Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 27 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: XIII Semana de Antropologia da UFRN
Ano: 2015 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 290
Período de Realização: 02/03/2015 a 05/03/2015
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Biblioteca Central Zilá Mamede
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO , FINANCIAMENTO EXTERNO(EDITAL no 011/2014 UFRN/PROGRAD/PPG/PROPESQ/PROEX (EVENTOS INTEGRADOS PARA 2015))
Tipo do Evento: CONGRESSO Carga Horária: 50 Quantidade de Vagas: 300
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91797227

Resumo

     O Departamento de Antropologia (DAN) e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) organizam anualmente o evento acadêmico intitulado “Semana de Antropologia” que, desde sua criação em 2000, se destina a discutir temas e questões relevantes e atuais para a disciplina em seu papel de fomentadora de conhecimento científico e de reflexão crítica e analítica acerca dos dilemas da contemporaneidade.
     O evento pretende aglutinar alunos, pesquisadores e profissionais para o debate de determinada temática que tenha ressonância para o mundo social contemporâneo através da participação de docentes convidados de outras instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Objetiva-se proporcionar um diálogo com o corpo docente e discente da UFRN, bem como com profissionais vinculados a diferentes instituições.
     Intitulada “Viradas Antropológicas Contemporâneas: teoria, campo e método”, a edição de 2015 tem o propósito de discutir e refletir os efeitos de teorias e críticas que apareceram mais fortemente nos últimos 30 anos (e que não coincidem plenamente com pós-estruturalismo ou pós-modernismo), com autores como Roy Wagner, Tim Ingold, Marylin Strathern, Bruno Latour, para citar alguns emblemáticos, e os diversos temas e campos que trouxeram, nesse ínterim, reflexos à Teoria Antropológica.
     A edição de 2015 marcará o aniversário de 10 anos de funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e a abertura do curso de doutorado em Antropologia Social autorizado pela CAPES em dezembro de 2014. Consistirá em um momento importante para o PPGAS, uma vez que realizaremos um balanço de uma década de atividade e ao mesmo tempo em que refletiremos sobre os desafios e perspectivas com a implantação do nível de doutorado. Vale salientar que o PPGAS é um programa que se encontra consolidado, apresentando-se como polo de referência na pesquisa e no ensino da Antropologia em nível regional, tal como indica o número de candidatos às sucessivas seleções do mestrado e os alunos efetivos originários de diversas Universidades da região Nordeste. Além disso, o Programa ocupa um lugar crescente na produção acadêmica nacional, com um corpo docente jovem e qualificado, a consolidação das redes de pesquisa através do financiamento de projetos de pesquisa e de cooperação, a participação docente e discente nos eventos e a organização de eventos além de apresentar um significativo avanço na produção docente.
     Deste modo, a XIII Semana de Antropologia está sendo pensada como um fórum de discussão multifacetado a partir de uma temática abrangente. Pretende-se que os debates ocorram a partir de conferências, de mesas e painéis temáticos e sessões de comunicações coordenadas, e de uma mesa de comemoração aos 10 anos do PPGAS, que buscará fazer um balanço de uma década de atividades, para tanto, procuraremos reunir os egressos do curso.
     A Semana de Antropologia é um momento importante do DAN e do PPGAS/UFRN, pois permite reforçar as articulações entre instituições de pesquisa e ensino, aproximando pesquisadores, departamentos e programas de pós-graduação, formando redes de apoio institucional e de promoção do ensino, da pesquisa e da extensão. O envolvimento dos docentes do DAN e PPGAS na realização deste evento revela a busca pela ampliação das redes interinstitucionais e da experiência na organização sistemática eventos que permitem intercâmbio com pesquisadores de diferentes instituições nacionais e internacionais.
     A Semana de Antropologia tem se constituído como um espaço de reflexão que tem ampliado o debate antropológico para além da sala de aula e da relação orientador-aluno. É um espaço que permite aos discentes do PPGAS a socialização de trabalhos, temas, bem como problematizar questões temáticas atuais. Aos docentes, os diversos temas tratados nas doze semanas de antropologia já executadas, proporcionaram estreitar relações profissionais entre docentes de várias instituições conceituadas do país. Através desse espaço se possibilitou intercâmbios institucionais, além de apontar para parcerias interinstitucionais como as que foram mantidas entre o PPGAS da UFRN com o PPGAS/Museu Nacional (PROCAD 2006-2010) com o PPGAS/UFSC e UFAM (PROCAD 2010-2014) e mais recentemente com o PPGAS/UnB (PROCAD 2012/2015).
     Ao longo de mais de uma década de existência, a Semana de Antropologia recebeu profissionais de diversas instituições de ensino, pesquisa e extensão nacionais e internacionais (UnB, UFRJ, MN-UFRJ, UFSC, UNICAMP, UFRGS, UFAM, UFBA, UPPE, UFPB, UFF, UEA, UNIRIO e Collége de France) o que é importante para a ampliação de redes sociais e para fomentar o debate antropológico de modo geral. É, portanto, uma atividade consolidada, atingindo um público que a cada ano cresce e se diversifica entre estudantes, professores e profissionais das mais diversas áreas, dependendo em cada ocasião da temática tratada.
     A Semana de Antropologia vem sendo anualmente organizada a partir de temáticas contempladas nas linhas de pesquisa do PPGAS. Porém, em 2015, a escolha de um tema geral tem a pretensão de promover análises de diferentes matizes teóricas, metodológicas e de diversos campos do fazer antropológico através do debate sobre os efeitos de teorias e críticas dos últimos 30 anos e suas implicações e desdobramentos à Teoria Antropológica e no ofício do antropólogo. As temáticas contempladas nas linhas de pesquisa do PPGAS e nos interesses de pesquisas de seus docentes serão contempladas através da problematizar dos rendimentos analíticos da chamada “virada antropológica” e as possibilidades de (re)leituras de conceitos e temas clássicos e contemporâneos da Antropologia como: agência, natureza, cultura, alteridade, gênero, crime, cibercultura, consumo, animais, território, paisagem, ambiente, cultura popular, memória, museus, cidades, socialidade, simetria, redes, dentre outros.
A proposta apresentada, portanto, é atual, desperta interesse por parte de docentes, discentes e pesquisadores locais e de outras instituições acadêmicas e de pesquisa, tanto locais, como regionais, nacionais e internacionais. Em termos acadêmicos, possibilita uma reflexão crítica sobre o lugar da antropologia em relação às outras ciências sociais e sobre seu papel explicativo e de intervenção no que concerne às recentes discussões nessa área de conhecimento.


