos Andruchak)

Esta roda de conversa visa discutir integração entre os dois níveis, graduação e pós, procurando minimizar distâncias e destacar subsídios sobre possibilidades, limites, adequação e perfil. O papel da pesquisa pode desencadear ações articuladas entre ambos os currículos produzindo uma interlocução no panorama implementável de possíveis seminários, projetos, disciplinas e demais eventos comuns aos grupos.

Tarde: 

14:00 / 16:00
 Oficina | COMPOSTAGEM (integrando a Mesa temática - ARTE, NATUREZA, MEIO-AMBIENTE)

(organização discente: Luana Lee)

16:00 / 18:00
 Ações pedagógicas  

(organização discente: orientandos de TCC/2018)

 

 

Dia 5 – dia 9/11

Tarde: 

14:00 / 18:00 Ações pedagógicas

(organização discente: orientandos de TCC/2018)

18:00  Confraternização de encerramento

(organização discente: Centro Acadêmico)

 

Eventos paralelos:

De 05/11 a 9/11

CANTINA VEGANA (integrando a Mesa temática | ARTE, NATUREZA, MEIO-AMBIENTE)

(organização discente: Centro Acadêmico)

 

Dia 05/11

Tarde:  14:00 / 18:00 – CIRCUITO GRUDE 2018

(organização discente: Centro Acadêmico)

 

A programação do evento prevê a realização de palestras, mesas redondas, workshops, minicursos, oficinas e atividades, e conta com a participação dos seguintes convidados:

(Natal)

Adeilza Gomes da Silva Bezerra é graduada em Educação Artística com Habilitação Desenho (1992). Possui Doutorado em Educação (2017) e mestrado em Educação (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. É membro do Grupo de Pesquisa ESTESIA - Corpo, Fenomenologia e Movimento, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Comunicação, Linguagens e Movimento e, atualmente, coordenando a Linha de pesquisa Corpo, Artes, Visualidade e Educação no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP/RN. Professora na Formação Docente Continuada em Artes - FormARTES pela Secretaria Municipal de Educação do Natal/RN. Tem experiência na área de Formação Continuada do coordenador pedagógico, gestor escolar e professor da grande área Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: Corpo, Estesia, Ensino de Artes Visuais, Artes, Letramentos em Visualidade, Educação, Coordenação Pedagógica, Formação Docente e prática curricular.

Arlete Petry é professora adjunta do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN desde 2016 e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais no Instituto Metrópole Digital-UFRN. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2010). Sua experiência encontra-se nas áreas de Educação, Comunicação e Tecnologia.  Parecerista científica de diversas revistas, como Informática na Educação (UFRGS), Contracampo (UFF); e de eventos, como SBGames:Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital, SBIE:Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e Iberian Conference on Information Systems and Technologies. Autora de Jogo, Autoria e Conhecimento: fundamentos para uma compreensão dos Games (Paco Ed.). Co-autora de Jogo, Arte e Educação (Ed.UDESC).

Artur Souza é professor do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde 2016. Artista e pesquisador. Mestre em Artes Visuais pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco, graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisa no campo da gráfica (desenho e gravura) relações entre sujeito e espaço, a fim de ressignificar campos e dispositivos.

Bettina Rupp é professora adjunta do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN desde 2017. Possui doutorado (bolsa CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais  da UFRGS, em História, Teoria e Crítica de Arte (2012-2017). De 2011 a 2014 foi docente da Faculdade CNEC Bento Gonçalves. Desde 2012, vem realizando curadorias de diversas exposições, entre elas, a individual de Glaucis de Morais na Galeria Iberê Camargo e a de Vivian Lockmann no MAC-RS. Participou como mediadora do Projeto Pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul.

Brisa Bracchi é estudante no curso de Historia e coordenadora geral dos centros acadêmicos da UFRN e foi coordenadora da Marcha das Mulheres em Natal.

