O SAGA 2.0, maior evento de cultura pop do Rio Grande do Norte, aconteceu nos dias 15 e 16 de outubro de 2016 na Arena das Dunas. O evento dispôs, através de uma parceria com o Instituto Metrópole Digital da UFRN de um espaço aberto aos seus 8700 visitantes chamado de Espaço Futuro. Nesse espaço, os participantes poderiam dedicar um tempo de suas participações no evento para conhecer melhor a área de desenvolvimento de jogos, design e criação audiovisual em geral através de palestras proferidas por professores da UFRN e do SENAC, também parceiro do evento. Além disso, algumas SpeedRuns aconteceram na mesma sala a fim de descontrair o ambiente e trazer um pouco do conhecimento envolvido nessa modalidade de jogos.
Ao longo dos dois dias, a UFRN participou do evento com quatro palestras em temas relacionados ao desenvolvimento e design de jogos no espaço futuro. Além disso, foi exposto os frutos de um de seus projetos de extensão chamado Oficina Lúdica, onde levamos à arena um jogo desenvolvido durante o projeto para que os participantes do evento pudessem testar, opinar e ajudar na fase de balanceamento do jogo. Por fim, foram também expostos dois jogos desenvolvidos por alunos do IMD, no espaço Indies Alley. As três ações atingiram o seu objetivo de divulgar as iniciativas relacionadas ao desenvolvimento de jogos que acontecem no IMD e também atrair o interesse de jovens estudantes ao curso técnico ofertado pelo Instituto.
O Espaço Futuro funcionou durante os dois dias de evento, das 10h30 às 19 horas e contou com as seguintes palestras dos professores da UFRN:
Sábado, 15/10
* 17:00 às 18:00 - De Matrix a Pokemon Go: As oportunidades da Realidade Virtual e Aumentada - Prof. MSc. Alyson Souza* 18:00 às 19:00 - O game designer como criador de mundos - Prof. Dra. Arlete dos Santos Petry
Domingo, 16/10
* 17:00 às 18:00 - Ser Designer! - Prof. Dr. José Guilherme Santa Rosa* 18:00 às 19:00 - Personagens inteligentes nos jogos? De onde vem esta inteligência no modo fácil ao ultra hard? - Prof. Dr. Charles Madeira
Além disso, tivemos o funcionamento contínuo, nos dois dias, do espaço para testes do jogo de tabuleiro e a exposição dos jogos digitais no Indies Alley.
Alunos da UFRN interessados em Jogos, Design e Criação Audiovisual
Participantes do SAGA 2.0, de todas as idades, interessados em Jogos, Design e Criação Audiovisual
Palestra do Prof. Dr. Charles Madeira no Espaço Futuro do SAGA 2.0
Parte do Público Presente na Palestra do Prof. Alyson Souza
Palestra do Prof. MSc. Alyson Souza no Espaço Futuro do SAGA 2.0
Palestra da Prof. Dra. Arlete Petry no Espaço Futuro do SAGA 2.0
Rodada de Playtest do Boardgame exposto por Tiago Rossini
Palestra do Prof. Dr. José Guilherme Santa Rosa no Espaço Futuro do SAGA 2.0
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