Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: 1a Semana do Curso de Jornalismo da UFRN. Temática: "Novos formatos e linguagens no jornalismo"
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 68 Público Estimado: 400
Período de Realização: 08/05/2017 a 12/05/2017
Área Principal: COMUNICAÇÃO Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Auditório do Decom
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Tipo do Evento: SEMANA DE ESTUDOS Carga Horária: 40 Quantidade de Vagas: 400
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91803621

Resumo

Em 2017, a graduação em Jornalismo da UFRN sai da condição de habilitação do campo da Comunicação Social para adquirir a forma autônoma de curso, como prevê a Resolução Consepe n. 211, de 29 de novembro de 2016. A nova matriz, prevista no Projeto Pedagógico do Curso, formulado em 2016, atende às Diretrizes Curriculares Nacionais da Graduação em Jornalismo (bacharelado), instituídas pelo Conselho Nacional de Educação por meio da Resolução CNE/CES n.1, de 27 de setembro de 2013, destacando-se a inclusão do estágio curricular supervisionado, a elevação da carga horária e a articulação do curso em torno da fundamentação humanística, específica e contextual, além da prática laboratorial e formação profissional.

Neste contexto, estamos propondo a realização daquela que será a 1a Semana do Curso de Jornalismo da UFRN. O evento, cuja temática abrange os novos formatos e novas linguagens no jornalismo, incluirá conferência de abertura com o jornalista investigativo Leandro Fortes, e mesas redondas, que versarão sobre a temática central, bem como sobre os desafios do meio impresso frente às mídias digitais, rumos da comunicação contra-hegemônica, e as relações entre jornalismo e literatura.

A programação inclui, ainda, mostra de documentários, exposição de fotojornalismo, oficinas de edição em vídeo, fotografia e escrita criativa; oportunidades para os estudantes, e lançamento de livros - entre eles o e-book “Jornalistas e escritores do RN: entrevistas”, que reúne produções dos estudantes de Jornalismo da UFRN.

Com o apoio fundamental da direção do CCHLA e chefia do Decom, a organização da semana pretende mobilizar todos os docentes da área, o conjunto dos estudantes, os servidores técnico-administrativos do Decom, o Centro Acadêmico Berilo Wanderley, as bases de pesquisa e o PPGEM – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia.

 

SOBRE OS CONVIDADOS

 

Professores, ex-professores, pesquisadores e jornalistas atuantes no mercado estão entre os convidados da 1ª Semana do Curso de Jornalismo da UFRN. Desses, quatro profissionais atuam fora de Natal: Leandro Fortes, da Agência CobraCriada, de Brasília: Fernando Firmino da Silva, professor da UFPB, em João Pessoa; Esdras Marchezan, professor da UERN, em Mossoró; e William Robson Cordeiro, doutorando da UFSC e também de Mossoró. Todos já confirmaram presença no evento.

Leandro Fortes é jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é diretor executivo da agência digital CobraCriada - #InteligênciaEmRede, empresa especializada em criação de sistemas de comunicação via redes sociais. Foi repórter do Correio Braziliense, Estado de S.Paulo, Zero Hora, Jornal do Brasil, O Globo, revista Época, TV Globo e CartaCapital. Na Radiobrás (atual EBC), foi chefe da Agência Brasil e comentarista da Voz do Brasil, da Rádio Nacional. É criador do curso de jornalismo online do Senac do Distrito Federal, diretor da Escola Livre de Jornalismo e foi professor do curso de Jornalismo do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). É autor dos livros "Cayman: o dossiê do medo" (2002, Editora Record), "Fragmentos da Grande Guerra" (2004, Editora Record), "Jornalismo investigativo" (2005, Editora Contexto), "O Brasil no contexto" (co-autor, 2007, Editora Contexto), "Políticos ao entardecer" (co-autor, 2007, Editora Cultura) e "Os segredos das redações" (2008, Editora Contexto). Pela Editora Senac-DF, publicou os livros "Beirute - Aromas, Amores e Sabores" (2004), "O Bistrô de Alice" (2005), "Gula D'África" (2007) e “Louco por café” (2009).

O jornalista Esdras Marchezan é mestre em Comunicação e professor do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Atualmente coordena o projeto Repórter de Rua, um coletivo independente de reportagem nascido em Mossoró, em 2013. Hoje, o coletivo conta com uma equipe de dez colaboradores, entre jornalistas, produtores audiovisuais, fotógrafos, designers e estudantes universitários. Nesse período, o Repórter de Rua produziu uma série de reportagens especiais, entre elas “Resistência em Palmares”, “Garimpeiros: vida e morte embaixo da terra”, e “Uma delícia de negócio”. Com elas, a equipe conquistou cinco prêmios de jornalismo (BNB, TRT/RN, Massey Fergusson, Fiern e Ministério Público do Trabalho).