Coletivo ASA de Ativismo Vegano. Liderado por Geovanna Grunauer, discente do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, o coletivo ASA (Coletivo Abolicionista Animais sem Amarras) conta com 21 integrantes. Este grupo de ativistas luta pelo fim da exploração dos animais, promovendo palestras, protestos, eventos e outras ações educativas, assim como o Cubo da Verdade, performance de ativismo vegano.

Luana Lee é graduanda do curso de Ecologia da UFRN e integrante da ECOSIN (empresa júnior do curso de Ecologia e Ciências Biológicas. Atua também no projeto Ecoponto, responsável pela coleta de resíduos de difícil reciclagem.

Marcos Andruchak é professor associado do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenador do Programa de Pós Graduação em Artes da UFRN. Designer, artista plástico muralista, doutor em Ciências da Comunicação [Design Gráfico Animado] pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (2005), mestrado em Computação Gráfica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1998) e graduação em Ciências habilitação em Matemática pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1989). Envolvido com as área de Design Gráfico, Design Gráfico Animado, Arte Contemporânea, Computação Gráfica e ergonomia informacional, coordena o Projeto de Extensão Andruchak Arte Brasil com atuação no design urbano através de pesquisa e produção de murais.

Marília é estudante nos cursos de Dança e de Antropologia da UFRN. (Passo o sobrenome dela em breve). 

Potyguara Bardo é cantora, compositora, roteirista e Drag Queen.

Regina Johas é professora adjunta do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN desde 2016. Artista e pesquisadora, doutora (2004) em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes/USP, graduada em Artes Visuais pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e especializada em História da Arte pela Universidade de Colônia, Alemanha. Foi professora titular na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) nos cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo e na Pós-graduação em História da Arte (1998-2016). Assessora Científica FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; 2010/em curso). Seu campo de pesquisa tem como foco a produção tridimensional com ênfase no campo ampliado da escultura (instalações, esculturas, performances, vídeos, fotografias, intervenções artísticas) e em práticas voltadas a contextos específicos.

Rodrigo Born é professor adjunto no curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 2018. Graduado em Licenciatura em Artes Visuais (2012) e mestre em Artes Visuais (2014) na linha de Processos Artísticos Contemporâneos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Desenvolveu pesquisa sobre a interface falsa nos trabalhos de arte e tecnologias e sobre os Livros Didáticos como espaço expositivo e site-specific. Atua nas áreas de Desenho, Computação Gráfica e Espaços Expositivos.

Roger Tavares é professor adjunto no curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 2012. Graduado em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado (1992), mestre em Educação, Artes e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001) e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Design, com ênfase em Videogame, atuando principalmente nos seguintes temas: videogame, artes, software, computação gráfica e interfaces.

Sofia Bauchwitz é professora  do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN desde 2017. Doutora em Belas Artes pela Universidad Complutense de Madrid (UCM), com apoio da CAPES. Graduada em Artes Visuais (UFRN, 2012) e mestre pelo programa Investigación en Artes y Creación (UCM, 2013).

