|
Dissertações |
|
1
|
-
THAIS LENHARO SATERS
-
Acompanhamento auditivo e de linguagem na infância: análise de um aplicativo destinado às famílias
-
Orientador : ELIENE SILVA ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA MANHANI CACERES ASSENCO
-
DORIS RUTHY LEWIS
-
ELIENE SILVA ARAUJO
-
KÁTIA DE FREITAS ALVARENGA
-
Data: 28/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: A família apresenta um papel de extrema importância na identificação de alterações na audição, principalmente nos primeiros anos da vida da criança, e a utilização de recursos tecnológicos como aplicativos de Smartphones podem favorecer este processo. Objetivo: Analisar a adesão da família e a usabilidade de um aplicativo como solução tecnológica para o acompanhamento auditivo e de linguagem na infância. Método: Trata-se de um estudo observacional, descritivo e transversal. Participaram famílias residentes em três municípios do estado de São Paulo e um do Rio Grande do Norte, no período de julho a dezembro de 2022. A fase 1 consistiu na aplicação de um questionário de conhecimentos sobre saúde auditiva infantil, com 200 famílias, no intuito de analisar se há influência do conhecimento prévio na adesão ao acompanhamento mediado por tecnologia. Na fase 2, por meio do System Usability Scale (SUS) e pelo Net Promoter Score (NPS), analisou-se a usabilidade e satisfação do aplicativo “Ei- Escuta Infantil” por 10 juízes e 18 usuários. A análise estatística descritiva e inferencial foi realizada por meio do Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), com significância de 5%. Resultados: Os resultados foram organizados em dois manuscritos. O nível de conhecimento prévio das famílias sobre saúde auditiva infantil foi classificado como “pouco conhecimento” para 103 participantes (51,5%) e as atitudes em relação aos serviços de audiologia infantil, foram predominantemente positivas (n= 193; 96,5%). Não houve influência das variáveis renda familiar, nível de escolaridade e participante da pesquisa (mãe ou pai) no nível de conhecimento em saúde auditiva. Ademais, 23,5% dos participantes instalaram o app, e não houve associação da adesão com o nível de conhecimento prévio ou com a modalidade de oferta da triagem auditiva neonatal público/privado ou hospitalar/ambulatorial. Com relação à usabilidade, todos os juízes avaliaram o app com uma pontuação superior ao percentil 50 do SUS, escore total médio de 74 pontos, o que demonstra que que a ferramenta não apresentou grandes problemáticas na usabilidade. Na percepção dos familiares, a mediana do SUS foi equivalente a 92,5 pontos e, seguindo os critérios do NPS, 88,8% (n=16) deles dariam publicidade positiva ao produto. Conclusão: O conhecimento das famílias sobre saúde auditiva infantil é predominantemente restrito, mas não interfere na adesão ao aplicativo. O “Ei – Escuta Infantil” apresentou boa usabilidade e pode ser uma solução tecnológica auxiliar para melhorar o conhecimento dos pais sobre o assunto e maximizar o acompanhamento auditivo e de linguagem na infância.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: The family has an extremely important role in identifying hearing disorders, especially in the first years of the child's life, and the use of technological resources such as Smartphone applications can favor this process. Objective: To analyze family adherence and the usability of an application as a technological solution for auditory and language follow-up in childhood. Methods: This is an observational, descriptive, and cross-sectional study. Families residing in three municipalities in the state of São Paulo and one in Rio Grande do Norte participated, between July and December 2022. Phase 1 consisted of applying a knowledge questionnaire on child hearing health, with 200 families, in order to analyze whether there is influence of prior knowledge on adherence to technology-mediated follow-up. In phase 2, using the System Usability Scale (SUS) and the Net Promoter Score (NPS), the usability and satisfaction of the application “Ei- Escuta Infantil” was analyzed by 10 judges and 18 users. Descriptive and inferential statistical analysis was performed using the Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), with a significance of 5%. Results: The results were organized into two manuscripts. The level of prior knowledge of families about child hearing health was classified as “little knowledge” for 103 participants (51.5%) and attitudes towards child audiology services were predominantly positive (n= 193; 96.5%). There was no influence of the family income, education level and research participant (mother or father) variables on the level of knowledge in hearing health. Furthermore, 23.5% of the participants installed the app, and there was no association between adherence and the level of prior knowledge or with the mode of delivery of public/private or hospital/outpatient neonatal hearing screening. About usability, all judges evaluated the app with a score higher than the 50th percentile of the SUS, an average total score of 74 points, which demonstrates that the tool did not present major usability problems. In the family members' perception, the SUS median was equivalent to 92.5 points and, following the NPS criteria, 88.8% (n=16) of them would give positive publicity to the product. Conclusion: Families' knowledge about children's hearing health is predominantly restricted, but it does not interfere with adherence to the application. “Ei – Escuta Infantil” showed good usability and can be an auxiliary technological solution to improve parents' knowledge on the subject and maximize auditory and language monitoring in childhood.
