Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Dezembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Formação Docente sobre Tecnologias Educacionais com foco em Jogos Digitais
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 80
Período de Realização: 12/07/2017 a 29/11/2017
Área Principal: TECNOLOGIA E PRODUÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: INSTITUTO METROPOLE DIGITAL Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Instituto Metrópole Digital
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 80
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91805109

Resumo

Apesar de vivermos numa sociedade na qual as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) permeiam os mais diversos setores da economia, a Educação Básica brasileira ainda ensaia experiências de integração das TIC em sua rotina. Isso se deve, em parte, à formação inicial dos docentes que ainda pouco contempla o uso pedagógico das tecnologias digitais para os processos de ensino e aprendizagem. Visando contribuir para a criação de uma nova cultura de inovação em educação que integre as tecnologias digitais na dinâmica das ações pedagógicas das instituições de ensino do estado do Rio Grande do Norte, torna-se explícita a necessidade regional da oferta de cursos complementares – formação continuada – que ofereçam subsídios para o desenvolvimento e a prática educativa com as tecnologias educacionais. Nesta direção se insere o presente projeto que propõe um curso de formação continuada para professores do Ensino Básico no tema das tecnologias educacionais com foco nos jogos digitais.


Programação

O cronograma do presente curso de formação continuada prevê 10 encontros de 3 horas, totalizando 30 horas de carga horária.

Ele se estrutura da seguinte forma:

Módulo 01: Jogos digitais, jogos sérios e gamificação (3 horas)
Módulo 02: Raciocínio lógico e resolução de problemas (3 horas)
Módulo 03: Pensamento computacional (3 horas)
Módulo 04: Jogos educacionais (3 horas)
Módulo 05: Metodologias ativas (3 horas)
Módulo 06: Design thinking para educadores (3 horas)
Módulo 07: Gamificação na educação (3 horas)
Módulo 08: Sistemas colaborativos (3 horas)
Módulo 09: Objetos de aprendizagem para matemática (3 horas)
Módulo 10: Compilação dos diversos conteúdos (3 horas)


Públicos Alvo

Interno:

Professores do ensino fundamental da escola de aplicação


Externo:

Professores do ensino fundamental das escolas públicas



Membros da Equipe

  CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  DENNYS LEITE MAIA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ISABEL DILLMANN NUNES
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)



Ações das quais faz parte

2019 - Empoderamento de alunos e professores através de jogos educacionais digitais e pensamento computacional


Lista de Fotos

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