Em 2017, a graduação em Jornalismo da UFRN sai da condição de habilitação do campo da Comunicação Social para adquirir a forma autônoma de curso, como prevê a Resolução Consepe n. 211, de 29 de novembro de 2016. A nova matriz, prevista no Projeto Pedagógico do Curso, formulado em 2016, atende às Diretrizes Curriculares Nacionais da Graduação em Jornalismo (bacharelado), instituídas pelo Conselho Nacional de Educação por meio da Resolução CNE/CES n.1, de 27 de setembro de 2013, destacando-se a inclusão do estágio curricular supervisionado, a elevação da carga horária e a articulação do curso em torno da fundamentação humanística, específica e contextual, além da prática laboratorial e formação profissional.
Neste contexto, estamos propondo a realização daquela que será a 1a Semana do Curso de Jornalismo da UFRN. O evento, cuja temática abrange os novos formatos e novas linguagens no jornalismo, incluirá conferência de abertura com o jornalista investigativo Leandro Fortes, e mesas redondas, que versarão sobre a temática central, bem como sobre os desafios do meio impresso frente às mídias digitais, rumos da comunicação contra-hegemônica, e as relações entre jornalismo e literatura.
A programação inclui, ainda, mostra de documentários, exposição de fotojornalismo, oficinas de edição em vídeo, fotografia e escrita criativa; oportunidades para os estudantes, e lançamento de livros - entre eles o e-book “Jornalistas e escritores do RN: entrevistas”, que reúne produções dos estudantes de Jornalismo da UFRN.
Com o apoio fundamental da direção do CCHLA e chefia do Decom, a organização da semana pretende mobilizar todos os docentes da área, o conjunto dos estudantes, os servidores técnico-administrativos do Decom, o Centro Acadêmico Berilo Wanderley, as bases de pesquisa e o PPGEM – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia.
SOBRE OS CONVIDADOS
Professores, ex-professores, pesquisadores e jornalistas atuantes no mercado estão entre os convidados da 1ª Semana do Curso de Jornalismo da UFRN. Desses, quatro profissionais atuam fora de Natal: Leandro Fortes, da Agência CobraCriada, de Brasília: Fernando Firmino da Silva, professor da UFPB, em João Pessoa; Esdras Marchezan, professor da UERN, em Mossoró; e William Robson Cordeiro, doutorando da UFSC e também de Mossoró. Todos já confirmaram presença no evento.
Leandro Fortes é jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é diretor executivo da agência digital CobraCriada - #InteligênciaEmRede, empresa especializada em criação de sistemas de comunicação via redes sociais. Foi repórter do Correio Braziliense, Estado de S.Paulo, Zero Hora, Jornal do Brasil, O Globo, revista Época, TV Globo e CartaCapital. Na Radiobrás (atual EBC), foi chefe da Agência Brasil e comentarista da Voz do Brasil, da Rádio Nacional. É criador do curso de jornalismo online do Senac do Distrito Federal, diretor da Escola Livre de Jornalismo e foi professor do curso de Jornalismo do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). É autor dos livros "Cayman: o dossiê do medo" (2002, Editora Record), "Fragmentos da Grande Guerra" (2004, Editora Record), "Jornalismo investigativo" (2005, Editora Contexto), "O Brasil no contexto" (co-autor, 2007, Editora Contexto), "Políticos ao entardecer" (co-autor, 2007, Editora Cultura) e "Os segredos das redações" (2008, Editora Contexto). Pela Editora Senac-DF, publicou os livros "Beirute - Aromas, Amores e Sabores" (2004), "O Bistrô de Alice" (2005), "Gula D'África" (2007) e “Louco por café” (2009).
O jornalista Esdras Marchezan é mestre em Comunicação e professor do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Atualmente coordena o projeto Repórter de Rua, um coletivo independente de reportagem nascido em Mossoró, em 2013. Hoje, o coletivo conta com uma equipe de dez colaboradores, entre jornalistas, produtores audiovisuais, fotógrafos, designers e estudantes universitários. Nesse período, o Repórter de Rua produziu uma série de reportagens especiais, entre elas “Resistência em Palmares”, “Garimpeiros: vida e morte embaixo da terra”, e “Uma delícia de negócio”. Com elas, a equipe conquistou cinco prêmios de jornalismo (BNB, TRT/RN, Massey Fergusson, Fiern e Ministério Público do Trabalho).