|
|
2
|
-
HELLEN TATYANNE DA SILVA BARBOSA
-
Audição e linguagem na primeira infância: análise da eficácia de um curso para profissionais da educação infantil
-
Orientador : ELIENE SILVA ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELIENE SILVA ARAUJO
-
ANA MANHANI CACERES ASSENCO
-
ISABELLE CAHINO DELGADO
-
MARINA LEITE PUGLISI
-
Data: 27/04/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O ambiente escolar expande o convívio social da criança, permitindo o desenvolvimento de suas habilidades comunicativas na primeira infância. O educador é um agente fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças. Sua atuação tem potencial tanto para favorecer as habilidades comunicativas, quanto identificar possíveis alterações em seu desenvolvimento. Entretanto, apesar da origem da Fonoaudiologia estar associada à Educação, ainda há pouca colaboração entre essas áreas na educação infantil. Buscando preencher essa lacuna, esta dissertação teve como objetivo analisar a eficácia de um curso sobre o desenvolvimento da comunicação na primeira infância para capacitação de profissionais da educação infantil. O estudo, de caráter longitudinal, foi vinculado a um curso de extensão universitária voltado para profissionais da educação infantil. A coleta de dados se baseou na aplicação de questionários virtuais que avaliavam o conhecimento dos professores a respeito do desenvolvimento da comunicação na primeira infância, à tomada de decisão, frente à situações simuladas sobre o desenvolvimento da comunicação e a opinião acerca do curso. O período de coleta de dados se estendeu de setembro de 2021 a dezembro de 2022 e foi composto por três momentos: (1) pré-curso; (2) pós-imediato - imediatamente após a conclusão do curso; e (3) pós-tardio - seis meses após a conclusão do curso. Ao total foram consideradas as respostas de 92 profissionais que participaram dos três momentos. A casuística foi composta majoritariamente por mulheres, com idade até 39 anos, e com especialização como nível máximo de escolarização. Os resultados obtidos foram divididos em dois artigos. O primeiro comparou o conhecimento dos professores sobre o desenvolvimento da comunicação na primeira infância nos três momentos do estudo. A comparação do total de itens corretos entre os momentos revelou que no pós-tardio os participantes tiveram mais acertos. Por sua vez, o segundo artigo comparou a tomada de decisão dos profissionais frente a situações simuladas nos três momentos. Esta comparação indicou diferenças significativas entre o desempenho antes e após o curso. Assim, foi possível concluir que a capacitação de profissionais da educação infantil por meio de um curso ministrado à distância é eficaz como uma ferramenta para ampliação dos conhecimento a respeito do desenvolvimento da comunicação na primeira infância.
-
Mostrar Abstract
-
The school environment expands the child's social life, allowing the development of communicative skills in early childhood. The educator is a fundamental agent for the full development of children. Its performance has the potential both to favor communicative skills and to identify possible changes in their development. However, despite the origin of Speech Therapy being associated with Education, there is still little collaboration between these areas in early childhood education. Seeking to fill this gap, this dissertation aimed to analyze the effectiveness of a course on the development of communication in early childhood for training professionals in early childhood education. The longitudinal study was linked to a university extension course aimed at early childhood education professionals. Data collection was based on the application of virtual questionnaires that evaluated the teachers' knowledge about the development of communication in early childhood, decision-making, faced with simulated situations about the development of communication and the opinion about the course. The data collection period extended from September 2021 to December 2022 and consisted of three moments: (1) pre-course; (2) post-immediate - immediately after completion of the course; and (3) post-late - six months after completion of the course. In total, the responses of 92 professionals who participated in the three moments were considered. The casuistry was composed mostly of women, aged up to 39 years, and with specialization as the maximum level of schooling. The results obtained were divided into two articles. The first compared teachers' knowledge about the development of communication in early childhood in the three moments of the study. The comparison of the total number of correct items between the moments revealed that in the post-late period, the participants had more correct answers. In turn, the second article compared the decision-making of professionals in the face of simulated situations in the three moments. This comparison indicated significant differences between performance before and after the course. Thus, it was possible to conclude that the training of early childhood education professionals through a distance course is effective as a tool for expanding knowledge about the development of communication in early childhood.
|
|
3
|
-
RAYANE MEDEIROS PEREIRA
-
Associação das medidas audiológicas e psicoacústicas do zumbido com sintomas de ansiedade
-
Orientador : ERIKA BARIONI MANTELLO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ERIKA BARIONI MANTELLO
-
FATIMA CRISTINA ALVES BRANCO BARREIRO
-
MARINE RAQUEL DINIZ DA ROSA
-
Data: 29/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: O zumbido é a percepção de um som gerado nas vias auditivas na ausência de uma fonte sonora externa e pode provocar diferentes reações emocionais. Objetivo: (1) Verificar se há relação entre a presença do zumbido crônico com fatores de risco e comorbidades referidas pelos participantes desta pesquisa. (2) Verificar relação e comparar as características psicoacústicas, o impacto e nível de incômodo do zumbido com sintomas associados à ansiedade, em pacientes com e sem perda auditiva. Método: Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, nº 4.880.618. Dissertação estruturada em dois artigos. (1) Estudo observacional, analítico do tipo caso-controle, com amostra de 100 participantes divididos entre o Grupo de Pesquisa (GP) com zumbido crônico e o Grupo controle (GC) sem zumbido. (2) Estudo transversal e analítico, com amostra de 50 participantes divididos em dois grupos, grupo 1 (G1) sem perda auditiva e grupo 2 (G2) com perda auditiva, sendo analisadas as respostas obtidas pela escala visual analógica (EVA), Tinnitus Handicap Inventory (THI), acufenometria e Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Resultados: (1) Observou-se influência da diabetes mellitus e perda auditiva associadas ao zumbido. (2) Observou-se diferença significativa para as variáveis pitch na orelha direita (OD) e escore total da EVA entre os grupos. Houve correlação entre EVA e loudness e do THI com EVA e IDATE-T, no G1. Conclusão: (1) Observou-se associação entre as comorbidades diabetes mellitus e perda auditiva como fatores de risco para a presença do sintoma zumbido. (2) Não se observou diferença do impacto do zumbido na qualidade de vida, da sensação de intensidade do sintoma e dos sinais de ansiedade entre os pacientes com e sem perda auditiva. Porém, constatou-se diferença da sensação de frequência do zumbido na orelha direita e do nível de incômodo do sintoma, sendo esse maior entre os pacientes com perda auditiva. Identificou-se, ainda, relação entre o nível de incômodo com a maior sensação de intensidade do zumbido, em ambas as orelhas, no grupo de normo-ouvintes.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Tinnitus is the perception of a sound generated in the auditory pathways in the absence of an external sound source and can cause different emotional reactions. Objective: (1) To verify whether there is a relationship between the presence of chronic tinnitus and risk factors and comorbidities reported by participants in this research. (2) To verify the relationship and compare the psychoacoustic characteristics, the impact and level of discomfort of tinnitus with symptoms associated with anxiety, in patients with and without hearing loss. Method: Study approved by the Research Ethics Committee, nº 4,880,618. Dissertation structured in two articles. (1) Observational, analytical case-control study, with a sample of 100 participants divided into the Research Group (RG) with chronic tinnitus and the Control Group (CG) without tinnitus. (2) Cross-sectional and analytical study, with a sample of 50 participants divided into two groups, group 1 (G1) without hearing loss and group 2 (G2) with hearing loss. The responses obtained by the visual analogue scale (VAS), Tinnitus Handicap Inventory (THI), acuphenometry and State-Trait Anxiety Inventory (STAI) were analysed. Results: (1) There was influence of diabetes mellitus and hearing loss associated with tinnitus. (2) A significant difference was observed for the variables pitch in the right ear (RE) and total VAS score between the groups. There was a correlation between VAS and loudness and THI with VAS and IDATE-T, in G1. Conclusion: (1) There was an association between the comorbidities diabetes mellitus and hearing loss as risk factors for the presence of tinnitus. (2) There was no difference in the impact of tinnitus on quality of life, the feeling of symptom intensity and signs of anxiety between patients with and without hearing loss. However, there was a difference in the sensation of the frequency of tinnitus in the right ear and the level of discomfort of the symptom, which was greater among patients with hearing loss. It was also identified a relationship between the level of annoyance and the greater sensation of tinnitus intensity, in both ears, in the normal hearing group.
