Acreditamos que um dos princípios norteadores da formação de novos docentes seja a aproximação entre a formação teórica e a formação prática tão almejada nos cursos de licenciatura das Universidades na contemporaneidade. Nesse sentido, a construção do conhecimento deve ser uma atitude permanente de problematização, reflexão e ação, o que faz com o ensino ultrapasse o contexto de sala de aula e dialogue de forma contínua com os outros elementos do tripé universitário, quais sejam, pesquisa e extensão. A partir dessa visão propomos a realização do VIII EUH - Encuentro Universitario de Hispanidad e da I Jornada Internacional de Investigación en Lengua, Cultura y Literaturas Hispánicas. O VIII EUH trata-se de uma ação extensionista já consolidada que tem por objetivo maior congregar os alunos do curso de Letras - Espanhol em torno da relação entre pesquisa, ensino e extensão e que nessa edição vem atrelada à I Jornada Internacional de Investigación en Lengua, Cultura y Literaturas Hispánicas, corroborando esse diálogo entre o tripé universitário. Vale salientar que a I Jornada Internacional de Investigación en Lengua, Cultura y Literaturas Hispánicas surge exatamente do crescimento e da amplitude que ganhou o EUH, ao se consolidar como espaço de troca de ideias de pesquisadores de várias instituições do Brasil e de outros países, como ocorrido nas edições anteriores. Nesse ano, o EUH, em sua oitava edição, aliado à I Jornada Internacional de Investigación en Lengua, Cultura e Literaturas Hispánicas, tem como tema PROGRAMAR Y PLANIFICAR CLASES DE ESPAÑOL PARA ALUMNOS BRASILEÑOS: RETOS PARA EL PROFESOR e busca discutir, sobretudo, o fazer pedagógico dos futuros professores de espanhol a partir da ideia de promover e alimentar discussões e debates sobre as diversas práticas educativas. Com isso, pensamos, é dada aos discentes a oportunidade de participar efetivamente do mundo acadêmico, discutindo e problematizando seu futuro enquanto ser social e contribuindo para uma formação mais sólida e mais eficaz. É importante destacar que os eventos coadunam totalmente com o PDI da UFRN, sobretudo, mas não somente, no que se refere às metas 01 e 15. Em relação à meta 01, destacamos a orientação do PDI ao indicar que os cursos devem “Promover a capacitação docente, com atualização das práticas pedagógicas e o uso eficiente das tecnologias educacionais”. Nesse sentido, o VIII EUH e a I Jornada Internacional de Investigación en Lengua, Cultura e Literaturas Hispánicas surgem como espaços privilegiados para tal função, pois buscaremos exatamente debater as diversas práticas educativas no âmbito do ensino de espanhol em contexto brasileiro. Em relação à meta 15, destacamos a orientação do PDI para a internacionalização da UFRN. Assim, ao realizarmos um evento internacional com convidados e participantes de outros países estamos exatamente fomentando o intercâmbio de saberes e culturas e fomentando o processo de internacionalização tão almejado nessa IES.
VII EUH - Encuentro Universitario de Hispanidad
I Jornada Internacional de Investigación en Lengua, Cultura y Literaturas Hispánicas
Data: 26 a 28 de setembro de 2018
Dia 26/09/2018
17:30h – Credenciamento
19:00h 19:30h – Abertura oficial do evento – Direção do CERES; Chefe do Departamento de Letras; Coordenador do Curso de Letras – Espanhol; Direção da APELE-RN; Coordenador do evento.
