O curso (DES)CORTESIA EM FOCO oportuniza aos discentes do curso de graduação em Letras e ao Programa em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bem como ao público externo, como professores, pesquisadores e discentes da área da linguagem o estudo das noções de cortesia e descortesia e as principais correntes teóricas que abordam o assunto.
Título: (DES)CORTESIA EM FOCO
Ministrante: Prof. Dr. Luiz Antônio da Silva – USP
Local: Auditório 1 – Políticas Públicas – CCHLA - (6 de março de 2017) e Auditório ‘D’ – CCHLA – (7 a 10 de março de 2017)
Horário: 14h às 18h
Período: 6 a 10 de março de 2017
Ementa
O objetivo central deste curso é estudar as noções de cortesia e descortesia e as principais correntes teóricas que abordam o assunto.
Programa
1. Considerações sobre o termo
1.1. Cortesia ou polidez?
1.2. Etimologia dos termos
1.3. Cortesia, descortesia, anticortesia
2. Teorias da Cortesia
2.1. O Princípio de Cooperação de Grice
2.2. Lakoff e as Máximas de Cortesia
2.3. Goffman e a noção de face
2.4. Leech e a relação custo/benefício
2.5. Brown e Levinson e a preservação das faces
Bibliografia básica
BROWN, Penélope & LEVINSON, Stephen C. (1987). Politeness. Some universals in language use. Cambridge: Cambridge University Press.
FÁVERO, Leonor; ANDRADE, Maria Lúcia C.V.O. & AQUINO, Zilda G. O. (2000). Papéis discursivos e estratégias de polidez nas entrevistas de televisão. Veredas, 4:67-89.
FRASER, Bruce (1980). Conversacional Mitagation. Journal of Pragmatics, 4:341-350.
FRASER, Bruce (1990). Perspectives on Politeness. Journal of Pragmatics, 14: 219-236.
GOFFMAN, Erving (1970). Ritual de la interacción. Buenos Aires: Tiempo Contemporáneo.
GRICE, Herbert P. (1982). Lógica e Conversação. In: DASCAL, Marcelo (Org.).
Fundamentos metodológicos da Linguística. Campinas: Ed. Particular, vol. IV, p. 81-103.
HAVERKATE, Henk (1994). La cortesia verbal. Madri: Gredos.
KERBRAT-ORECCHIONI, C. (1995). Pour une approche contrastive Du fonctionnement des conversations. In: SACRISTÁN, S.H.; LÉPINETTE, B. & SALDANYA, M.P. (Eds.). Aspects de la reflexió i de la praxi interlingüística. Valência: Universitat de València, p.25-41.
LAKOFF, Robin (1989). The limits of politeness: therapeutic and courtroom discourse. Journal of cross-cultural and interlanguage communication, 8 (2/3).
LAKOFF, Robin (1998). La lógica de la cortesía, o acuérdate de dar las gracias. In: JULIO, María Teresa & MUÑOZ, Ricardo (Comp.). Textos clásicos de Pragmática. Madri: Arco/Libros, p.259-278.
LEECH, Geoffrey N. (1997). Principios de Pragmática. Logroño: Universidad de la Rioja.
MEIER, A.J. (1995). Passages of politeness. Journal of Pragmatics, 24 (4).
PRETI, Dino (2008). Cortesia verbal. São Paulo: Humanitas.
SILVA, Luiz Antônio da (1997). Interação no discurso de sala de aula. Tese de doutorado. São Paulo: FFLCH da USP, São Paulo.
SILVA, Luiz Antônio da (1998). Polidez na interação professor/aluno. In: PRETI, Dino (Org.).(1988). Estudos de língua falada: variações e confrontos. São Paulo: Humanitas, p.109-130.
SILVA, Luiz Antônio da (2002). Estruturas de participação e interação na sala de aula. In: PRETI, Dino (Org.) (2002). Interação na fala e na escrita. São Paulo: Humanitas, p.179-203.
SILVA, Luiz Antônio da (2005a). O diálogo professor/aluno na aula expositiva. In: PRETI, Dino (2005). Diálogos na fala e na escrita. São Paulo: Humanitas, p.19-44.
SILVA, Luiz Antônio da (2008). Cortesia e formas de tratamento. In: PRETI, Dino (2008). Cortesia verbal. São Paulo: Humanitas, p.157-192.
Discentes do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem - PPgEL e de graduação em Letras - UFRN
Discentes, professores e pesquisadores da área da linguagem
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