|
|
4
|
-
ANA PAULA SABINO DE MEDEIROS NEVES
-
Estado de organização comportamental e desempenho da mamada de recémnascidos pré-termo tardio com hiperbilirrubinemia submetidos a fototerapia
-
Orientador : HIPOLITO VIRGILIO MAGALHAES JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
HIPOLITO VIRGILIO MAGALHAES JUNIOR
-
ANDREA MONTEIRO CORREIA MEDEIROS
-
GEOVANA DE PAULA BOLZAN
-
Data: 21/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: A prematuridade é fator de risco para ocorrência de distúrbios alimentares. No entanto, o recém-nascido pré-termo tardio, em geral, é acompanhado em alojamento conjunto sem manejo diferenciado. A icterícia é a manifestação clínica da hiperbilirrubinemia e comum no período neonatal. O pré-termo tardio apresenta risco elevado para desenvolver hiperbilirrubinemia significante. A bilirrubina em quantidades elevadas é potencialmente neurotóxica e a fototerapia, tratamento comumente utilizado, pode gerar eventos adversos, como a perda hídrica e alterações do ciclo circadiano. A dificuldade de alimentação é fator de risco para o aumento dos níveis séricos de bilirrubina. Desse modo, faz-se necessário investigar possíveis dificuldades na amamentação, avaliar o estado de organização comportamental e sua relação com as respostas de pega e sucção, a fim de fornecer dados que possibilitem o manejo adequado diante de possíveis dificuldades e garantam ao pré-termo submetido a fototerapia uma mamada efetiva e ingesta adequada. Tais medidas poderão reduzir os riscos do aumento da bilirrubina e como consequência a possibilidade de redução no tempo de tratamento em fototerapia. Objetivo: 1) Avaliar o desempenho da mamada de recém-nascidos pré-termo com hiperbilirrubinemia submetidos à fototerapia. 2) Investigar as respostas do estado de organização comportamental de recém-nascidos pré-termo tardio com hiperbilirrubinemia submetidos a fototerapia e sua associação com as respostas da pega, sucção nutritiva e não-nutritiva. Método: Estudo transversal controlado. Realizado em uma maternidade pública de ensino cuja amostra foi composta por 60 díades mãe/recém-nascido, divididas em dois grupos. Um grupo composto por 30 recém-nascidos que apresentaram hiperbilirrubinemia significante, portanto, com necessidade de fototerapia (grupo caso), e outro grupo com 30 recém-nascidos sem necessidade de fototerapia (grupo controle). Os dados de caracterização da amostra foram obtidos por meio da anamnese e coleta em prontuário. Foi realizada a avaliação do desempenho na amamentação por meio do protocolo Formulário de Observação da Mamada proposto pela UNICEF, a avaliação do estado de organização comportamental e sucção não-nutritiva por meio do instrumento Preterm Oral Feeding Readiness Scale. Os níveis de bilirrubina indireta foram verificados no dia da avaliação pelo médico pediatra. Para análise estatística, foi utilizado o teste U de Mann-Whitney a fim de analisar as diferenças entre os grupos na caracterização da amostra, no desempenho da mamada, organização comportamental e aspectos da sucção não-nutritiva, o teste Tau-B de Kendall foi utilizado para verificar a associação entre as variáveis estado de organização comportamental, pega, sucção nutritiva e não nutritiva. O nível de significância de 5% foi adotado para todas as análises. Resultados: Na avaliação do desempenho na mamada houve diferença significativa, nas seções de observação geral do recém-nascido, posição do recém-nascido, pega e sucção. Verificou-se diferença significativa no estado de organização comportamental e sucção não-nutritiva. Verificouse ainda, a associação entre o estado de organização comportamental e as respostas de pega, sucção nutritiva e não-nutritiva. Conclusão: Recém-nascidos submetidos a fototerapia apresentam mais dificuldades de amamentação, menores índices de escore no estado de organização comportamental e na sucção não-nutritiva. A avaliação fonoaudiológica pode contribuir para identificar dificuldades de alimentação e possibilitar condutas assertivas na assistência a esses neonatos.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Prematurity is a risk factor for the occurrence of eating disorders. However, the late preterm newborn, in general, is accompanied in rooming-in without differentiated management. Jaundice is the clinical manifestation of hyperbilirubinemia and is common in the neonatal period. Late preterm infants are at high risk of developing significant hyperbilirubinemia. Bilirubin in high amounts is potentially neurotoxic and phototherapy, a commonly used treatment, can cause adverse events, such as water loss and changes in the circadian cycle. Feeding difficulty is a risk factor for increased serum bilirubin levels. Thus, it is necessary to investigate possible difficulties in breastfeeding, to evaluate the state of behavioral organization and its relationship with latching and sucking responses, in order to provide data that allow adequate management in the face of possible difficulties and guarantee the preterm submitted to phototherapy an effective feeding and adequate intake. Such measures may reduce the risks of increased bilirubin and, as a consequence, the possibility of reducing the duration of phototherapy treatment. Objective: 1) To evaluate the breastfeeding performance of preterm newborns with hyperbilirubinemia undergoing phototherapy. 2) To investigate the responses of the state of behavioral organization of late preterm newborns with hyperbilirubinemia submitted to phototherapy and its association with the latch responses, nutritive and non-nutritive sucking. Method: Controlled cross-sectional study. It was carried out in a public teaching maternity hospital whose sample consisted of 60 mother/newborn dyads, divided into two groups. A group composed of 30 newborns who presented significant hyperbilirubinemia, therefore, in need of phototherapy (case group), and another group with 30 newborns without the need for phototherapy (control group). The characterization data of the sample were obtained through anamnesis and collection from medical records. Performance assessment in breastfeeding was carried out using the Breastfeeding Observation Form protocol proposed by UNICEF, the assessment of the state of behavioral organization and non-nutritive sucking using the Preterm Oral Feeding Readiness Scale instrument. Indirect bilirubin levels were checked on the day of the assessment by the pediatrician. For statistical analysis, the