Os avanços tecnológicos tem proporcionado o desenvolvimento de diversas aplicações e equipamentos que são cada dia mais presentes no cotidiano das pessoas. Apenas para exemplificar: celulares com grande capacidade de processamento, casas inteligentes, carros autônomos, drones, aplicativo para análise do trânsito, monitoramento remoto de pacientes, etc. Os pesquisadores já chegaram a um consenso que a próxima geração de profissionais das mais diversas áreas terão que lidar com essas tecnologias cujo o cerne é vinculado a programação de computadores. Assim, é vital para o desenvolvimento do país que tal conhecimento seja fomentado nas escolas desde os primeiros anos de ensino, alfabetizando tecnologicamente a futura geração das mentes transformadoras da nossa realidade. Nesse projeto, será explorado o ensino de programação baseado em técnicas lúdicas de Game-based Learning para alunos do Núcleo de Educação da Infância (NEI) da UFRN. Ao final do projeto espera-se criar uma massa crítica de conhecimento entre professores e alunos de graduação de forma que o fomento ao aprendizado das técnicas de programação no ensino fundamental possa ter continuidade. Adicionalmente, é desejado que o espírito empreendedor e de trabalho em grupo seja massificado entre os alunos de ensino fundamental do NEI.
Alunos do ensino fundamental do NEI-UFRN
2025 - Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional
2019 - Empoderamento de alunos e professores através de jogos educacionais digitais e pensamento computacional
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