O instrumento a seguir, possui caráter de evento de extensão universitária, que constitui-se por um dos três pilares que dão sustentação a educação superior no Brasil. Visa pois, a formação de um espaço de debates e discussões que seja capaz de aproximar sujeitos dos mais diversos campos do saber, afim de integrá-los, fornecendo elementos para construção de um mecanismo primordial, qual seja, a construção do conhecimento. Observe-se que não se faz necessário ir longe, para constatar o processo de aprisionamento em pequenos espaços do saber, exclusivo a poucos e seletos indivíduos pelo qual o conhecimento vem passando. Nota-se a efervescência de uma necessidade de subsunção do conhecimento advindo do chamado senso comum em detrimento do suposto verdadeiro saber, qual seja, o saber científico. Filtrado, testado e reproduzido pelos padrões cartesianos ou quaisquer outros métodos ditos científicos em busca da formulação de uma verdade. Vale salientar que a esse mesmo conhecimento a academia separou por área, como verdadeiras paredes de isolamento, nas quais se aplicam métodos próprios capazes de cientificizá-los. Todavia perceba-se que há uma desconsideração dos elementos que subsidiaram a construção desse conhecimento, e o processo de interdependência que a ele necessita ser aplicado. Esse projeto tenta trazer para dentro da academia um locus que integre as áreas do conhecimento em um momento de partilha, de diálogo e de descontração, através do uso de elementos comuns como o ato de comer e tomar café juntos, e atividades que lembrem aos arquitetos do conhecimento que tudo se faz a partir do homem e pelo homem, e é esse movimento perfectibilizado que caracteriza o homem como elo ontico entre o saber e o método, para tanto, a utilização das artes como elemento sensibilizador e de cunho lúdico nos aproxima desse padrão de humanidade. Outrossim esse projeto pretende aproximar indivíduos que por vezes convivem durante anos, estudando e lecionando em um mesmo espaço e que por vezes sequer se conhecem. Além do caráter de aproximação das entidades de representação profissional do campo de produção do saber, tendo em vista a valorização da função pedagógica dessas autarquias face a cada categoria profissional.
Data
Tema
Carga-Horária
Atividade Cultural
28/09/2017
18:00 - Credenciamento
19:00 Abertura
19:20 - Atividade cultural
19:40 - Conferência de abertura:
Família(s): debates contemporâneos sobre gênero, afetividade e parentalidade.
Prof. Ms. Dimitre Soares – Departamento de Direito;
Profa. Tânia Cristina Meira Garcia- Departamento de Educação
Prof. Priscila Brandão - Bacharelado em Serviço Social da FCST
04 Horas/Aula
Atividade Artístico-cultural.
Música Regional
29/09/2017
19:00 - Recepção
19:20 - Atividade Artístico-cultural
19:40 - Mesa Redonda:
Direitos Humanos para humanos direitos?
Profa. Dra. Grinaura Medeiros de Morais – Departamento de Pedagogia;
Prof. Maiara – Departamento de Direito;
Prof. Ms. Helisama Andreza – Bacharelado em Serviço Social-FCST
22:00 - Encerramento
Música: repente e cordel
Discentes de graduação e pós graduação dos Cursos do CERES - Caicó, bem como dos demais campi que demonstrem interesse, além de Docentes, Técnicos e servidores
Comunidade em geral, bem como conselhos de políticas setoriais, movimentos sociais e afins interessados no debate acerca dos temas previamente propostos
Equipe de Execução do projeto
Abertura do Colóquio pelo Coordenador
Participantes do primeiro dia
Mesa de inscrições e controle de frequência
Debates primeiro dia
Fotografia do público do primeiro dia
Apresentação cultural primeiro dia
Mesa Redonda de Abertura
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