Mann-Whitney U test was used in order to analyze the differences between the groups in sample characterization, breastfeeding performance, behavioral organization and aspects of non-nutritive sucking, Kendall's Tau-B test was used. used to verify the association between the variables state of behavioral organization, attachment, nutritive and non-nutritive sucking. A significance level of 5% was adopted for all analyses. Results: In the assessment of breastfeeding performance, there was a significant difference in the general observation of the newborn, position of the newborn, latching and sucking sections. There was a significant difference in the state of behavioral organization and non-nutritive sucking. It was also verified, the association between the state of behavioral organization and the handling responses, nutritive and non-nutritive sucking. Conclusion: Newborns undergoing phototherapy have more breastfeeding difficulties, lower scores in the state of behavioral organization and in non-nutritive sucking. The speech-language evaluation can contribute to identify feeding difficulties and enable assertive behaviors in the care of these newborns.
|
|
5
|
-
BIANCA STEPHANY BARBOSA VITAL
-
MICROFONE REMOTO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
-
Orientador : SHEILA ANDREOLI BALEN
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ARYELLY DAYANE DA SILVA NUNES ARAÚJO
-
JOSELI SOARES BRAZOROTTO
-
REGINA TANGERINO DE SOUZA JACOB
-
SHEILA ANDREOLI BALEN
-
Data: 28/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta a prevalência de 1/36 crianças diagnosticadas e podem apresentar dificuldades sociais, comportamentais e de linguagem. Também podem ser observadas alterações sensoriais e perceptuais, dentre elas auditivas. O Microfone Remoto (MR) é uma tecnologia assistiva que permite uma melhor relação sinal/ruído podendo favorecer a melhora na percepção auditiva, atenção e redução de esforço auditivo. Objetivo: Mapear os estudos sobre o uso do Microfone remoto em crianças e adolescentes com TEA. Metodologia: Trata-se de um estudo de Revisão de Escopo que seguiu as diretrizes metodológicas do Instituto Joanna Briggs (JBI) e recomendações do checklist PRISMA-ScR. Foi realizada uma busca nas bases de dados: Embase, Scopus, Web of Science, Lilacs e na literatura cinzenta Google Scholar e ProQuest, além de listas de referências dos estudos incluídos e consulta a experts. A estratégia de busca foi adaptada a cada base de dados utilizando unitermos específicos. Foram incluídos estudos de intervenção, com crianças e adolescentes com TEA que fizeram uso do MR, sem restrição de gênero, idioma, idade, tempo de publicação, etnia ou localização geográfica. Resultados: Foram identificados 709 estudos nas bases de dados e literatura cinzenta. Destes, sete artigos foram incluídos para extração e análise de dados. Das publicações identificadas na lista de referências e indicadas pelos experts apenas uma foi incluída na extração e análise de dados. Os 08 estudos foram heterogêneos quanto ao modelo do sistema de MR (individual ou em campo), aos testes aplicados, período de intervenção e local da intervenção. Em sete estudos foi possível verificar melhora na percepção de fala dos participantes após o período de intervenção com MR. Como também, foram observados entre os estudos melhora no tempo de resposta verbal, na interação social, no comportamento em sala de aula, na atenção auditiva, memória auditiva, tolerância ao ruído e redução do estresse e modificação na atividade neural com avaliação eletrofisiológica após período de intervenção. Conclusão: Crianças e adolescentes que fizeram uso de MR apresentaram benefícios na percepção de fala, interação social e comportamentais. Esta tecnologia assistiva mostra-se promissora à esta população, porém são necessários mais estudos de campo para definir protocolos e parâmetros de uso mais específicos descrevendo as variáveis existentes em função dos diferentes quadros e níveis do TEA.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Autism Spectrum Disorder (ASD) has a prevalence of 1/36 diagnosed children and may present social, behavioral and language difficulties.Sensory and perceptual changes, including auditory changes, can also be observed. The Remote Microphone (MR) is an assistive technology that allows for a better signal-to-noise ratio and can promote improvements in auditory perception, attention and reduced listening effort. Objective: Map studies on the use of remote microphone in children and adolescents with ASD. Methodology: This is a Scope Review study that follows the methodological guidelines of the Joanna Briggs Institute (JBI) and recommendations from the PRISMA-ScR checklist. A search was carried out in the following databases: Embase, Scopus, Web of Science, Lilacs and Google Scholar and ProQuest gray literature, in addition to reference lists of included studies and consultation with experts. The search strategy was adapted to each database using specific units. Intervention studies were included, with children and adolescents with ASD who used MR, without restrictions on gender, language, age, time of publication, ethnicity or geographic location. Results: 709 studies were identified in the databases and gray literature. Of these, seven articles were included for inclusion and data analysis. Of the publications identified in the list of references and indicated by experts, only one was included in the exclusion and data analysis. The 08 studies were heterogeneous regarding the model of the MR system (individual or in the field), the tests applied, the intervention period and the location of the intervention. In seven studies, it was possible to verify an improvement in participants' speech perception after the MR intervention period. As well as, improvements in verbal response time, social interaction, classroom behavior, auditory attention, auditory memory, noise tolerance and stress reduction and changes in neural activity with electrophysiological assessment after a period were also observed among the studies. of intervention. Conclusion: Children and adolescents who used MR showed benefits in speech perception, social interaction and behavior. This assistive technology shows promise for this population, however more field studies are needed to define more specific protocols and parameters of use describing the variables that exist depending on the different conditions and levels of ASD.
