Em 2017, com sucesso, o curso de jornalismo da UFRN realizou sua primeira semana de jornalismo como marco da aquisição de sua autonomia como curso separado da condição de habilitação do campo da Comunicação Social. A nova matriz curricular articula o curso em torno da fundamentação humanística, específica e contextual, além da prática laboratorial e formação profissional.
Neste contexto, estamos propondo a realização da 2a Semana do Curso de Jornalismo da UFRN. O evento, cuja temática abrange os novos formatos e novas linguagens no jornalismo, incluirá conferência de abertura com o jornalista investigativo Glenn Greenwald (ainda a confirmar), responsável pela divulgação do escândalo do monitoramento por meio da NSA de líderes mundiais a partir das revelações do analista de inteligência Edward Snowden, e uma mesa redonda sobre a temática central.
A programação inclui, ainda, mostra de documentários, exposição de fotojornalismo, oficinas de edição em vídeo, fotografia e escrita criativa; oportunidades para os estudantes.
Com o apoio fundamental da direção do CCHLA e chefia do Decom, a organização da semana pretende mobilizar todos os docentes da área, o conjunto dos estudantes, os servidores técnico-administrativos do Decom, o Centro Acadêmico Berilo Wanderley, as bases de pesquisa e o PPGEM – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia.
PROGRAMAÇÃO GERAL – SEMANA DE JORNALISMO UFRN 2018
“FAKE NEWS E A ERA DA PÓS-VERDADE”
23 DE MAIO – QUARTA-FEIRA
13h às 15h
Oficina: Jornalismo investigativo: Noções conceituais sobre jornalismo investigativo. Métodos e técnicas de investigação. Financiamento e colaboração. Investigação jornalística e os meios digitais. - Daniel Dantas Lemos (SALA 1) - (Parte 1/3).
Oficina: Ciranda textual sobre artigos científicos na área de comunicação - Cida Ramos -(SALA 2)
Oficina: O jornalismo e o equilibrista ou o texto criativo na corda bamba. Uma oficina sobre a escrita jornalística e a criatividade - Thays Helena Silva Teixeira (SALA 3) – (Parte 1/3)
Oficina: Comunicação e expressão corporal: o corpo como instrumento do fazer jornalismo - Manoel Ataide de Melo Neto (SALA 4).
15h às 17h
Oficina: Fake News na Cultura Pop - Carla Menezes - (SALA 1)
Oficina: Como os perfis literários cumprem uma função de humanizar as pessoas e gerar empatia nos leitores? - Jadeanny Arruda, Michelle Ferret e RN Invisível - (SALA 2)
Oficina: Observatório Amaru: ferramenta de monitoramento das violações de direitos humanos na mídia eletrônica. - (SALA 3)
Minicurso: Videorreportagens na web: formatos e técnicas. Álvaro Miranda e Bruna Justo – (SALA 4) – (Parte 1/2)
Oficina: Jornalismo esportivo. - Bruno Wesckley Batista de Araújo (SALA 5)
17h às 19
Mostra audiovisual: colocar títulos - Não teremos isso antes da última semana do mês.
19h às 21h
Conferência de abertura da Semana de Jornalismo 2018 – Cynara Menezes (Socialista Morena) – colocar título
24 DE MAIO – QUINTA-FEIRA
Oficina: Jornalismo investigativo: Noções conceituais sobre jornalismo investigativo. Métodos e técnicas de investigação. Financiamento e colaboração. Investigação jornalística e os meios digitais. - Daniel Dantas Lemos (SALA 1) - (Parte 2/3).
Oficina: Comunicação para movimentos sociais - Frente Brasil Popular - (SALA 2)
Oficina: O jornalismo e o equilibrista ou o texto criativo na corda bamba. Uma oficina sobre a escrita jornalística e a criatividade - Thays Helena Silva Teixeira (SALA 3) – (Parte 2/3)
Oficina: Técnica fotográfica para dispositivos móveis – Alice Andrade e Beatriz Paiva - (SALA 4)
Oficina: Usando métodos ágeis e ferramentas digitais na produção diária de conteúdo transmídia - Paulo Roberto Moreira - (SALA 5).
Oficina: Fake News: Baseado em Fatos Reais – Exibição de documentário e debate sobre a relação entre notícias falsas e mídias hegemônicas.– Antonino Condorelli - (SALA _)
Minicurso: Videorreportagens na web: formatos e técnicas. Álvaro Miranda e Bruna Justo – (SALA 2) – (Parte 2/2)
Oficina: Assessoria de Imprensa. – Stephanie Coelho - (SALA 3) – (Parte 1/2)
Minicurso: O processo criativo na fotografia: entre o documental e a arte contemporânea- Alexandre Ferreira dos Santos – (Parte 1/2) - (SALA 4)
17h 19h
Mostra audiovisual (Auditório principal do Departamento de Comunicação) : Não teremos isso antes da última semana do mês.
19h às 21h - Sarau Insurgências Poéticas – (Anfiteatro, frente ao Decom).
25 DE MAIO – SEXTA-FEIRA
Oficina: Jornalismo investigativo: Noções conceituais sobre jornalismo investigativo. Métodos e técnicas de investigação. Financiamento e colaboração. Investigação jornalística e os meios digitais. - Daniel Dantas Lemos (SALA 1) - (Parte 3/3).
Oficina de Agitação e Propaganda das Amélias - Mulheres no Projeto Popular. (que são as realizadoras) - (SALA 2)
Oficina: O jornalismo e o equilibrista ou o texto criativo na corda bamba. Uma oficina sobre a escrita jornalística e a criatividade - Thays Helena Silva Teixeira (SALA 3) – (Parte 3/3)
Oficina: Jornalismo além das fronteiras do RN - Como se preparar para o mercado de trabalho com experiências fora do RN - Marina Cardoso - (SALA 1).
Oficina: Assessoria de Imprensa. – Stephanie Coelho - (SALA 2) – (Parte 2/2)
Minicurso: O processo criativo na fotografia: entre o documental e a arte contemporânea- Alexandre Ferreira dos Santos – (Parte 1/2) - (SALA 3)
Marketing Digital e Inovação - Como Usar as Redes Sociais para Divulgar produtos e Serviços - Vanessa Carvalho - (Sala 4)
17h às 19h - Mesa redonda: - (Auditório principal do Departamento de Comunicação) - “Fake news e a era da pós-verdade” (os nomes dos participantes eu já passei) colocar título com participantes.
Discentes do curso de jornalismo
Profissionais de comunicação e jornalismo, interessados na temática, docentes e discentes de outros cursos
2019 - Tela Livre: educação, produção e distribuição audiovisual
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao v4.19.6_1