A falta de conhecimento aprofundado sobre as diversas profissões que são estudadas pelos centros, departamentos e unidades acadêmicas especializadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se torna um problema no momento em que jovens alunos concluintes do ensino médio precisam escolher a profissão que exercerão durante grande parte das suas vidas. As estatísticas atuais mostram que existem taxas de evasão consideráveis nos cursos de nível superior no Brasil, principalmente no contexto da área tecnológica. Na UFRN, este fato não é diferente, tornando-se assim um grande problema para os alunos que descobrem tardiamente que o curso escolhido não é algo que realmente lhe agrada. Uma das consequências diretas dessa descoberta tardia é a grande taxa de evasão dos cursos. Portanto, é necessário que a UFRN atue junto aos alunos do ensino médio e fundamental, de forma a reduzir a evasão nos seus cursos de graduação. Para maximizar os resultados, faz-se necessário a utilização de diferentes estratégias de divulgação e esclarecimento. O presente projeto visa dar continuidade ao projeto de extensão desenvolvido no segundo semestre de 2015, pretendendo ser uma estratégia complementar às iniciativas já existentes da Pró-reitoria de Graduação em elucidar os alunos nas escolhas dos cursos. O projeto segue, assim, as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2010-2019 da UFRN, que visa contribuir com a diminuição da taxa de evasão e melhoria do nível de aproveitamento dos alunos de graduação. Para isso, propõe-se o desenvolvimento de um jogo digital sobre o campus da UFRN, chamado UFRN: The Video Game, no qual as diversas áreas de conhecimento estudadas na instituição serão representadas. O objetivo é disponibilizar tal jogo aos alunos do ensino básico para ajudar no processo de massificação do conhecimento gerado dentro desta instituição, aproveitando da predisposição e interesse que os jovens têm atualmente pelos jogos digitais. O projeto de 2015 possibilitou a geração de um primeiro design conceitual do jogo, a criação de diversos modelos gráficos representando o campus central da UFRN, a exposição do projeto na CIENTEC 2015, e a publicação de um artigo no I Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EpoGames 2015) [Madeira et al. 2015]. Isto permitiu avançarmos bastante na tarefa de design do jogo, principalmente devido aos feedbacks recebidos do público alvo nos eventos citados acima. Decorrente dos resultados obtidos no projeto anterior tanto no que consiste ao desenvolvimento por nós efetuado quanto ao interesse demonstrado pelo público pelo nosso trabalho, a atual proposta pretende dar continuidade aos trabalhos realizados referentes ao desenvolvimento do jogo digital. Ao final do projeto, espera-se criar um volume de conhecimento sobre os cursos da UFRN, cujo intuito é mostrar da melhor forma para a sociedade o que se faz na universidade.
Alunos dos cursos de graduação
Alunos do ensino médio das redes pública e privada de ensino
2019 - Empoderamento de alunos e professores através de jogos educacionais digitais e pensamento computacional
Exemplo de interface gráfica desenvolvida para o jogo
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