|
|
6
|
-
CLAYDIANNE DOS SANTOS FREITAS
-
Desenvolvimento profissional de alfabetizadores no contexto da Ciência da leitura
-
Orientador : CINTIA ALVES SALGADO AZONI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CINTIA ALVES SALGADO AZONI
-
ANGELA MARIA CHUVAS NASCHOLD
-
RENAN DE ALMEIDA SARGIANI
-
Data: 29/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Estudos mostram que a capacitação de professores baseada em evidências científicas causa impactos na compreensão teórica e prática destes profissionais. Os momentos de aperfeiçoamento profissional em formação inicial ou continuada enriquece a prática de ensino proporcionando aportes que fundamentam uma intervenção pedagógica efetiva e estruturada com foco nas necessidades educacionais dos alunos. As evidências científicas atuais sobre alfabetização fruto de pesquisas de alto rigor metodológico no campo das Ciências Cognitivas da leitura, têm auxiliado os professores na prática de ensino de crianças com dificuldades persistentes no desenvolvimento da leitura através de abordagens que consideram a efetividade do ensino explícito e sistematizado da leitura e escrita. No entanto, existem poucas pesquisas de intervenção com capacitação de professores que abordam conteúdos sobre o processo neurobiológico da leitura e dificuldades persistentes no desenvolvimento da linguagem escrita, o que motivou a aplicação deste estudo, o qual tem o objetivo de identificar os conhecimentos dos profissionais brasileiros que atuam na rede pública de ensino de municípios do Rio Grande do Norte sobre alfabetização e verificar o impacto do Programa de Desenvolvimento Profissional de Alfabetizadores no Contexto da Ciência da Leitura. O estudo é descritivo de natureza exploratória com análise de dados baseada no modelo de Bardin, para o seu delineamento foram utilizadas revisões de literatura, questionários de avaliação Likert e intervenção com capacitação profissional. Com isso, foi possível identificar que os participantes não apresentavam segurança em relação aos conhecimentos sobre alfabetização baseada em evidências e sobre o ensino de alunos com dificuldades persistentes no desenvolvimento da leitura. Os achados da investigação dão suporte para realização de futuras capacitações profissionais no âmbito da alfabetização baseada em evidências que deem suporte para fortalecer ações educativas voltadas ao ensino inclusivo de leitura e escrita que atenda as necessidades educacionais dos alunos que apresentam maiores dificuldades no processo de aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
Studies show that teacher training based on scientific evidence impacts the theoretical and practical understanding of these professionals. The moments of professional improvement in initial or continuing education enrich the teaching practice by providing contributions that support an effective and structured pedagogical intervention focused on the educational needs of students. Current scientific evidence on literacy, the result of highly methodologically rigorous research in the field of Cognitive Sciences of reading, has helped teachers in the practice of teaching children with persistent difficulties in the development of reading through approaches that consider the effectiveness of explicit and systematized teaching of reading and writing. However, there are few intervention studies with teacher training that address content about the neurobiological process of reading and persistent difficulties in the development of written language, which motivated the application of this study, which aims to identify the knowledge of Brazilian professionals who work in the public education network of municipalities in Rio Grande do Norte on literacy and verify the impact of the Professional Development Program for Literacy Teachers in the Context of the Science of Reading. The study is descriptive of an exploratory nature with data analysis based on the Bardin model. For its design, literature reviews, Likert evaluation questionnaires and intervention with professional training were used. With this, it was possible to identify that the participants did not have confidence in relation to knowledge about evidence-based literacy and about teaching students with persistent difficulties in the development of reading. The research findings support future professional training in evidence-based literacy that supports the strengthening of educational actions aimed at inclusive teaching of reading and writing that meets the educational needs of students who have greater difficulties in the learning process.
|
|
7
|
-
INGRID RAFAELLA DANTAS DOS SANTOS
-
TELEINTERVENÇÃO GUIADA POR VIDEOFEEDBACK À FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
-
Orientador : JOSELI SOARES BRAZOROTTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSELI SOARES BRAZOROTTO
-
SHEILA ANDREOLI BALEN
-
LUCIANA PIMENTEL FERNANDES DE MELO
-
Data: 29/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Protocolos terapêuticos que otimizem os resultados de desenvolvimento na população infantil com deficiência auditiva ainda carecem de evidências. O videofeedback é um procedimento com tecnologia de baixo custo, de fácil acesso e que pode aprimorar a comunicação entre a família-criança, com impactos para seu desenvolvimento. Seu emprego por meio da Telefonoaudiologia pode transformar a oferta de terapias especializadas para esta população. Desta forma, o presente estudo teve por objetivo analisar a efetividade de um programa de intervenção remoto com videofeedbackpara a melhoria da interação entre famílias e crianças com deficiência auditiva. Trata-se, pois, de um estudo de intervenção quase-experimental, com amostra de conveniência com base na disponibilidade de participação das famílias nas sessões de teleconsulta, composta por 12 famílias usuárias de um serviço de saúde auditiva, divididas em grupos controle e experimental, avaliadas nos momentos pré e pós-intervenção por pesquisadores cegos sobre o estudo. As famílias e crianças foram caracterizadas por meio de dados secundários de prontuários, de questionários e avaliações clínicas. As variáveis analisadas nos momentos pré e pós foram aquelas referentes à avaliação da interação da família e seu filho (a), registrada em vídeo. O programa de intervenção por meio de teleconsulta contou com 10 sessões, de forma intensiva, sequencial. Anterior ao estudo principal foi realizado um estudo piloto de caso único para a calibração dos procedimentos da pesquisa, apresentado como Artigo 1.No estudo piloto (Artigo 1) observou-se mudança confiável e significância clínica para os comportamentos da mãe e mudança confiável para os comportamentos de linguagem receptiva e expressiva da criança, indicando o potencial do modelo proposto. No estudo de intervenção (Artigo 2) foi constatada diferença estatisticamente significativa entre os grupos controle e experimental nos momentos pré e pós-intervenção (p <0,01). Dentre as variáveis destacadas na interação família criança (avaliação geral da competência comunicativa do cuidador, interação sintonizada, intrusividade, solução de quebras na comunicação e expansão sintática) observou-se que tanto no GE como no GC algumas famílias se comportaram como outliers, contudo, constatou-se mudança clínica confiável das famílias do grupo experimental em relação ao grupo controle e significância clínica para algumas das famílias do GE. Conclui-se que a intervenção guiada por videofeedback mediada pela Telefonoaudiologia é efetiva, destacando-se a melhoria das interações entre as famílias e seus filhos (as) com deficiência auditiva e o potencial desta ferramenta para a otimização de resultados em programas clínicos de reabilitação auditiva infantil.
