O workshop proposto tem como objetivo promover o ensino de programação de jogos no ensino básico, de forma a integrar estudantes e professores, bem como aplicar conhecimentos e habilidades trabalhadas na educação básica. Para isto, ele promove um conjunto de minicursos sobre a programação de jogos em paralelo a CIENTEC, visando alcançar o público de estudantes e professores do ensino básico. Serão promovidos 15 minicursos ao longo de 5 dias, com 3h de duração e 30 vagas cada um deles. Esses minicursos serão realizados nas instalações do Instituto Metrópole Digital da UFRN, perfazendo um total de 450 vagas.
Além de realizar capacitações, o workshop promove em seu último dia uma série de palestras que culminam em uma mesa redonda, sob o tema do uso de ensino de programação nas escolas do ensino básico, especialmente o ensino médio. Estas palestras serão proferidas por pesquisadores e educadores de iniciativas reconhecidas nacionalmente no ensino de programação a estudantes do ensino básico. Estas iniciativas se concentram principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo. Além disto, será convidado um representante da Fundação Lemman, instituição sem fins lucrativos responsável por várias iniciativas, como a tradução do Khan Academy para o português e sua aplicação no ensino básico, além de apoiar startups com soluções voltadas para a educação. São esperadas em torno de 150 pessoas para o dia das palestras.
Este workshop apoia também a ação de extensão da UFRN a ser realizada nos meses de agosto e setembro, a qual capacitará estudantes do ensino básico no desenvolvimento de jogos digitais, e que promoverá uma competição para que os estudantes, sob orientação de seus professores, programem jogos digitais que explorem conhecimentos e habilidades trabalhadas no ensino básico. Os jogos produzidos ficarão expostos ao longo dos 6 dias de evento, sendo os melhores premiados ao fim do evento.
seg, 20/10 até sex, 24/10:
- minicursos de 3h de duração pela manhã, tarde e noite sobre desenv. de jogos (game design, construct 2, Scratch, HTML5)
- demonstração de jogos que estiverem disputando a final da competição
sáb, 25/10:
- 8h30 - Abertura
- 9h: palestra de iniciativa no ensino básico com ensino de programação no RJ
- 10h: palestra de iniciativa no ensino básico com ensino de programação em PE
- 11h: palestra de alguém da fundação Lemman
- 12h: intervalo para almoço
- 14h: Mesa redonda com palestrantes
- 15h30: Visão geral do Desafio e resultados obtidos
- 16h: Premiações dos melhores colocados
Alunos e professores que atuem em cursos relacionados a TI ou engenharias, bem como de licenciaturas e de educação
Alunos e professores do ensino médio e superior
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