Atualmente, profissionais das mais diversas áreas passam grande parte do seu tempo utilizando computadores, estudando e construindo modelos computacionais. Apesar disso, ainda não estamos ensinando aos nossos jovens alunos que a tecnologia também serve para criar conhecimento novo. Portanto, é preciso redirecionar urgentemente os esforços para que o pensamento computacional, que é uma abordagem geral para resolução de problemas e ensina os indivíduos a pensar, seja estimulado nas escolas. Este curso une as metodologias da aprendizagem baseada em resolução de problemas e em jogos digitais com técnicas de programação visual a fim de estimular o desenvolvimento do pensamento computacional, visando o uso do computador como um instrumento de aumento do poder cognitivo e operacional humano.
O cronograma do presente curso de formação continuada prevê 5 encontros de 3 horas, totalizando 15 horas de carga horária.
Ele se estrutura da seguinte forma:
Módulo 01: Por que aprender a programar? (3 horas)Módulo 02: Primeiros passos com a Hora do Código - etapa 1 (3 horas)Módulo 03: Primeiros passos com a Hora do Código - etapa 2 (3 horas)Módulo 04: A base da programação de computadores com Scratch - etapa 1 (3 horas)Módulo 05: A base da programação de computadores com Scratch - etapa 2 (3 horas)
As aulas acontecerão no laboratório A103 do Instituto Metrópole Digital, nas quartas-feiras, no período de 04 de abril a 02 de maio.
Serão ofertadas duas turmas de 40 vagas, uma sendo no turno da manhã às 8h e outra no turno da tarde às 14h.
Professores do ensino fundamental da escola de aplicação
Professores do ensino fundamental das escolas públicas
2019 - Empoderamento de alunos e professores através de jogos educacionais digitais e pensamento computacional
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