-
Mostrar Abstract
-
Therapeutic protocols that optimize development results in the hearing-impaired child population still lack evidence. Videofeedback is a low-cost, easily accessible technology procedure that can improve communication between family and child, with impacts on their development. Its use through telepractice can transform the provision of specialized therapies for this population. Therefore, the present study aimed to analyze the effectiveness of a remote intervention program with videofeedback to improve interaction between families and hard of hearing children. This is, therefore, a quasi-experimental intervention study, with a convenience sample based on the availability of families to participate in teleconsultation sessions, consisting of 12 families using a hearing health service, divided into control and experimental groups, evaluated pre- and post-intervention by researchers blind to the study. Families and children were characterized using secondary data from medical records and questionnaires and clinical assessments. The variables analyzed in the pre and post moments were those referring to the evaluation of the interaction between the family and their child, recorded on video. The intervention program through telepractice consisted of 10 intensive, sequential sessions. Prior to the main study, a single-case pilot study was carried out to calibrate the research procedures, presented as Article 1.In the pilot study (Article 1), reliable change and clinical significance were observed for the mother's behaviors and reliable change for the child's receptive and expressive language behaviors, indicating the potential of the proposed model. In the intervention study (Article 2), a statistically significant difference was found between the control and experimental groups in the pre- and post-intervention moments (p <0.01). Among the variables highlighted in family-child interaction (general assessment of the caregiver's communicative competence, tuned interaction, intrusiveness, solution of breaks in communication and syntactic expansion) it was observed that both in the EG and in the CG some families behaved as outliers, however, reliable clinical change was found in the families in the experimental group in relation to the control group and clinical significance for some of the families in the EG. It is concluded that the intervention guided by videofeedback mediated by telepractice is effective, highlighting the improvement of interactions between families and their hard of hearing children and the potential of this tool for optimizing results in clinical pediatric auditory rehabilitation programs.
|
|
8
|
-
ISABELLE COSTA DE VASCONCELOS
-
Espectroscopia funcional de infravermelho próximo (fNIRS) em lactentes com sífilis congênita.
-
Orientador : SHEILA ANDREOLI BALEN
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GABRIELA CINTRA JANUÁRIO
-
PEDRO DE LEMOS MENEZES
-
SHEILA ANDREOLI BALEN
-
Data: 29/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: A neurossífilis é a infecção do sistema nervoso central causada pelo Treponema pallidum, podendo ser sintomática ou assintomática nas crianças com sífilis congênita. A infecção pela sífilis pode causar diferentes alterações, incluindo a deficiência auditiva como uma possibilidade de manifestação tardia da sífilis congênita, sendo um indicador de risco para a deficiência auditiva (IRDA) já reconhecido mundialmente. Porém, há poucas informações sobre consequências na hemodinâmica cerebral. A pesquisa que combina espectroscopia de infravermelho próximo (fNIRS) e estímulos auditivos em bebês desempenha um papel significativo e multifacetado na ciência e na sociedade. Uma das principais contribuições desta pesquisa é fornecer informações sobre como o cérebro dos bebês se desenvolve em resposta a estímulos auditivos.
Objetivo: Identificar quais são os parâmetros de aquisição da espectroscopia funcional de infravermelho próximo (fNIRS) com estímulo de fala em bebês de até dois anos de idade por meio de uma revisão sistemática. E descrever o padrão de ativação cortical de uma lactente de quatro meses com neurossífilis utilizando o fNIRS com estímulo de fala.
Método: Foram realizados dois estudos. O Estudo 1 foi uma revisão sistemática sobre os parâmetros da fNIRS (Prospero n. CRD42022311267). A busca foi realizada nas bases PubMed, Embase, Scopus, Web of Science, LILACS, PsycINFO, Livivo, Google Scholar e ProQuest. Foram incluídos estudos transversais em bebês de 0 a 24 meses e normo-ouvintes utilizando o fNIRS com estímulos de fala de estrutura monossilábica. O estudo 2 é um estudo de caso clínico (CEP/HUOL n. 5.323.957). O caso clínico é de uma lactente de quatro meses, encaminhada pela médica infectologista para avaliação audiológica. Na avaliação audiológica foram realizados os procedimentos: Timpanometria, Emissões Otoacústicas Evocadas, Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico com estímulo clique e o fNIRS com estímulo de fala.
