A região nordeste, especialmente o Estado do Rio Grande do Norte (RN), apresenta carência significativa no setor de formação de profissionais qualificados nas áreas da Engenharia de Materiais, e o DEMAT – UFRN é uma insituição com pronunciada importância na formação de mão de obra especializada.
Devido ao limitado parque industrial existente no RN, existe uma grande dificuldade, por parte dos alunos, em encontrar inserção profissional nessa região. Tal fato também representa um grande desafio para o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFRN, já que a aproximação entre o setor industrial e os projetos de pesquisa nem sempre é viabilizada.
O IV Workshop Internacional de Engenharia de Materiais prevê a organização de palestras técnicas ministradas por profissionais atuantes nas indústrias e instituições de ensino e de pesquisa relacionadas à Engenharia de Materiais. Por meio de palestras proferidas por profissionais de referência atuantes nas áreas de materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos, espera-se proporcionar aos alunos matriculados, ingressantes e interessados no curso de Engenharia de Materiais da UFRN, a criação de uma perspectiva do mercado de trabalho e de possibilidades de atuação para um engenheiro de materiais.
Serão organizadas palestras técnicas ministradas por profissionais atuantes nas indústrias e instituições de ensino e de pesquisa relacionadas à Engenharia de Materiais. Além das palestras com membros de empresa e de universidades renomadas da área de engenharia de materiais, serão também oferecidas uma mesa-redonda no final de um dos dias do evento, visando motivar a discussão de um tema bastante atual e importante na formação e atuação do engenheiro de materiais. O público alvo são alunos de graduação com maior profundidade conceitual da área de engenharia de materiais. A programação preliminar do Workshop pode ser visualizada na Tabela abaixo:
Período
07/11
08/11
09/11
10/11
7:30-8:30
Credenciamento
8:30-9:30
Sessão de abertura do evento
Clarissa Loureiro (Presidente do IEE WIE – Women in Engineering)
“Mulheres nas áreas de tecnologias”
Cláudio Alves de Siqueira Filho
(UFPB)
“Processamento de ligas não ferrosas via solidificação direcional e squeeze casting”
Mauricio Barros “Johnson & Johnson Medical Brasil”
“Conhecendo a Johnson & Johnson: você pode fazer parte do nosso time”
9:30-10:30
Lorena Vieira (BEMIS Latin America)
“A Bemis está na sua vida e na vida de todo mundo”
Giscardi Souza (BRASKEM)
“Atuação do engenheiro de materiais na indústria petroquímica”
Luis Gustavo Pagotto Simões
(NANOX)
“Design de microbiocidas inorgânicos”
Pedro Lavela Cabello
(Universidade de Cordoba)
“Novos materiais para baterias de íons Li e Na)
10:30-11:00
Intervalo
11:00-12:00
Josiane Dantas Viana Barbosa (SENAI CIMATEC)
“Biomateriais poliméricos e seus desafios frente à indústria da saúde”
Mesa redonda
“Empreendedorismo, gestão de qualidade e engenharia”
Conrado Ramos Moreira Afonso (UFSCar)
“Ligas Beta de Ti para aplicações biomédicas”
Sessão de encerramento
Alunos de graduação e pós-graduação do curso de Engenharia de Materiais
Empresas
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.19.5