Zeitgeist é um grupo de extensão e pesquisa coordenado pela Prof.ª Dr.ª Regina Johas. Tem como foco estudos em arte contemporânea e é composto por:  Ana Paola Ottoni, diretora e produtora de arte, atuando em cinema e TV desde 2001, graduanda em Artes Visuais pela UFRN, com formação em cinema pela EICTV de Cuba, pós-graduação em Artes Visuais pelo SENAC-RN, graduanda em  Licenciatura em Artes Visuais, pesquisadora de Iniciação Científica no projeto de pesquisa Imagem e Espaço | PROSPESQ-RN, coordenado pela  Prof.ª  Dr.ª Regina Johas. Natã Ferreira, performer e artista visual, mestrando em Artes Cênicas (UFRN) na linha de pesquisa “Interfaces da cena: políticas, performances, cultura e espaço”  e graduado em Artes Visuais (UFRN); tecnólogo em Eventos com especialização em Produção Cultural (ETEC de Artes de São Paulo). Jussara, graduanda em Artes Visuais pela UFRN e em Biomedicina pela UNP; pesquisadora de Iniciação Científica no projeto de pesquisa Arte em  Contexto | PROSPESQ-RN, coordenado pela  Prof.ª Dr.ª Regina Johas, e pesquisa em Políticas Públicas na área Sanitária, membro do Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP. Mariana Pedrosa, graduanda em Licenciatura em Artes Visuais, pesquisadora de Iniciação Científica no projeto de pesquisa Arte em  Contexto | PROSPESQ-RN, coordenado pela  Prof.ª  Dr.ª Regina Johas, e curadora do projeto “Fogo, Fogo, Fogo”, apresentado no IFRN nos dias 17/09 a 28/09 de 2018. Juliana Marta, pesquisadora de Iniciação Científica no projeto de pesquisa Arte em  Contexto | PROSPESQ-RN, coordenado pela  Prof.ª  Dr.ª Regina Johas. Geovanna Grunauer, graduanda em  Licenciatura em Artes Visuais e monitora do projeto Imagem e Espaço, coordenado pela Prof.ª  Dr.ª Regina Johas. Ygor Matheus Anário, graduando em  Licenciatura em Artes Visuais e monitora do projeto Imagem e Espaço, coordenado pela Prof.ª  Dr.ª Regina Johas.

(De outros estados)

Gabriela Bon é graduada em Artes Plásticas (UFRGS, 2003), com habilitação em História, Teoria e Crítica de Arte. Fez Especialização em Museologia e Patrimônio Cultural (UFRGS, 2005). Mestre em Educação (UFRGS, 2012), com bolsa Capes, e Doutora em Educação (UFRGS, 2016). Atuou como Tutora de Apoio e a Distância na Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD), no curso de Graduação em Licenciatura em Artes Visuais, modalidade a distância no polo Porto Alegre (UFRGS) e como coordenadora de EAD e formadora de mediadores, nas modalidades presencial e a distância, na Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Consultora na área de mediação e de acessibilidade em instituições museais de Artes Visuais. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/UFRGS). Editora Assistente da Revista GEARTE.

Jorge Mena Barreto é artista e professor adjunto no Departamento de Linguagens Artísticas do Instituto de Artes da UERJ desde 2015. Pós-doutor pelo Departamento de Artes do CEART/UDESC, onde pesquisou possíveis relações entre agroecologia e as práticas site-specific em arte. Graduado em Artes Plásticas pela UFRGS, mestre e doutor em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Tem atuado enquanto artista, pesquisador, crítico e educador, investigando a relação do trabalho de arte com o seu contexto e os possíveis desdobramentos das práticas site-specific na atualidade. Coordenou o educativo do Paço das Artes [SP], tendo criado o Grupo de Educação Colaborativa [2007]. Foi membro do grupo de críticos de arte do Centro Cultural São Paulo [2008-2010], onde também atuou como curador.

 


Públicos Alvo

Interno:

Discentes, professores, artistas e curadores.


Externo:

Artistas, curadores, público ineressado



Membros da Equipe

  JORGE MASCARENHAS MENNA BARRETO
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  DARLIANY DE SOUSA QUIRINO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  JOSE ALVES DA SILVA JUNIOR
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  MARCONE SOARES DA COSTA JUNIOR
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  GEOVANA FERNANDES GRUNAUER
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  YGOR MATHEUS MEDEIROS ANARIO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  JANDERSON GALVINCIO DE AZEVEDO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  SOFIA PORTO BAUCHWITZ
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ARTUR LUIZ DE SOUZA MACIEL
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  ARLETE DOS SANTOS PETRY
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  BETTINA RUPP
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  GABRIELA BON
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  REGINA HELENA PEREIRA JOHAS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  MARIANA MARTINS PEDROSA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  JOAO FABRICIO OLIVEIRA BATISTA DE ARAUJO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  RODRIGO MONTANDON BORN
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ROGÉRIO JÚNIOR CORREIA TAVARES
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.12.19