Os avanços tecnológicos tem proporcionado o desenvolvimento de diversas aplicações e equipamentos que são cada dia mais presentes no cotidiano das pessoas. Apenas para exemplificar, temos celulares com grande capacidade de processamento, casas inteligentes, carros autônomos, drones, aplicativos para análise do trânsito, monitoramento remoto de pacientes, etc. Neste sentido, pesquisadores têm chegado a um consenso que a próxima geração de profissionais das mais diversas áreas terão que lidar com essas tecnologias cujo o cerne é vinculado à programação de computadores. Assim, é vital para o desenvolvimento do país que tal conhecimento seja fomentado nas escolas desde os primeiros anos de ensino, alfabetizando tecnologicamente as futuras gerações das mentes transformadoras da nossa realidade. Neste sentido, o presente projeto visa dar continuidade ao projeto de extensão desenvolvido no segundo semestre de 2015, pretendendo ser uma estratégia complementar aos ensinamentos dados cotidianamente aos alunos do Núcleo de Educação da Infância (NEI) da UFRN através da inserção da tecnologia na sala de aula. Para isso, propõe-se o ensino de programação de computadores baseado em técnicas lúdicas de Aprendizado Baseado em Jogos (ou Game-based Learning) [Prensky 2007], aproveitando da predisposição e interesse que os jovens têm atualmente pelos jogos digitais. O projeto de 2015 possibilitou inserirmos os conceitos de programação de computadores para duas turmas de alunos do NEI, sendo uma do 2º ano e outra do 3º ano do ensino fundamental I. Isto permitiu avançarmos bastante na tarefa de concientização dos docentes do NEI e dos pais das crianças uma vez que os primeiros resultados indicaram ter havido uma influência significativa no desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico e cognitivo das crianças que participaram do projeto. Esses resultados foram apresentados em uma mesa-redonda que teve como tema os desafios do uso de jogos digitais como ferramentas pedagógicas, ocorrida no I Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EpoGames 2015). Decorrente dos resultados obtidos no projeto anterior tanto no que consiste à aplicação da metodologia por nós efetuada quanto ao interesse demonstrado pelos alunos, docentes e pais pelo nosso trabalho, a atual proposta pretende dar continuidade aos trabalhos realizados, expandindo a aplicação da metodologia do Aprendizado Baseado em Jogos para todas as turmas do NEI. Ao final do projeto espera-se criar uma massa crítica de conhecimento entre professores e alunos de graduação de forma que o fomento ao aprendizado das técnicas de programação no ensino fundamental possa ter continuidade. Alguns frutos já estão sendo colhidos neste sentido pois, após os primeiros resultados obtidos, gestores de escolas públicas do Estado têm se mostrado interessados em inserir tal experiência em seus estabelecimentos. Adicionalmente, é desejado que o espírito empreendedor e de trabalho em grupo seja massificado entre os alunos de ensino fundamental do NEI.
Alunos e professores do ensino fundamental do NEI-UFRN
Alunos e professores do ensino básico de escolas públicas e privadas
2025 - Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional
2019 - Empoderamento de alunos e professores através de jogos educacionais digitais e pensamento computacional
Execução da metodologia em sala de aula 1
Execução da metodologia em sala de aula 2
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