Resultados: Foram identificados 932 artigos na base de dados (BD) e 770 na literatura cinzenta (LC). Após a remoção das duplicatas, 409 permaneceram na BD e 499 na LC. Em seguida foi realizada a leitura de títulos e resumos na fase 1, quando 64 artigos na BD e 25 artigos na LC foram selecionados para leitura completa, dos quais quatro permaneceram para análise final e extração dos dados. A partir dos artigos incluídos foi evidenciado a conformidade de apenas três parâmetros envolvidos nos designs experimentais, sendo eles: a apresentação de estímulos bilateralmente bem como a captação bilateral de resposta nos lobos temporais e o uso do sono natural. No estudo 2, observou-se tetha similar entre as condições e canais avaliados de ambos os hemisférios cerebrais, sendo observado maior amplitude da oxihemoglobina (HbO) na posição frontal quando comparados a região posterior.
Considerações finais: No estudo 1 constatou-se uma falta de uniformidade nos parâmetros adotados pelos diversos estudos, o que evidencia a ausência de um procedimento padronizado. No estudo 2, foi evidenciado o desenvolvimento dentro do esperado para audição, com respostas corticais aos estímulos de fala.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Neurosyphilis is an infection of the central nervous system caused by Treponema pallidum and can be symptomatic or asymptomatic in children with congenital syphilis. Syphilis infection can cause different alterations, including hearing loss as a possible late manifestation of congenital syphilis, and is a globally recognized risk indicator for hearing loss. However, there is little information on the consequences for cerebral hemodynamics. Research combining near-infrared spectroscopy (fNIRS) and auditory stimuli in infants plays a significant and multifaceted role in science and society. One of the main contributions of this research is to provide information on how babies' brains develop in response to auditory stimuli.
Objective: To identify the acquisition parameters of functional near-infrared spectroscopy (fNIRS) with speech stimulation in infants up to two years of age, through a systematic review. To describe the cortical activation pattern of a four-month-old infant with neurosyphilis using fNIRS with speech stimulation.
Method: Two studies were carried out. Study 1 was a systematic review of fNIRS parameters (Prospero n. CRD42022311267). The search was carried out in PubMed, Embase, Scopus, Web of Science, LILACS, PsycINFO, Livivo, Google Scholar and ProQuest. We included cross-sectional studies of normal-hearing infants aged 0-24 months using fNIRS with monosyllabic speech stimuli. Study 2 is a clinical case study (CEP/HUOL n. 5.323.957). The clinical case is of a four-month-old infant referred by an infectious disease specialist for audiological assessment. The audiological assessment included the following procedures: Tympanometry, Evoked Otoacoustic Emissions, Brainstem Evoked Response Audiometry with click stimulus and fNIRS with speech stimulus.
Results: A total of 932 articles were identified in the database (DB) and 770 in the gray literature (LC). After removing duplicates, 409 remained in the DB and 499 in the LC. The titles and abstracts were then read in phase 1, when 64 articles in the DB and 25 articles in the LC were selected for full reading, of which four remained for final analysis and data extraction. From the articles included, the conformity of only three parameters involved in the experimental designs was evidenced: the presentation of stimuli bilaterally as well as the bilateral capture of response in the temporal lobes and the use of natural sleep. In study 2, a similar tetha was observed between the conditions and channels evaluated in both cerebral hemispheres, with greater oxyhemoglobin (HbO) amplitude being observed in the frontal position when compared to the posterior region.
Final Considerations: In study 1, there was a lack of uniformity in the parameters adopted by the various studies, which shows the absence of a standardized procedure. Study 2 showed development within the expected range for hearing, with cortical responses to speech stimuli.
|
|
9
|
-
THAYSA FLORÊNCIO BARBOSA FELIPE
-
Telefonoaudiologia na linguagem escrita: Programa de orientação parental a crianças e adolescentes com dislexia.
-
Orientador : CINTIA ALVES SALGADO AZONI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CINTIA ALVES SALGADO AZONI
-
ISABELLE CAHINO DELGADO
-
IVONALDO LEIDSON BARBOSA LIMA
-
PATRICIA ABREU PINHEIRO CRENITTE
-
Data: 29/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
INTRODUÇÃO: : A família é o primeiro contato da criança com o mundo e tem papel fundamental no desenvolvimento infantil. Sua contribuição na aquisição da linguagem oral e escrita é fundamental desde os primeiros anos de vida até a vida escolar. Em crianças com dislexia, a atuação dos pais é ainda mais próxima, visto que necessitam de informação e ferramentas para auxiliar na aprendizagem dos seus filhos.
OBJETIVO: Analisar o conhecimento dos pais a partir de um programa de orientação parental sobre dislexia, por meio da Telefonoaudiologia.
MÉTODO: o estudo foi dividido em dois artigos: 1) Estudo de revisão integrativa dos últimos 5 anos sobre programas de orientação a pais de crianças com dislexia e; 2) Estudo descritivo, prospectivo, no qual foi aplicado um programa de orientação parental sobre dislexia, via Telefonoaudiologia, a fim de oferecer informações de como a família pode contribuir para o desenvolvimento da leitura e escrita. A amostra foi composta por 12 mães, que responderam a 2 questionários, pré e pós aplicação do programa e participaram de 8 encontros de forma remota.
RESULTADOS ESPERADOS: 1) Estudo de revisão integrativa: achados importantes apontaram o benefício e participação da família na aquisição da leitura e escrita, mas o número de pesquisas internacionais sobre esse tema sobrepõe-se às nacionais, sendo necessários mais estudos brasileiros que incentivem a população sobre a importância do envolvimento parental na linguagem escrita. 2) Estudo 2: Trouxe contribuições na aquisição do conhecimento às famílias de crianças com dislexia, sobre como podem contribuir para tal desenvolvimento e também ampliando as pesquisas e atuações no campo da Telefonoaudiologia.
-
Mostrar Abstract
-
INTRODUCTION: The family is the child's first interactive subject with the world, which plays a fundamental role in child development, and can contribute to the acquisition of written language from the first years of life, so those responsible need information and tools to assist in this participation. of learning.
OBJECTIVE: To analyze the impact of a parental guidance program for children and adolescents with dyslexia, using telephonoaudiology.
