O Grupo Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso (GETED) é composto por aproximadamente 25 membros, dentres esses alunos da Graduação, Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico e Profissional e Doutorado Acadêmico), bem como professores da rede pública e simpatizantes pelas pesquisas e leituras desenvolvidas. No ano de 2015, o GETED tem como planejamento a leitura de obras de Authier-Revuz, Roger Charthier e Émile Benveniste, Ducrot com o intuído de auxiliar nas discussões das pesquisas que são realizadas e na análise de dados que todos desenvolvem em seus trabalhos.
Como parceria de trabalho, membros do grupo participam do projeto de pesquisa “A escrita sobre as práticas de ensino em licenciaturas do Brasil, da Costa Rica e de Honduras: registro, análise e produção de conhecimento”, desenvolvido por Universidades Brasileiras e Estrangeiras. Dentro outras ações, os membros já participaram como convidados e organizadores de eventos científicos em diversas instituições nacionais e internacionais, como USP, UFPA, UFTM, Universidade de Veliko Târnovo na Bulgária, Universidade Nacional da Costa Rica, Universidade Pedagógica da Colômbia, Universidade Nacional do México e Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazán de Honduras.
O Seminário do Grupo Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso será realizado em sua primeira edição nos dias 10 e 11 de dezembro de 2015. Após consolidação dos estudos e pesquisas dos participantes do grupo em eventos e projetos nacionais e internacionais e na experiência de defesas de dissertações e orientações. O GETED organiza este seminário, que contará com a participação de todos seus membros e convidados de outros grupos de IES nacionais e internacionais, no sentido de discutir sua produção e a produção de conhecimento nos diversos níveis de ensino (Educação Básica, Ensino Superior, Pós-Graduação).
O GETED é parceiro da Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras (ANPGL) e centra suas discussões sobre a leitura e a produção no Ensino Superior em diferentes áreas do conhecimento. Por esta razão, as discussões do evento contribuem com os alunos de Graduação e Pós-graduação e os profissionais envolvidos. Porque debaterá os impasses no aprendizado da leitura e da escrita no Ensino Superior e também em outros níveis de ensino.
A temática das pesquisas desenvolvidas são de extrema relevância, pois refletem sobre o que se produz na universidade e nos mais diversos níveis de escolaridade. Desse modo, ler e escrever não são tratados como tarefas burocráticas, mas como aprendizado que modifica a relação do sujeito com o saber. Nesse sentido, se encontra aqui uma contribuição desse evento: espaço para pensar sobre outra concepção de leitura e escrita refletindo sobre a produção científica que circula socialmente. O que é por excelência uma característica da formação, seja na Pós-Graduação ou na Graduação, considerando que além de refletir sobre o seu fazer e sua produção durante as atividades que ocorrerão durante o evento, tais como: mesas-redondas, conferências, sessões de comunicação etc.
Os estudos e as pesquisas do GETED concentram-se em discutir os problemas de leitura e da escrita que aparecem como uma das dificuldades quando se realizam diagnósticos no ensino brasileiro – o evento é apoiado por diversos grupos de pesquisa, que contam com a participação de professores universitários e da educação básica, estudantes de pós-graduação e das licenciaturas. Propomos uma reflexão sobre as relações existentes entre a leitura, a escrita e a produção de conhecimento e suas contribuições com as práticas nesse domínio. Para assim, podermos contribuir com a produção de trabalhos sólidos, que adquiram melhores condições para o ensino superior. Considerando as parecerias em projetos de pesquisa e desenvolvimento de ações e eventos com instituições nacionais (Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Pará e Universidade Federal do Triangulo Mineiro), e instituições internacionais (Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazán de Honduras e Universidade Nacional da Costa Rica), também reuniremos as mesmas categorias com o intuito de continuar o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros que se defrontam com os impasses relacionados à leitura e à produção científica na universidade.
Pretendemos fomentar, ainda, a reflexão acerca da formação de sujeitos que possam atuar enquanto formadores de opinião nos diferentes setores de atuação profissional. Uma formação deste caráter pressupõe modos de lidar com o conhecimento que ultrapassem a simples aquisição de um dado saber e espera-se como resultado a contribuição com ações de ensino, pesquisa e extensão que transcendam o trabalho reflexivo.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
10 de dezembro de 2015 (Quinta-Feira)
8h -Cerimônia de Abertura
Local: Auditório da Biblioteca Zila Mamede
8h 30 min - Conferência 1 - Professor Dr. Valdir Barzotto (USP)
10h - Mesa 1 – DA FORMAÇÃO A PRODUÇÃO ESCRITA NA GRADUAÇÃO
José Antônio Vieira (UFRN/PPGEL)
Thayanny Vasconcellos (UFRN/IC-PIBIC)
Thayse Arimatéia (UFRN/PPGEL)
12h - Almoço
14h - Mesa 2 – LEITURA E ESCRITA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS/INSTITUCIONAIS
Joil Antônio da Silva (UNEMAT/UFRN)
Adriana Oliveira de Farias (UFRN/PROFLETRAS)
Jaklini Medeiros Costa (UFRN/PROFLETRAS)
16h - Mesa 3 – EFEITOS DE SENTIDO DAS NÃO-COINCIDÊNCIAS DO DIZER NA ESCRITA ACADÊMICA
Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro (UFMA/USP)
Maria Aparecida da Silva Miranda (UFRN/PPGEL)
Geová Bezerra Guimarães (UFRN/PROFLETRAS)
17h- 30min - Jantar
19h - Mesa 4- MODOS DE LIDAR COM O CONHECIMENTO NO (DES) ENVOLVIMENTO DO DISCURSO ACADÊMICO
Janima Bernardes (UFRN/PPGEL)
Maria Claudiane Silva de Souza (UFRN/PPGEL)
Verônica Alves de Lira (UFRN/PROFLETRAS)
20h 30m - Conferência 2 - Ernesto Bertoldo (UFU)
11 de dezembro de 2015 (Sexta)
8h - Conferência 3 - Professor Dr. Thomas Massao Fairchild (UFPA)
10h - Mesa 5 - DIZER DE OUTRA FORMA É PRODUZIR O NOVO? ANÁLISE DA ESCRITA DE PESQUISADORES EM FORMAÇÃO NO BRASIL, HONDURAS E COSTA RICA
Katia Cilene Ferreira França (UFRN/UFMA)
Flora Raquel Medina Zavala (Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazán Honduras)
Sílvia García Vargas (Universidade Nacional - Costa Rica)
12h almoço
14h - Mesa 6 – Em formação
Mirella Matoso Lettieri Leal Damasio (UFRN/PROFLETRAS)
Ana Debora Cunha de Souza (UFRN/PROFLETRAS
16h - Comunicações com debatedores
Local: Auditórios A, B, C, D do CCHLA
Debatedores dos trabalhos:
Marinalva Vieira Barboza (UFTM);
Thomas Massao Fairchild (UFPA)
Valdir Barzotto (USP);
Ernesto Bertoldo (UFU);
Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro (UFMA)
18h- Jantar
19h 30m conferência 4 - Professora Dra Sulemi Fabiano Campos (UFRN)
21h - Encerramento
Alunos da graduação em letras, pós-graduação em estudos da linguagem e profletras
Alunos de graduação e pós-graduação na área de letras e linguística
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao v4.15.3