Programação

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

HORÁRIO

ATIVIDADE

CONVIDADOS

LOCAL

02 de março de 2015

 

9h-10h

Abertura

XIII Semana de Antropologia

10 anos do PPGAS-UFRN e Abertura do Doutorado em Antropologia Social da UFRN

Reitoria, PPG, CCHLA, DAN, PPGAS, CAPES (Parry Scott), ABA (Antonio Carlos de Souza Lima), Organizadores

 

Auditório da BCZM

10h-12h

Conferência de Abertura e aula inaugural do Curso de Doutorado em Antropologia Social da UFRN

A Antropologia Brasileira no Século XXI

Antonio Carlos de Souza Lima (Presidente da ABA – MN/UFRJ)

 

Auditório da BCZM

12h-14h

Recepção, com Lançamentos de Livros e Revistas e Mostras

NAVIS, Vivência, Cooperativa Cultural/UFRN

Centro de Convivência da UFRN

14h-18h

Painel Especial

10 anos do PPGAS-UFRN

Egressos do PPGAS apresentam suas pesquisas/dissertações, trajetórias

 

Auditório da BCZM

19h-22h

Mesa Temática

Etnografia e Teoria Antropológica Hoje

Otávio Velho (MN/UFRJ)

Guilherme Sá(UnB)

Óscar Calávia Sáez (UFSC)

 

Auditório da BCZM

03 de março de 2015

 

9h-12h

Mesa Temática

nero na Contemporaneidade

Parry Scott (UFPE)

Miriam Grossi (UFSC)

Adriana Piscitelli (UNICAMP)

 

Auditório da BCZM

14h-18h

Painel Temático

Campos e Temas Emergentes na Antropologia I

1.    Crime e Direito;

2.    Cibercultura e Consumo;

3.    Animais e Animalitarismo.

 

 

1. Karina Biondi (UFSCar)

2. Eliane Tania Freitas (DAN/UFRN)

3. Bernardo Lewgoy (UFRGS)

 

 

 

Auditório da BCZM

19h-22h

Mesa Temática

Os 100 anos de “A Cidade” de Robert Park e a Antropologia Urbana Hoje

 

Heitor Frúgoli Júnior (USP)

Maria Elvira Días Benitez (MN/UFRJ)

Ruben Oliven (UFRGS)

 

Auditório da BCZM

04 de março de 2015

 

9h-12h

Mesa Temática do ETAPA

Território, Paisagem e Ambiente

Marta Amoroso (USP)

Léa Carvalho Rodrigues (UFC)

 

Auditório da BCZM

14h-18h

Painel Temático

Campos e Temas Emergentes na Antropologia II

1.    Biossocialidade;

2.    Novas Tecnologias Reprodutivas;

3.    Antropologia e Educação

 

 

 

1. Carlos Guilherme O. do Valle (DAN/UFRN)

2. Pedro Nascimento (UFPB)

3. Felipe Bruno Martins Fernandes (UFBA)

 

 

 

Auditório da BCZM

19h-22h

Mesa Temática

Dinâmicas Culturais, Materiais e Fluxos nas Culturas Populares

Ewelter Rocha (UECE)

Daniel Bitter (UFF)

José Maria da Silva (UNIFAP)

 

Auditório da BCZM

05 de março de 2015

 