METHOD: the study was divided into two articles: 1) Integrative review study and; 2) Quantitative and qualitative, longitudinal, prospective study, in which a parental guidance program was applied to children and adolescents with dyslexia via telephonoaudiology, in order to provide information on how the family can contribute to the development of reading and writing. The sample consisted of 12 mothers, who answered 2 Google forms questionnaires, pre and post application of the program, and participated in 8 remote meetings.
EXPECTED RESULTS: 1) Integrative review study: important findings pointed out how beneficial the participation and help of the family in the acquisition of reading and writing is, but the number of international research on this topic overlaps with national research, requiring more national studies that encourage and present the population about the importance of parental involvement in written language. 2) Study 2: Brought contributions in the acquisition of knowledge to families of children with dyslexia, on how they can contribute to such development and also expanding research and actions in the field of Telephonoaudiology.
|
|
10
|
-
VANESSA BARBOSA DA SILVA SOUSA
-
VALIDAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA A CAPACITAÇÃO PARENTAL DE FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
-
Orientador : JOSELI SOARES BRAZOROTTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSELI SOARES BRAZOROTTO
-
LUCIANA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA
-
LUCIANA PIMENTEL FERNANDES DE MELO
-
Data: 29/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A atuação diária da família da criança com deficiência auditiva é um fator robusto para o seu desenvolvimento, visto que ela é o agente mais eficaz no apoio contínuo ao desenvolvimento da criança. Há, no entanto, carência de evidências sobre os modelos de intervenção específicos para a capacitação parental às famílias, especialmente aqueles voltados à validação de materiais específicos para a intervenção.Desta forma, o objetivo deste estudo foi desenvolver e validar jogos para capacitação parental de famílias de crianças com deficiência auditiva. Trata-se deestudo de método misto, documental, metodológico (desenvolvimento dos jogos educativos e sua validação). Para o desenvolvimento dos jogos realizou-se uma revisão integrativa para sistematizar as evidências sobre programas de capacitação parental às famílias de crianças com deficiência, a qual é apresentada como Artigo 1. Após os estudos dos programas e pesquisas na área, elaborou-se um conjunto de jogos composto por: cartas multiuso, um jogo de percurso e um guia às famílias sobre os aspectos relacionados ao desenvolvimento da criança com deficiência auditiva e o papel da família com estratégias facilitadoras. Tais jogos foram avaliados por 6 juízes experientes em reabilitação auditiva, bem como por 2 famílias de crianças com deficiência auditiva que já receberam alta da reabilitação, por meio dos Instrumentos de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES) e Validação de Jogos Educativos, adaptados à finalidade desta pesquisa. Após a etapa de validação de conteúdo e de aparência dos materiais pelos juízes, com 95% de concordância sobre a adequação do material, o mesmo foi empregado em uma intervenção piloto de curto prazo, composta de 5 sessões, sendo 1 em enquadre de grupo e 4 sessões individuais, em desenho pré e pós intervenção, a 4 famílias de crianças com deficiência auditiva de um serviço de saúde auditiva, no qual foram avaliadas a interação pré e pós e a satisfação das mesmas com a intervenção, apresentado como Artigo 2. Como resultados obteve-se queos jogos foram validados e compõem um kit com um guia e regras dos 2 jogos, 21 cartas multiuso e um jogo de percurso com 25 cartas situacionais para reflexão sobre como otimizar a comunicação com a criança com deficiência auditiva. Embora não tenha sido constatada mudança confiável e significância clínica na análise inferencial das interações, na análise qualitativa foi observada melhora para 3 das quatro famílias, em especial, nas variáveis: responde à comunicação da criança, entusiasmo na interação, interação sintonizada e primeiro usa a voz para atrair a atenção da criança. Todas as famílias participantes da intervenção com o uso dos jogos ficaram satisfeitas. Concluiu-se que o pacote de jogos foi desenvolvido e validado, denominado: “Jogo da Sintonia”, o qual demonstrou ser uma promissora ferramenta auxiliar para a capacitação parental em serviços de reabilitação auditiva infantil.
-
Mostrar Abstract
-
The daily activities of the family of children with hearing impairment are a strong factor in their development, as they are the most effective agents in continuously supporting the child's development. There is, however, a lack of evidence on specific intervention models for parental training for families, especially those aimed at validating specific intervention materials. Therefore, the objective of this study was to develop and validate games for parental training for families of children with hearing impairment. This is a mixed method, documentary, methodological study (through the development of educational games and their validation). For the development of the games, an integrative review was carried out to systematize the evidence on parental training programs for families of children with disabilities, which is presented as Article 1. After studying the programs and research in the area, a set of of games and a guide consisting of multipurpose cards, a route game and a guide for families on aspects related to the development of children with hearing impairment and the role of the family with facilitating strategies. Such games were evaluated by 6 experienced judges in auditory rehabilitation, as well as by 2 families of children with hearing impairment who have already been discharged from rehabilitation, using the Health Educational Content Validation Instruments (HECVI) and Educational Games Validation, adapted for the purpose of this research. After the content and appearance validation stage of the materials by the judges, with 95% agreement on the adequacy of the material, it was used in a short-term pilot intervention, consisting of 5 sessions, 1 in a group setting and 4 individual sessions, pre- and post-intervention design, for 4 families of hearing-impaired children from a hearing health service, in which pre- and post-interaction and their satisfaction with the intervention were evaluated, presented as Article 2. The results showed that the games were validated and comprise a kit with manual and rules for the 2 games, 21 multipurpose cards and a route game with 25 situational cards to reflect on how to optimize communication with children with hearing impairment. Although no reliable change or clinical significance was found in the inferential analysis of the interactions, in the qualitative analysis an improvement was observed for 3 of the four families, in particular, in the variables: responds to the child's communication, enthusiasm in the interaction, tuned interaction and first uses the voice to attract the child's attention. All families participating in the intervention using the games were satisfied. It was concluded that the game package was developed and validated, called: “Game of Tuning”, which proved to be a promising auxiliary tool for parental coaching in pediatric auditory rehabilitation services.
|
|