Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 16 de Maio de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Ensino de programação com auxílio de jogos digitais para alunos do Núcleo de Educação da Infância (NEI) da UFRN
Ano: 2015 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 50
Período de Realização: 01/03/2015 a 31/12/2015
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: INSTITUTO METROPOLE DIGITAL Unidades Envolvidas:
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA / DEE/CT , DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA / DIMAP/CCET , NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA / NEI/CE
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Núcleo de Educação da Infância
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL UFRN/PROEX 07-2014 (PROJETOS DE EXTENSÃO PARA 2015))
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91797229


Resumo

Os avanços tecnológicos tem proporcionado o desenvolvimento de diversas aplicações e equipamentos que são cada dia mais presentes no cotidiano das pessoas. Apenas para exemplificar: celulares com grande capacidade de processamento, casas inteligentes, carros autônomos, drones, aplicativo para análise do trânsito, monitoramento remoto de pacientes, etc. Os pesquisadores já chegaram a um consenso que a próxima geração de profissionais das mais diversas áreas terão que lidar com essas tecnologias cujo o cerne é vinculado a programação de computadores. Assim, é vital para o desenvolvimento do país que tal conhecimento seja fomentado nas escolas desde os primeiros anos de ensino, alfabetizando tecnologicamente a futura geração das mentes transformadoras da nossa realidade. Nesse projeto, será explorado o ensino de programação baseado em técnicas lúdicas de Game-based Learning para alunos do Núcleo de Educação da Infância (NEI) da UFRN. Ao final do projeto espera-se criar uma massa crítica de conhecimento entre professores e alunos de graduação de forma que o fomento ao aprendizado das técnicas de programação no ensino fundamental possa ter continuidade. Adicionalmente, é desejado que o espírito empreendedor e de trabalho em grupo seja massificado entre os alunos de ensino fundamental do NEI.


Públicos Alvo

Interno:

Alunos do ensino fundamental do NEI-UFRN


Externo:



Membros da Equipe

  MARIA DA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA ANDRADE
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  SANDRO DA SILVA CORDEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  ALLAN DE MEDEIROS MARTINS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  SAMANTA FERREIRA AIRES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  CLARICE FERREIRA GUIMARAES DIOGENES
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  DANIELLE MEDEIROS DE SOUZA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  SOSTENEY DANTAS PEREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  IVANOVITCH MEDEIROS DANTAS DA SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Ações das quais faz parte

2019 - Empoderamento de alunos e professores através de jogos educacionais digitais e pensamento computacional


Lista de Fotos

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