19:30h -20:00h – Apresentação cultural – a definir
20:00h - 22:30h – Conferência de abertura
Tema: Programar y planificar clases de español para alumnos brasileños: retos para el profesor
Conferencista: Prof. Dr. Cristiano Silva de Barros (UFMG) (A CONFIRMAR)
Moderador: Prof. Dr. Alexandro Teixeira Gomes
Dia 27/09/2018
08:00h – 12:00h – Exhibición de la película La educación prohibida (2012) – Película argentina dirigida por Germán Doin que busca “promover y alimentar una discusión, un debate [...] sobre prácticas educativas”
Comentarista do filme: Prof. Me. Paulo Henrique Moura Lopes (IFRN)
Moderadora: Prof. Dtda. Nuria María Nieto Nuñez (UFRN)
13:00 – 17:00h – Minicursos – a definir
18:00 – 20:30 – Mesas redondas 01 e 02
Mesa redonda 01: Programar y planificar clases de lengua española
Debatedor 01: Programar y planificar clases de lectura y producción de texto
Prof. Dr. Lucineudo Machado Irineu (UECE)
Debatedor 02: Programar y planificar clases de gramática
Prof. Dr. Alexandro Teixeira Gomes (UFRN)
Debatedor 03: Programar y planificar clases de oralidade
Prof. Dtda. Nuria María Nieto Nuñez (UFRN)
Mediador: Prof. Dr. Alexandro Teixeira Gomes
Mesa redonda 02: Programar y planificar clases de literatura y cultura
Debatedor 01: Programar y planificar clases a partir del texto literário
Prof.ª Dr.ª Cleudene de Oliveira Aragão (UECE)
Debatedor 02: Programar y planificar clases de literaturas hispânicas
Prof. Dr. José Alberto Miranda Poza (UFPE) (A CONFIRMAR)
Debatedor 03: Programar clases de cultura hispánica a partir del texto literário
Prof. Dr. Amarino Oliveira de Queiroz (UFRN)
Mediador: Prof. Ms. Miguel Afonso Linhares (IFRN)
21:00 – 22:30 – Palestra
Tema: Base Nacional Común Curricular: orientaciones para la enseñanza de español
Palestrante: Prof. Dr. Lucineudo Machado Irineu (UECE)
Moderador: Prof. Ms. Rogério Mendes Coelho (UFRN)
Dia 28/09/2018
08:00h – 12:00h – Comunicações individuais
13:00 – 17:00h – Oficinas – a definir
18:00 – 20:30 – Mesas redondas 03 e 04
Mesa redonda 03: Traducción, textos especializados y variación linguística
Debatedor 1: ¿Cómo usar la traducción en las clases de español para alumnos brasileños?
Prof. Dr. Valdecy de Oliveira Pontes (UFC)
Debatedor 2: La enseñanza de textos especializados en clases de español para alumnos brasileños
Prof. Dr. Marcio Sales Santiago (UFRN)
Debatedor 3: Lengua, norma y uso en clases de español para alumnos brasileños
Profa. Dra. Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista (UFBA) (A CONFIRMAR)
Moderador: Prof. Dr. Márcio Sales Santiago (UFRN)
Mesa redonda 04: TICs y la enseñanza de español para alumnos brasileños
Debatedor 1: Las TICs y la enseñanza de fonética y fonología de la lengua española
Prof. Ms. Francisco Lidenilson Lopes (UERN)
Debatedor 2: Las TICs y la enseñanza del texto multimodal
Profa. Dra. M.ª Ángeles García Asensio (Universidad de Barcelona)
Debatedor 3: Las TICs y la enseñanza de español en las escuelas secundarias
Prof. Dr. Carlos Cernadas Carrera (UFPA)
21:00h - 22:30h - Conferência de encerramento
Tema: La formación de profesores de español en la actualidad y la investigación en lengua, cultura y literaturas hispánicas
Conferencista: Profa. Dra. M.ª Ángeles García Asensio (Universidad de Barcelona)
Moderador: Prof. Dr. Carlos Cernardas Carrera (UFPA)
Discentes e docentes do Curso de Letras Espanhol do CERES e demais membros da comunidade acadêmica da UFRN interessados na temática.
Discentes e docentes de Cursos de Letras Espanhol de outras IES / Demais membros de comunidades acadêmicas de outras IES / Membros da comunidade interessados na temática.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.19.6_1