Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 02 de Maio de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: (DES)CORTESIA EM FOCO
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 50
Período de Realização: 06/03/2017 a 10/03/2017
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE LETRAS Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: AUDITÓRIO 1 - POLÍTICAS PÚBLICAS E AUDITÓRIO "D" - CCHLA
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: DIVULGAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 20 Quantidade de Vagas: 50
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91804266

Resumo

 

O curso (DES)CORTESIA EM FOCO oportuniza aos discentes do curso de graduação em Letras e ao Programa em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bem como ao público externo, como professores, pesquisadores e discentes da área da linguagem o estudo das noções de cortesia e descortesia e as principais correntes teóricas que abordam o assunto. 

 


Programação

 

 

 

Título: (DES)CORTESIA EM FOCO

Ministrante: Prof. Dr. Luiz Antônio da Silva – USP

 

Local: Auditório  1 – Políticas Públicas – CCHLA  - (6 de março de 2017) e Auditório  ‘D’ – CCHLA – (7 a 10 de março de 2017)

Horário: 14h às 18h

Período: 6 a 10 de março de 2017

 

Ementa

 O objetivo central deste curso é estudar as noções de cortesia e descortesia e as principais correntes teóricas que abordam o assunto.

 

Programa

 1. Considerações sobre o termo

1.1. Cortesia ou polidez?

1.2. Etimologia dos termos

1.3. Cortesia, descortesia, anticortesia

2. Teorias da Cortesia

2.1. O Princípio de Cooperação de Grice

2.2. Lakoff e as Máximas de Cortesia

2.3. Goffman e a noção de face

2.4. Leech e a relação custo/benefício

2.5. Brown e Levinson e a preservação das faces

 

Bibliografia básica

 BROWN, Penélope & LEVINSON, Stephen C. (1987). Politeness. Some universals in language use. Cambridge: Cambridge University Press.

 

FÁVERO, Leonor; ANDRADE, Maria Lúcia C.V.O. & AQUINO, Zilda G. O. (2000). Papéis discursivos e estratégias de polidez nas entrevistas de televisão. Veredas, 4:67-89.

 

FRASER, Bruce (1980). Conversacional Mitagation. Journal of Pragmatics, 4:341-350.

 

FRASER, Bruce (1990). Perspectives on Politeness. Journal of Pragmatics, 14: 219-236.

 

GOFFMAN, Erving (1970). Ritual de la interacción. Buenos Aires: Tiempo Contemporáneo.

 

GRICE, Herbert P. (1982). Lógica e Conversação. In: DASCAL, Marcelo (Org.).

Fundamentos metodológicos da Linguística. Campinas: Ed. Particular, vol. IV, p. 81-103.

 

HAVERKATE, Henk (1994). La cortesia verbal. Madri: Gredos.

 

KERBRAT-ORECCHIONI, C. (1995). Pour une approche contrastive Du fonctionnement des conversations. In: SACRISTÁN, S.H.; LÉPINETTE, B. & SALDANYA, M.P. (Eds.). Aspects de la reflexió i de la praxi interlingüística. Valência: Universitat de València, p.25-41.

 

LAKOFF, Robin (1989). The limits of politeness: therapeutic and courtroom discourse. Journal of cross-cultural and interlanguage communication, 8 (2/3).

 

LAKOFF, Robin (1998). La lógica de la cortesía, o acuérdate de dar las gracias. In: JULIO, María Teresa & MUÑOZ, Ricardo (Comp.). Textos clásicos de Pragmática. Madri: Arco/Libros, p.259-278.

 

LEECH, Geoffrey N. (1997). Principios de Pragmática. Logroño: Universidad de la Rioja.

MEIER, A.J. (1995). Passages of politeness. Journal of Pragmatics, 24 (4).

 

PRETI, Dino (2008). Cortesia verbal. São Paulo: Humanitas.

 

SILVA, Luiz Antônio da (1997). Interação no discurso de sala de aula. Tese de doutorado. São Paulo: FFLCH da USP, São Paulo.

 

SILVA, Luiz Antônio da (1998). Polidez na interação professor/aluno. In: PRETI, Dino (Org.).(1988). Estudos de língua falada: variações e confrontos.  São Paulo: Humanitas, p.109-130.

 

SILVA, Luiz Antônio da (2002). Estruturas de participação e interação na sala de aula. In: PRETI, Dino (Org.) (2002). Interação na fala e na escrita. São Paulo: Humanitas, p.179-203.

 

SILVA, Luiz Antônio da (2005a). O diálogo professor/aluno na aula expositiva. In: PRETI, Dino (2005). Diálogos na fala e na escrita. São Paulo: Humanitas, p.19-44.

 

SILVA, Luiz Antônio da (2008). Cortesia e formas de tratamento. In: PRETI, Dino (2008). Cortesia verbal. São Paulo: Humanitas, p.157-192.


Públicos Alvo

Interno:

Discentes do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem - PPgEL e de graduação em Letras - UFRN


Externo:

Discentes, professores e pesquisadores da área da linguagem



Membros da Equipe

  LUIZ ANTONIO DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LUIS ALVARO SGADARI PASSEGGI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  CELIA MARIA DE MEDEIROS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao v4.12.19