A falta de conhecimento aprofundado sobre as diversas profissões que são estudadas pelos centros, departamentos e unidades acadêmicas especializadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se torna um problema no momento em que jovens alunos concluintes do ensino médio precisam escolher a profissão que exercerão durante grande parte das suas vidas. As estatísticas atuais demonstram que existem taxas de evasão consideráveis nos cursos de nível superior no Brasil, principalmente no contexto da área tecnológica. Na UFRN, este fato não é diferente, tornando-se assim um grande problema para os alunos que descobrem tardiamente que o curso escolhido não é algo que realmente lhe agrada. Uma das consequências diretas dessa descoberta tardia é a grande taxa de evasão dos cursos. Portanto, é necessário que a UFRN atue junto aos alunos do ensino médio, de forma a reduzir a evasão nos seus cursos de graduação. Para maximizar os resultados, faz-se necessário a utilização de diferentes estratégias de divulgação e esclarecimento. O presente projeto visa dar continuidade aos trabalhos que vêm sendo efetuados desde 2015, pretendendo ser uma estratégia complementar às iniciativas já existentes da Pró-reitoria de Graduação em elucidar os alunos nas escolhas dos cursos. O projeto segue, assim, as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2010-2019 da UFRN, que visa contribuir com a diminuição da taxa de evasão e melhoria do nível de aproveitamento dos alunos de graduação. Para isso, propõe-se o desenvolvimento de um jogo digital sobre o campus da UFRN, chamado UFRN: The Video Game, no qual as diversas áreas de conhecimento estudadas na Instituição serão representadas. O objetivo é disponibilizar tal jogo aos alunos do ensino médio para ajudar no processo de massificação do conhecimento gerado dentro da Instituição, aproveitando da predisposição e do interesse que os jovens apresentam atualmente pelos jogos digitais. O projeto de 2015 possibilitou a geração de um primeiro design conceitual do jogo, a criação dos primeiros modelos gráficos representando o campus central da UFRN, a exposição do projeto na Cientec 2015, e a publicação de um artigo resumido no I Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2015) [Madeira et al. 2015]. Isto permitiu avançarmos bastante na tarefa de design do jogo, principalmente devido aos feedbacks recebidos do público alvo nos eventos citados acima. Em 2016, o projeto foi renovado possibilitando desenvolvermos uma versão de demonstração do jogo que teve a Cientec como cenário principal, contendo diversas novas ideias implementadas e uma trama bem elaborada baseada em um sistema inteligente que se apodera da UFRN e, portanto, a sociedade precisa vir salvá-la. A versão de demonstração do jogo foi exposta em um estande da Cientec 2016 [Ascom 2016], onde os participantes do evento puderam testá-la e nos dar um grande número de feedbacks. Os resultados dos experimentos efetuados na Cientec 2016 foram apresentados, através da publicação de um artigo completo, no II Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2016) [Madeira et al. 2016]. Além disso, a versão de demonstração do jogo também foi aceita para ser exposta no Festival de Jogos do EPoGames 2016. Em 2017, o projeto foi renovado mais uma vez com o intuito de desenvolver a arte final do jogo (modelos gráficos do cenário do campus da UFRN, personagens, animações, trilha e efeitos sonoros, entre outros) baseada em novos estilos utilizados nos jogos comerciais, conceber desafios referentes a algumas áreas de atuação e projetar uma plataforma online para disponibilizar o jogo na internet para os alunos do ensino médio através do site http://thevideogame.ufrn.br. Uma nova versão de demonstração do jogo foi exposta e testada por um grande número de interessados em um estande da Cientec 2017 [Ascom 2017], assim como no Festival de Jogos do EPoGames 2017. Decorrente dos bons resultados obtidos no projeto, tanto no que consiste ao desenvolvimento já efetuado quanto ao interesse demonstrado pelo público e o impacto social que o referido jogo digital poderá ter, a UFRN escolheu o jogo da UFRN como uma das ações de extensão a ser divulgada pela instituição no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU 2018). A presente proposta pretende dar continuidade aos trabalhos de desenvolvimento do jogo. Nesta nova versão do projeto, teremos três pontos principais como foco: 1) a disponibilização da plataforma do jogo online. Isso permitirá obtermos rapidamente muito mais feedbacks do público alvo a fim de direcionarmos o desenvolvimento da melhor forma de acordo com os interesses dos alunos; 2) o desenvolvimento de diversos novos prédios do campus e personagens característicos à trama do jogo; e 3) o desenvolvimento de desafios referentes a diversas áreas de atuação, o que envolve narrativas, cenários, modelos de personagens, regras, objetivos, entre outros. Dois trabalhos de mestrado contribuirão com o objetivo de tratar questões científicas relacionadas ao desenvolvimento do jogo: a criação de um modelo que facilite a inserção de conceitos das diversas áreas de atuação no ambiente do campus simulado no jogo, permitindo assim estruturar o desenvolvimento de mecânicas lúdicas que possam contribuir com o processo de concepção dos desafios. Ao final do projeto, espera-se criar um volume de conhecimento sobre os cursos da UFRN, cujo intuito é mostrar da melhor forma para a sociedade o que se faz na Universidade.
Alunos dos cursos de graduação
Alunos do ensino médio das redes pública e privada de ensino
2019 - Empoderamento de alunos e professores através de jogos educacionais digitais e pensamento computacional
1) Entrevista para o Quer Saber CIentec 2017: https://www.youtube.com/watch?v=GabqdpJIye8 2) Entrevista para a TVU RN: https://www.youtube.com/watch?v=YifJupDom74 3) Entrevista para o Caderneta Nerd: http://cadernetanerd.blogspot.com.br/2017/11/ufrn-videogame.html
Jogador testando a versão de demonstração do jogo em estande da Cientec
Cartaz 1 usado para divulgação e exposição do jogo
Cartaz 2 usado para divulgação e exposição do jogo
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