Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Desenvolvimento de jogo digital sobre o campus da UFRN para massificação das áreas de conhecimento
Ano: 2016 Nº Bolsas Concedidas: 2 Nº Discentes Envolvidos: 7 Público Estimado: 58000
Período de Realização: 01/03/2016 a 31/12/2016
Área Principal: TECNOLOGIA E PRODUÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: INSTITUTO METROPOLE DIGITAL Unidades Envolvidas:
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA / DIMAP/CCET , DEPARTAMENTO DE ARTES / ARTES/CCHLA
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Instituto Metrópole Digital
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL UFRN/PROEX No. 011/2015 (PROJETOS DE EXTENSÃO PARA 2016))
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91801005


Resumo

A falta de conhecimento aprofundado sobre as diversas profissões que são estudadas pelos centros, departamentos e unidades acadêmicas especializadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se torna um problema no momento em que jovens alunos concluintes do ensino médio precisam escolher a profissão que exercerão durante grande parte das suas vidas. As estatísticas atuais mostram que existem taxas de evasão consideráveis nos cursos de nível superior no Brasil, principalmente no contexto da área tecnológica. Na UFRN, este fato não é diferente, tornando-se assim um grande problema para os alunos que descobrem tardiamente que o curso escolhido não é algo que realmente lhe agrada. Uma das consequências diretas dessa descoberta tardia é a grande taxa de evasão dos cursos. Portanto, é necessário que a UFRN atue junto aos alunos do ensino médio e fundamental, de forma a reduzir a evasão nos seus cursos de graduação. Para maximizar os resultados, faz-se necessário a utilização de diferentes estratégias de divulgação e esclarecimento. O presente projeto visa dar continuidade ao projeto de extensão desenvolvido no segundo semestre de 2015, pretendendo ser uma estratégia complementar às iniciativas já existentes da Pró-reitoria de Graduação em elucidar os alunos nas escolhas dos cursos. O projeto segue, assim, as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2010-2019 da UFRN, que visa contribuir com a diminuição da taxa de evasão e melhoria do nível de aproveitamento dos alunos de graduação. Para isso, propõe-se o desenvolvimento de um jogo digital sobre o campus da UFRN, chamado UFRN: The Video Game, no qual as diversas áreas de conhecimento estudadas na instituição serão representadas. O objetivo é disponibilizar tal jogo aos alunos do ensino básico para ajudar no processo de massificação do conhecimento gerado dentro desta instituição, aproveitando da predisposição e interesse que os jovens têm atualmente pelos jogos digitais. O projeto de 2015 possibilitou a geração de um primeiro design conceitual do jogo, a criação de diversos modelos gráficos representando o campus central da UFRN, a exposição do projeto na CIENTEC 2015, e a publicação de um artigo no I Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EpoGames 2015) [Madeira et al. 2015]. Isto permitiu avançarmos bastante na tarefa de design do jogo, principalmente devido aos feedbacks recebidos do público alvo nos eventos citados acima. Decorrente dos resultados obtidos no projeto anterior tanto no que consiste ao desenvolvimento por nós efetuado quanto ao interesse demonstrado pelo público pelo nosso trabalho, a atual proposta pretende dar continuidade aos trabalhos realizados referentes ao desenvolvimento do jogo digital. Ao final do projeto, espera-se criar um volume de conhecimento sobre os cursos da UFRN, cujo intuito é mostrar da melhor forma para a sociedade o que se faz na universidade.


Públicos Alvo

Interno:

Alunos dos cursos de graduação


Externo:

Alunos do ensino médio das redes pública e privada de ensino



Membros da Equipe

  JUCIEL GUEDES DE LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  LUCAS AUGUSTO ANDRADE DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  BERGONY BANDEIRA DE MELO SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  EDSON CASSIANO DA SILVA COSTA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  MIKAEL DA SILVA ROCHA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  JULIANO CAPELO NAGY
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  YURI ALEX BARBOSA DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ANDRE LUIZ DE SOUZA BRITO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  ALYSON MATHEUS DE CARVALHO SOUZA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ISAAC FRANCO FERNANDES
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ROGÉRIO JÚNIOR CORREIA TAVARES
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Ações das quais faz parte

2019 - Empoderamento de alunos e professores através de jogos educacionais digitais e pensamento computacional


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Exemplo de interface gráfica desenvolvida para o jogo



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