O professor Fernando Firmino da Silva é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. É docente da graduação em Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, da Universidade Federal da Paraíba. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade – MOBJOR. Coordena o projeto de pesquisa "Narrativas com tecnologias móveis em vídeos de 360 graus: Realidade Virtual Imersiva e inovação no jornalismo" (CNPq). É autor do livro "Jornalismo móvel" (editora EDUFBA, 2015), organizador do livro “Transmutações no Jornalismo” (EDUEPB, 2016) e co-organizador do livro "Metamorfoses Jornalísticas 2: a reconfiguração da forma" (Editora EDUNISC, 2009).

O jornalista Willian Robson Cordeiro é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (POSJOR/UFSC), com ênfase em Tecnologias, Linguagens e Inovação no Jornalismo. Mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEM/UFRN), é graduado em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela UERN. Foi diretor de redação dos jornais de Fato e Gazeta do Oeste, ambos do RN. Autor do livro "Infografia interativa na redação - O exemplo do Diário do Nordeste", integra o Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (NEPHI-Jor).

 

 


Programação

Dia 9 de maio, terça-feira

 

Hora

Temas

Convidados

13h às 15h

Mostra de documentários

Responsável: Profa Maria Angela Pavan/Centro Acadêmico

15h15

Exposição de fotojornalismo (abertura)

Responsáveis: Prof. Itamar Nobre e Daniel Meirinho

18h30

 

 

 

Mesa de abertura

Prof. Maria das Graças Soares (Diretora do CCHLA)

Prof. Sebastião Faustino (Vice-diretor do CCHLA)

Prof. Ronaldo Neves (Chefe do Decom)

Profa. Kenia Maia (coordenadora do curso de Jornalismo)

19h

Conferência de abertura

Título: As práticas jornalísticas no cenário da comunicação em rede

 

Coordenação: Prof. Daniel Dantas (UFRN)

 

 

Jornalista Leandro Fortes (Agência CobraCriada)

 

 

 

 

 

Dia 10 de maio, quarta-feira

 

Hora

Temas

Convidados

13h às 15h15

Mostra de documentários

 

Profa Angela Pavan / Centro Acadêmico

15h30 às 17h30

Oficina de fotografia

 

Vanessa Paula Trigueiro (IFRN)

17h30 às 19h

Lançamento de livros 

Autores

19h

Mesa redonda: Novos formatos e novas linguagens no jornalismo

 Coordenação: Profa. Socorro Veloso

Professor Fernando Firmino (UFPB), professor Esdras Marchezan (UERN), doutorando William Robson Cordeiro (UFSC),

 

 Dia 11 de maio, quinta-feira

 

Hora

Temas

Convidados

14h às

16h

 Oficina de edição em vídeo

Bernardo Luiz (TV Tribuna)

 

16h30 às 18h45

 

Oportunidades para estudantes de Jornalismo

 

Bolsas de iniciação científica, mobilidade no Brasil e exterior, TV Universitária, estágio, projetos de extensão, projetos de monitoria

Professor Itamar Nobre, coordenador da Agência Fotec; professor José Zilmar, superintendente da TV Universitária; jornalista Cézar Barros, da FM Universitária; professora Valquíria Kneipp, vice-coordenadora do PPGEM; representante da Secretaria de Relações Internacionais; Carla Menezes, estudante de graduação

19h

 

Mesa redonda: Desafios para o suporte impresso em tempos de expansão das mídias digitais

Coordenação: Prof. Lilian Muneiro

 

 

Jornalista Themis Lima (Editora Tribo), jornalista Carlos Magno (Novo Jornal), jornalista Fábio Farias (Apartamento 702)

 

  Dia 12 de maio, sexta-feira

 

Hora

Temas

Convidados

14 às

16h

Oficina de escrita criativa

Professora Michelle Ferret

16h30 às18h30

Mesa redonda: A agenda dos coletivos de comunicação contra-hegemônica

Coordenação: Prof. Juciano Lacerda

Representantes do Mídia Ninja, Levante Popular da Juventude e Jornalistas Livres

 

19h

Mesa redonda: Jornalismo e literatura no Rio Grande do Norte. Apresentação do e-book “Jornalistas e escritores: entrevistas”

Coordenação: Prof. Antonino Condorelli

Professores Emanoel Barreto,Josimey Costa, Adriano Gomes, e jornalista Gustavo Sobral

 

 

 

  

 

 


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes e professores do curso de Jornalismo


Externo:

Profissionais de Jornalismo



Membros da Equipe

  GERMANO FREITAS GONÇALVES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  EVANDRO FERREIRA PAULINO
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  VALQUIRIA APARECIDA PASSOS KNEIPP
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  MICHELLE FERRET BADIALI
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  HELCIO PACHECO DE MEDEIROS
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  LUANA ALADIM DE LUNA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)

  JADEANNY ARRUDA SILVA DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  FERNANDO FIRMINO DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  MARIA APARECIDA RAMOS DA SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE

