A disciplina de Instrumentação para o ensino de ciências e biologia foi criada em 2008 propondo-se a preparar os licenciandos para sua prática docente futura, contribuindo para a formação de um profissional reflexivo e atualizado nas novas tendências para o ensino de ciências e biologia, com maior articulação entre os conteúdos específicos de ciências e biologia e a prática pedagógica. Desde 2009 foi iniciada uma pesquisa, conduzida pelos professores da disciplina, sobre a intenção dos licenciandos em se tornarem professores. Os dados obtidos entre os anos de 2009 a 2013 foram analisados e correspondem à participação de 235 alunos de licenciatura do curso de ciências biológicas dos turnos diurno (111 alunos) e noturno (124 alunos). Entre os resultados, destacamos a baixa frequência de estudantes que têm a intenção de se tornarem professores, correspondendo a apenas 45,53%, ou seja, um grande percentual não pretende ingressar na carreira docente. Ao final da disciplina esta intenção foi reavaliada indicando um aumento para 52,34% de estudantes que objetivavam a carreira docente. Embora sutil este resultado pode representar um impacto positivo da disciplina sobre a percepção da docência entre os licenciados de ciências biológicas. Além disso, entre as desvantagens atribuídas a carreira docente, a desvalorização profissional foi a mais relatada tanto no início (65,25%), quanto ao final da disciplina (68,51%). Já em relação às vantagens, a responsabilidade social foi a mais relatada no início da disciplina (34,89%), com aumento para 48,08%, ao final da disciplina. Estes resultados reforçam a necessidade de intervenções mais assertivas durante a graduação, a exemplo de outras em curso na UFRN, com vistas a elevar a motivação e permanência do estudante no curso com diminuição da taxa de evasão. Estas intervenções representam estatratégias para que a UFRN alcance a meta 1 proposta no PDI (2010-2019) que trata da elevação da taxa de conclusão dos cursos de graduação, além de assumir o que foi proposto no projeto pedagógico institucional que versa sobre as políticas de ensino de graduação. Em consonância com as metas institucionais do PDI, em 2016 foi elaborado um plano de metas para o desenvolvimento dos cursos de graduação do Centro de Biociências (2016-2019). O plano de metas foi elaborado a partir do fórum anual de graduação promovido pela direção do centro de biociências e organizado pela assessoria acadêmica da unidade. Neste fórum participaram os coordenadores dos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (EaD), Biomedicina, Ecologia e Engenharia de Aquicultura. O documento visa orientar as políticas de graduação do Centro de Biociências, a luz do Plano de desenvolvimento Institucional e demais ferramentas norteadoras das políticas públicas em educação no Brasil, contribuindo para melhoria dos indicadores dos cursos de graduação do centro e otimizando as ações da gestão. Entre as metas apresentadas no documento, destacamos a que se refere à ampliação da qualificação dos cursos do CB e as estratégias que apontam a necessidade de acompanhamento dos egressos no mercado de trabalho, a fim de estabelecer maior interface entre o perfil formativo e o mercado. Nesse sentido, o evento proposto pretende propiciar um espaço de discussão e reflexão entre os licenciandos, os docentes, com destaque para aqueles que atuam nas licenciaturas, e os egressos da UFRN, ora em exercício nas escolas do estado. Por meio desta atividade espera-se estimular novas práticas pedagógicas ativando o potencial criativo de alunos e professores com a valorização na área da docência.
14h30 AberturaBoas vindas e Apresentação do eventoProfa. Dra. Magnólia Araújo (DMP)14h45 Relato“O diagnóstico do ensino no Centro de Biociências”Prof. Dr. Expedito Silva Junior (Coordenador Pedagógico do CB)15h15 Módulo Temático“Tendências atuais para o ensino na área de biociências”Mediador(a) Profa. Dra. Carolina Azevedo (DFS)Profa. Dra. Silvia Groto - A inserção da temática natureza da ciência no ensino da área de biociências:uma necessidade formativa dos futuros professoresProf. Dr. Elizeu Antunes - Aula laboratorial: prática ou experimental?Profa. Dra. Magnólia Araújo - Educação para a sustentabilidade no ensino de BiologiaProfa. Dra. Aline Mattos - Estudos Culturais e Educação16h15 - 16h30 Intervalo16h30 Roda de conversa“Relatos de experiência sobre vivências exitosas em ensino de ciências e biologia”Mediador(a) Profa. Dra Rute Alves (CE)Responsáveis: Profa. Emily Alves da Costa, Profa. Sandra Cortez, Profa. Dra. Fívia Lopes (DFS) eProfa. Dra. Luciana da Matta (DBQ)17h45Mostra de produtos educacionais (PIBID, PPGECNM, PRODEMA)Lançamento do Livro “Monteiro Lobato no Ensino de Ciências”Autores: Silvia Regina Groto e André Ferrer P. Martins18h45 PalestraProfa. Dra. Marta Pernambuco (CE)20h Painel“Possibilidades de projetos relacionados à formação docente em andamento no Centro de Biociências”Mediador(a) Profa. Dra. Magnólia Araújo (DMP)Expositores: professores do CB que coordenam projetos de ensinoPIBID (Giuliana Paiva/Ivaneide Soares), Parque das Ciências (Rute Alves), PPGECNM (Ivanise Guimarães),Museu de Ciências Morfológicas (Simone Almeida)21h Encerramento
docentes, discentes e técnicos
Professores do ensino básico egressos da UFRN
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