9h-12h

Mesa Temática

Memória, Museus e Política

Jacques Galinier (Laboratoire d'ethnologie et de sociologie comparative/LESC)

Myriam Sepúlveda dos Santos (UERJ)

Edmundo Pereira (MN/UFRJ)

 

 

Auditório da BCZM

14h-22h

Grupos de Trabalho

 

 

01 - Populações tradicionais: novas configurações e dinâmicas culturais

02 - Antropologia do Crime e do Direito

03 - Corpo e Saúde/Doença

04 - Os Animais e a Antropologia

05 - Culturas populares: tradições em movimento

06 - Gênero e Sexualidades: dos debates clássicos aos contemporâneos

07 - Antropologia das Populações Costeiras

08 - Antropologia Visual

 

 

Organização: ETAPA, Cultura Popular, CIRS, Gênero e NAVIS

 

Debatedores: Professores do DAN/PPGAS-UFRN e convidados

BCZM

Auditório

Miniauditório e Videoteca

 

CCHLA

Auditórios

A, B, C e D

 

Setor II

Auditórios

C3, C4 e C5

19h-22h

Conferência de Encerramento

A Grande Alternativa: pensamento antropológico e utopia romântica

Luiz Fernando Dias Duarte (MN/UFRJ)

 

Auditório da BCZM


Públicos Alvo

Interno:

professores/pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação


Externo:

professores/pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação e comunidade em geral



Membros da Equipe

  EWELTER DE SIQUEIRA E ROCHA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  ERIVANIA MELO DE MORAIS
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  DOMINIQUE DOS SANTOS TIAGO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  CASSIA HELENA DANTAS SOUSA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  MARTA ROSA AMOROSO
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  JACQUES GALINIER
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  LEA CARVALHO RODRIGUES
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  RUSSELL PARRY SCOTT
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  GUILHERME JOSÉ DA SILVA E SÁ
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  OSCAR CALAVIA SAEZ
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  FELIPE BRUNO MARTINS
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  ELISETE SCHWADE
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  JEAN SEGATA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  LISABETE CORADINI
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  ROZELI MARIA PORTO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  RITA DE CASSIA MARIA NEVES
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  CARLOS GUILHERME OCTAVIANO DO VALLE
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  ELIANE TANIA MARTINS DE FREITAS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  FRANCISCA DE SOUZA MILLER
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  JULIANA GONCALVES MELO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  FRANCISCO CLEITON VIEIRA SILVA DO RÊGO
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  CAMILA MARIA GOMES PINHEIRO
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  GABRIELLE DAL MOLIN
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  MARIA LUCIANA DAVI
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  RAFAEL LEAL MATOS
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ADRIANO ARANHA FREIRE
Categoria: SERVIDOR
Função : AUXILIAR TÉCNICO

  ANA ELVIRA AZEVEVDO DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  GABRIELA BENTO DA CUNHA
Categoria: SERVIDOR
Função : AUXILIAR TÉCNICO
  MARÍLIA MELO DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  JULIE ANTOINETTE CAVIGNAC
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  DIEGO BRUNO OLIVEIRA DE ANDRADE
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  JULIARA BORGES SEGATA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  BERNARDO LEWGOY
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  RAPHAEL BRUNO DO NASCIMENTO BEZERRA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  AMANDA RAQUEL DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  OTÁVIO GUILHERME CARDOSO ALVES VELHO
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  MARIA ELVIRA DIAZ BENITEZ
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  IVANILDO ANTONIO DE LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  DIÓGENES CALHEIROS MARINHO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  ERICO ANDRE DA CRUZ SOUZA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  MARÍLIA TEIXEIRA DE MELO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  ANNE CAROLINE BRAZ
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  GILVÂNIA BANDEIRA DE SOUZA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  FELIPE INÁCIO SANTIAGO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  JUSSARA SOARES DE LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  JOÃO DANIEL DE LIMA SIMEÃO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  RAPHAELLA CALIXTA DE SOUSA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  RUDNEY HANDERSON DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  HEITOR FRÚGOLI JÚNIOR
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  MIRIAN GROSSI
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  RUBEN GEORGE OLIVEN
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  DANIEL BITTER
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  JOSÉ MARIA DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  LUIZ FERNANDO DIAS DUARTE
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  Pedro Francisco Guedes do Nascimento
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  CARLOS EMANUEL SAUTCHUK
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  ANTONIO CARLOS DE SOUZA LIMA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  KARINA BIONDI
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  MYRIAN SEPULVEDA DOS SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  EDMUNDO MARCELO MENDES PEREIRA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  ADRIANA PISCITELLI
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  JOSAEL JÁRIO SANTOS LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  JOSE DUARTE BARBOSA JUNIOR
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  EMANOEL JORDAO DUARTE DE OLIVEIRA
Categoria: EXTERNO
Função : AUXILIAR TÉCNICO
  PAULO GOMES DE ALMEIDA FILHO
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  JOSE GLEBSON VIEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.12.18