Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: 1o Workshop de Programação de Jogos Digitais no Ensino Básico
Ano: 2014 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 6 Público Estimado: 100
Período de Realização: 20/10/2014 a 25/10/2014
Área Principal: TECNOLOGIA E PRODUÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Instituto Metrópole Digital/UFRN
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL DE APOIO A EVENTOS INTEGRADOS 2014.2)
Tipo do Evento: WORKSHOP Carga Horária: 48 Quantidade de Vagas: 600
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91796363

Resumo

O workshop proposto tem como objetivo promover o ensino de programação de jogos no ensino básico, de forma a integrar estudantes e professores, bem como aplicar conhecimentos e habilidades trabalhadas na educação básica. Para isto, ele promove um conjunto de minicursos sobre a programação de jogos em paralelo a CIENTEC, visando alcançar o público de estudantes e professores do ensino básico. Serão promovidos 15 minicursos ao longo de 5 dias, com 3h de duração e 30 vagas cada um deles. Esses minicursos serão realizados nas instalações do Instituto Metrópole Digital da UFRN, perfazendo um total de 450 vagas.

 

Além de realizar capacitações, o workshop promove em seu último dia uma série de palestras que culminam em uma mesa redonda, sob o tema do uso de ensino de programação nas escolas do ensino básico, especialmente o ensino médio. Estas palestras serão proferidas por pesquisadores e educadores de iniciativas reconhecidas nacionalmente no ensino de programação a estudantes do ensino básico. Estas iniciativas se concentram principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo. Além disto, será convidado um representante da Fundação Lemman, instituição sem fins lucrativos responsável por várias iniciativas, como a tradução do Khan Academy para o português e sua aplicação no ensino básico, além de apoiar startups com soluções voltadas para a educação. São esperadas em torno de 150 pessoas para o dia das palestras.

 

Este workshop apoia também a ação de extensão da UFRN a ser realizada nos meses de agosto e setembro, a qual capacitará estudantes do ensino básico no desenvolvimento de jogos digitais, e que promoverá uma competição para que os estudantes, sob orientação de seus professores, programem jogos digitais que explorem conhecimentos e habilidades trabalhadas no ensino básico. Os jogos produzidos ficarão expostos ao longo dos 6 dias de evento, sendo os melhores premiados ao fim do evento.

 


Programação

seg, 20/10 até sex, 24/10:

 - minicursos de 3h de duração pela manhã, tarde e noite sobre desenv. de jogos (game design, construct 2, Scratch, HTML5)

 - demonstração de jogos que estiverem disputando a final da competição

 

sáb, 25/10:

- 8h30 - Abertura

- 9h: palestra de iniciativa no ensino básico com ensino de programação no RJ

- 10h: palestra de iniciativa no ensino básico com ensino de programação em PE

- 11h: palestra de alguém da fundação Lemman

- 12h: intervalo para almoço

- 14h: Mesa redonda com palestrantes

- 15h30: Visão geral do Desafio e resultados obtidos

- 16h: Premiações dos melhores colocados

 


Públicos Alvo

Interno:

Alunos e professores que atuem em cursos relacionados a TI ou engenharias, bem como de licenciaturas e de educação


Externo:

Alunos e professores do ensino médio e superior



Membros da Equipe

  EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  JÉSSICA VIVIANE DE OLIVEIRA FERNANDES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  SOSTENEY DANTAS PEREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ITANILDO AUGUSTO SINNESIO DANTAS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  WENDELL OLIVEIRA DE ARAÚJO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  GLAUBER GALVAO DE ARAUJO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  PEDRINA CÉLIA BRASIL
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

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