Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Pensamento Computacional para Professores do Ensino Fundamental
Ano: 2018 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 80
Período de Realização: 04/04/2018 a 02/05/2018
Área Principal: TECNOLOGIA E PRODUÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: INSTITUTO METROPOLE DIGITAL Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Instituto Metrópole Digital da UFRN
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: DIVULGAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 15 Quantidade de Vagas: 80
Responsável pela Ação: CHARLES ANDRYÊ GALVÃO MADEIRA
E-mail do Responsável: charles@imd.ufrn.br
Contato do Responsável: (84) 99934-1657
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91807950

Resumo

Atualmente, profissionais das mais diversas áreas passam grande parte do seu tempo utilizando computadores, estudando e construindo modelos computacionais. Apesar disso, ainda não estamos ensinando aos nossos jovens alunos que a tecnologia também serve para criar conhecimento novo. Portanto, é preciso redirecionar urgentemente os esforços para que o pensamento computacional, que é uma abordagem geral para resolução de problemas e ensina os indivíduos a pensar, seja estimulado nas escolas. Este curso une as metodologias da aprendizagem baseada em resolução de problemas e em jogos digitais com técnicas de programação visual a fim de estimular o desenvolvimento do pensamento computacional, visando o uso do computador como um instrumento de aumento do poder cognitivo e operacional humano.

 


Programação

O cronograma do presente curso de formação continuada prevê 5 encontros de 3 horas, totalizando 15 horas de carga horária.

Ele se estrutura da seguinte forma:

Módulo 01: Por que aprender a programar? (3 horas)
Módulo 02: Primeiros passos com a Hora do Código - etapa 1 (3 horas)
Módulo 03: Primeiros passos com a Hora do Código - etapa 2 (3 horas)
Módulo 04: A base da programação de computadores com Scratch - etapa 1 (3 horas)
Módulo 05: A base da programação de computadores com Scratch - etapa 2 (3 horas)

As aulas acontecerão no laboratório A103 do Instituto Metrópole Digital, nas quartas-feiras, no período de 04 de abril a 02 de maio.

Serão ofertadas duas turmas de 40 vagas, uma sendo no turno da manhã às 8h e outra no turno da tarde às 14h.


Públicos Alvo

Interno:

Professores do ensino fundamental da escola de aplicação


Externo:

Professores do ensino fundamental das escolas públicas



Membros da Equipe

  KARINE PIACENTINI COELHO DA COSTA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  MATHEUS DA SILVA AZEVEDO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  JOSIEL MOREIRA DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Ações das quais faz parte

2019 - Empoderamento de alunos e professores através de jogos educacionais digitais e pensamento computacional


Lista de Fotos

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