O projeto “CINEMA, VIDA E SAÚDE: cinedebate da área infanto-juvenil” faz o debate e a exibição de filmes na segunda sexta-feira de cada mês, nas dependências do Departamento de Enfermagem da Universidade federal do Rio Grande do Norte. A programação prevê a exibição de temas escolhidos com o propósito da pluralidade cultural, tendo como público os estudantes do campo da saúde, comunidade universitária, profissionais da saúde e comunidade em geral. O objetivo é resgatar o cinema e o debate reflexivo sobre temas da vida e saúde das crianças e adolescentes nos filmes, animações e curtas-metragem. Assim como, lançar um olhar pedagógico-didático sobre o atuar profissional na educação em saúde de crianças, adolescentes e família utilizando-se dos filmes, debatendo questões que versam sobre temas transversais nas seguintes áreas: violência e exclusão social; amizade e amor; saúde mental; família; conflitos étnicos; meio ambiente; pluralidade cultural para respeitar a diversidade humana; drogas e prostituição e o trabalho em coletividade. O uso da arte em função da educação inclusiva e vice-versa possibilitará aos participantes identificar a realidade cotidiana nas diferentes situações apresentadas, bem como entender a pluralidade cultural, os valores e costumes, favorecendo e enriquecendo o debate e o posicionamento crítico-reflexivo, o que abre perspectiva para a compreensão da arte como parte da formação cidadã para estudantes universitários, profissionais da saúde e comunidade.
Para o desenvolvimento do projeto serão considerados os seguintes procedimentos metodológicos, que estão elencados em cenas, a seguir:
Primeira cena: será realizado a discussão e preparação do material com os monitores sobre o filme escolhido em cada mês (entre março e novembro de 2018), assim como a preparação da divulgação e sugestão de nome de um(a) debatedor(a) para o tema transversal de cada sessão;
Segunda cena: escolha de um curta metragem de no máximo 10 minutos para ser apresentado como uma viagem inicial antes do filme principal, que gere uma reflexão inicial sobre um dos temas que serão debatidos após exibição do longa-metragem.
Terceira cena: exibição do longa-metragem.
Quarta cena: resgate das impressões dos participantes e início de debate com um(a) convidado(a) especialista no principal tema abordado no filme, assim como os elementos implicadores na vida, formação e na profissão dos participantes. Esta cena será mediada com um dos professores colaborados do projeto.
Quinta cena: a escuta do silêncio e convite para o próximo momento.
Estudantes da graduação e pós graduação da UFRN, Técnicos trabalhadores da educação e saúde
Comunidade universitária dos cursos de graduação e pós-hraduação, profissionais de saúde e da educação básica, fundamental e ensino médio e comunidade não universitária
Foto informativa
Data Hora Local
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.15.3