  ANDERSON LUIZ MOURA DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  JOAO VITOR DO NASCIMENTO FELIPE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  JOHN WILLIAN LOPES
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  DANIEL RODRIGO MEIRINHO DE SOUZA
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  RICARLA DA SILVA NOBRE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  TIAGO SILVA DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)

  VINICIUS FURTADO VELOSO DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  ALICE OLIVEIRA DE ANDRADE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  TALITA DE SOUZA FRAZAO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)

  ALLYNE CAMYLLA PAZ DE SOUZA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  NARYELLE KEYSE DE MEDEIROS LUCENA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  MICHELLE ARIANY DA SILVA PEREIRA MARTINS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)

  DANIEL DANTAS LEMOS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  STHEFANNY ARIANE DE ANDRADE ROSA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  KENIA BEATRIZ FERREIRA MAIA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  BEATRIZ NAVARRO ARAUJO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  MARIA BEATRIZ DE ARAÚJO LIMA PINTO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  LUCAS CORTEZ DANTAS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  MARINA RODRIGUES LOPES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  MARIA DO SOCORRO FURTADO VELOSO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  ESDRA MARCHEZAN SALES
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  ADRIANO LOPES GOMES
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  ALESSA DA SILVA OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  ANA CLARA BILRO MEDEIROS BARROS NERI
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  ANA FLÁVIA DE MELO SANÇÃO MANILHA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  WILLIAM ROBSON CORDEIRO SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  GUILHERME ARNAUD LOPES NUNES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  GALDINA DAYSE NASCIMENTO DE CARVALHO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  CLARICE NASCIMENTO DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ANA PAULA DA MOTTA BOTELHO GADELHA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  LETÍCIA SOARES DE MEDEIROS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  LILIAN CARLA MUNEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ITAMAR DE MORAIS NOBRE
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE

  RAIMUNDA ALINE LUCENA GOMES
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  DYEGO VIEIRA LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  JULLYENDSON DAVID LOPES DO VALE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  LEANDRO LIMA RIBEIRO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  RENATA DE FATIMA LEITE DUARTE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  JOAO BEZERRA DA COSTA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)

  SERGIO RICARDO SILVA DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  THAYANE GUIMARAES SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  ANTONINO CONDORELLI
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE

  TÁLISON FELIPE FERREIRA DE SENA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  MARCELO DA ROCHA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  MILKA GOMES DE MOURA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)

  KAMILA TUENIA DE OLIVEIRA COSTA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  TATIANE ALVES DE ARAUJO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  DOUGLAS VINICIUS SILVA DE LUCENA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)

  VITORIA LAIS SILVA SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  STEPHANIE MARIA DA COSTA COELHO HOLANDA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  JÉSSICA VITÓRIA MOURA CAVALCANTI CAMILO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)

  BETHISE CABRAL DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  HENRIQUE ALBERTO MENDES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  ELIS DEJANE DA SILVA LOPES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)

  ENDY MAHARA BANDEIRA DUARTE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  PEDRO HENRIQUE TORRES BEZERRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  MARIA LUIZA SILVA GUIMARAES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)

  RENAN CESAR SANTOS DE LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  ARTHUR ANTUNES CACHINA DO NASCIMENTO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  MARCELHA PEREIRA DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)

  JOSIMEY COSTA DA SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  PEDRO HENRIQUE ANDRADE DIAS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  RUY ALKMIM ROCHA FILHO
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE

  CEZAR MACEDO BARROS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  JOSE ZILMAR ALVES DA COSTA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  TACIANA DE LIMA BURGOS
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE

  LEONARDO DA VINCI FIGUEIREDO DA CUNHA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  JOÃO PEDRO DE SOUZA PATRÍCIO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  MANOEL ATAIDE DE MELO NETO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  ANNA CAROLINA SANTANA DO VALE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  HILDA DA CAMARA MARTINS VASCONCELOS DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  JOAO BATISTA DA COSTA JUNIOR
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  BEATRIZ SILVA DO NASCIMENTO MORAIS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  LETICIA DANTAS DE LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ELIZA HIKARY NUNES CHAVES DE ASSIS ROSA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  FILIPE CORDEIRO CABRAL
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  NÍNIVE LUARA DE ARAÚJO PAIVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ANTHONY MATTEUS DA CUNHA FERNANDES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  LUIZ GUSTAVO NUNES RIBEIRO DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  LEANDRO BOAVISTA FORTES
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  CLERCIO SILVA RODRIGUES DE SOUSA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  SEBASTIAN FAUSTINO PEREIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  MARIA DAS GRAÇAS GALVÃO PINTO COELHO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  RONALDO MENDES NEVES
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  JUCIANO DE SOUSA LACERDA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  MARIA ANGELA PAVAN
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)


Ações das quais faz parte

2019 - Tela Livre: educação, produção e distribuição audiovisual


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.19.6_1