O professor Fernando Firmino da Silva é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. É docente da graduação em Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, da Universidade Federal da Paraíba. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade – MOBJOR. Coordena o projeto de pesquisa "Narrativas com tecnologias móveis em vídeos de 360 graus: Realidade Virtual Imersiva e inovação no jornalismo" (CNPq). É autor do livro "Jornalismo móvel" (editora EDUFBA, 2015), organizador do livro “Transmutações no Jornalismo” (EDUEPB, 2016) e co-organizador do livro "Metamorfoses Jornalísticas 2: a reconfiguração da forma" (Editora EDUNISC, 2009).
O jornalista Willian Robson Cordeiro é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (POSJOR/UFSC), com ênfase em Tecnologias, Linguagens e Inovação no Jornalismo. Mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEM/UFRN), é graduado em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela UERN. Foi diretor de redação dos jornais de Fato e Gazeta do Oeste, ambos do RN. Autor do livro "Infografia interativa na redação - O exemplo do Diário do Nordeste", integra o Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (NEPHI-Jor).
Dia 9 de maio, terça-feira
Hora
Temas
Convidados
13h às 15h
Mostra de documentários
Responsável: Profa Maria Angela Pavan/Centro Acadêmico
15h15
Exposição de fotojornalismo (abertura)
Responsáveis: Prof. Itamar Nobre e Daniel Meirinho
18h30
Mesa de abertura
Prof. Maria das Graças Soares (Diretora do CCHLA)
Prof. Sebastião Faustino (Vice-diretor do CCHLA)
Prof. Ronaldo Neves (Chefe do Decom)
Profa. Kenia Maia (coordenadora do curso de Jornalismo)
19h
Conferência de abertura
Título: As práticas jornalísticas no cenário da comunicação em rede
Coordenação: Prof. Daniel Dantas (UFRN)
Jornalista Leandro Fortes (Agência CobraCriada)
Dia 10 de maio, quarta-feira
13h às 15h15
Profa Angela Pavan / Centro Acadêmico
15h30 às 17h30
Oficina de fotografia
Vanessa Paula Trigueiro (IFRN)
17h30 às 19h
Lançamento de livros
Autores
Mesa redonda: Novos formatos e novas linguagens no jornalismo
Coordenação: Profa. Socorro Veloso
Professor Fernando Firmino (UFPB), professor Esdras Marchezan (UERN), doutorando William Robson Cordeiro (UFSC),
Dia 11 de maio, quinta-feira
14h às
16h
Oficina de edição em vídeo
Bernardo Luiz (TV Tribuna)
16h30 às 18h45
Oportunidades para estudantes de Jornalismo
Bolsas de iniciação científica, mobilidade no Brasil e exterior, TV Universitária, estágio, projetos de extensão, projetos de monitoria
Professor Itamar Nobre, coordenador da Agência Fotec; professor José Zilmar, superintendente da TV Universitária; jornalista Cézar Barros, da FM Universitária; professora Valquíria Kneipp, vice-coordenadora do PPGEM; representante da Secretaria de Relações Internacionais; Carla Menezes, estudante de graduação
Mesa redonda: Desafios para o suporte impresso em tempos de expansão das mídias digitais
Coordenação: Prof. Lilian Muneiro
Jornalista Themis Lima (Editora Tribo), jornalista Carlos Magno (Novo Jornal), jornalista Fábio Farias (Apartamento 702)
Dia 12 de maio, sexta-feira
14 às
Oficina de escrita criativa
Professora Michelle Ferret
16h30 às18h30
Mesa redonda: A agenda dos coletivos de comunicação contra-hegemônica
Coordenação: Prof. Juciano Lacerda
Representantes do Mídia Ninja, Levante Popular da Juventude e Jornalistas Livres
Mesa redonda: Jornalismo e literatura no Rio Grande do Norte. Apresentação do e-book “Jornalistas e escritores: entrevistas”
Coordenação: Prof. Antonino Condorelli
Professores Emanoel Barreto,Josimey Costa, Adriano Gomes, e jornalista Gustavo Sobral
Estudantes e professores do curso de Jornalismo
Profissionais de Jornalismo
2019 - Tela Livre: educação, produção e distribuição audiovisual
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.19.6_1