Oferta de Disciplinas 2020.2

 

UFRN/CCHLA/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM

 

PRÉVIA DO DEMONSTRATIVO DA OFERTA DE DISCIPLINAS REMOTAS PARA 2020.2

 

1) AS DISCIPLINAS SERÃO OFERECIDAS DE MODO NÃO-PRESENCIAL ( DE MANEIRA REMOTA ATRAVÉS DO GOOGLE MEET );

2) AS DISCIPLINAS SERÃO CADASTRADAS EM HORÁRIOS DIFERENTES DO HABITUAL PARA NÃO HAVER CHOQUE DE HORÁRIOS COM O SEMESTRE 2020.1; OS PROFESSORES COMBINARÃO O HORÁRIO DA DISCIPLINA COM A TURMA;

3) NÃO HAVERÁ INSCRIÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL EM 2020.2 ( os alunos especiais inscritos em 2020.1 nas disciplinas que não retomaram remotamente podem se inscrever nas mesmas disciplinas em 2020.2 ) 

  

LINGUÍSTICA TEÓRICA E DESCRITIVA

 

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

Componente(s)

 

1) Linguagem e Cognição

2) Linguísticas discursivas e enunciativas e estudo do texto

1) Metodologia da Pesquisa em LTD

2) Teorias Linguísticas Contemporâneas 2020.1

Tópicos em LTD

Tópicos em LTD

Docente(s)

 

1)      Paulo Henrique Duque

2)      Luís Passeggi , Maria das Graça Soares, João Neto

 

1) José Romerito, Maria das Graças Soares, Paulo Henrique Duque, Sulemi Fabiano

2) Clemilton Pinheiro, Alessandra Castilho, Maria Alice, Maria Hozanete, Maria Angélica

 

 

 

 

1) Sulemi Fabiano -

Análise do Discurso e Teorias da Enunciação

 

 

 

 

 

 

 

LINGUÍSTICA APLICADA

 

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

Componente(s)

 

1) Gêneros textuais/discursivos e ensino

2) Discurso, cultura e sociedade

Metodologia da pesquisa em LA

 Tópicos em LA

 Tópicos em LA

 Docente(s)

 

1) Glícia Marili , Ivoneide Bezerra e Maria do Socorro

2)  Marília, Renata e Penha

 

1)      Ana Paz

2)      Jennifer

3)      Maria da Penha

 

 

1) Cellina Muniz - Michel Foucault e a Análise do Discurso

 

2) Ivoneide Bezerra   - Letramento Crítico

 

 

LITERATURA COMPARADA

 

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

Componente(s)

 

1) Literatura e Representações Sociais.

2) Tradição e Cultura (2020.1)

Metodologia da pesquisa em LC

 Tópicos em LC

 

Tópicos em LC

Docente(s)

 

1)Katia Aily e Derivaldo

2) Katia Aily

 

 

 

1)      Andrey Oliveira

2)      Mauro Dunder

1) Karina Chianca

Ruptura poética no início do século XX na França

3)Orison Bandeira:

A arquitetônica da obra literária e a compreensão ativo-dialógica

4) Marta Gonçalves:

Estudo de textos seminais para os estudos literários

5) Mauro Dunder crítica literária feminista e literatura de autoria feminina (2020.1)

 

1) Rosanne Bezerra de Araújo

As duas águas da poesia de João Cabral de Melo Neto

2)Regina Simon

O feminino através dos tempos

3)Samuel Lima

Para que serve a literatura no século XXI?

4) Mauro Dunder:

Estudos de gênero e teoria queer na crítica literária

 

 

 

 

EMENTAS TÓPICOS AVANÇADOS 2020.2

 

Área de Concentração: Estudos em Linguística Aplicada

Tópicos em LA – PGEL01__ -  Michel Foucault e a Análise do Discurso

Professora: Cellina Rodrigues Muniz

Ementa:

 

Tópicos em LA – PGEL01__ - Letramento Crítico

Professora: Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques

Ementa:

Tópicos em LA/ Letramento Crítico

Linguagem e poder; Linguagem online e educação; Letramento crítico e ensino; Letramentos e tecnologias digitais; leitura e escrita como tecnologias; Multimodalidade e multiletramentos; Letramento, acesso e poder; Letramento agência e empoderamento; Educação crítica; Pedagogia crítica; Currículo emancipatório; Projetos de letramento.

 

Área de Concentração: Estudos em Linguística Teórica e Descritiva

Tópicos em LTD – PGEL01__ -  Análise do Discurso e Teorias da Enunciação

Professora: Sulemi Fabiano Campos

Ementa: Diálogos teóricos estabelecidos no campo da Análise do Discurso pelas tendências formalista, sociológica e histórica, a partir da leitura de textos de M. Pêcheux, M. Foucault, M. Bakhtin, J. Authier-Revuz. Estudo dos postulados teóricos de domínio da Análise do Discurso Francesa. Processos discursivos sócio-históricos e ideologicamente contextualizados. Conceitos fundamentais: discurso x texto; história x memória, interdiscursividade; identidade x alteridade; subjetividade x assujeitamento; ideologia x formação discursiva; dialogismo, enunciação, polifonia e heterogeneidade enunciativa. A Análise do Discurso e sua contribuição para a pesquisa acadêmica e outras práticas profissionais.

 

Área de Concentração: Estudos em Literatura Comparada

Tópicos em LC – PGEL01__ - Ruptura poética no início do século XX na França

Professora: Karina Chianca Venâncio

Ementa: A ruptura poética proposta por Guillaume Apollinaire no início do século XX na França, segundo critérios intrínsecos e/ou extrínsecos. Enfoque no período de transição entre os séculos XIX e XX e, mais especificamente, nas trocas entre poesia e pintura.

 

TÓPICOS EM LC

Prof. Mauro Dunder

Crítica literária feminista e literatura de autoria feminina

A disciplina introduzirá o aluno na conceituação de literatura de autoria feminina, detendo-se no  estudo de textos essenciais para a crítica literária feminista e a questão do gênero como categoria de análise, bem como sua aplicabilidade à leitura de obras escritas por mulheres. Para isso, partiremos do conceito de ginocrítica, conforme formulado por Elaine Showalter, a fim de observar, em obras literárias escolhidas pelos alunos, as questões fundamentais da crítica feminista. Por fim, os alunos escolherão obras de autoria feminina que serão analisadas a partir do aporte teórico realizado durante as aulas teóricas da disciplina.

 

TÓPICOS EM LC

Prof. Mauro Dunder

Estudos de gênero e teoria queer na crítica literária

A disciplina proporá a leitura e a discussão de textos fundamentais dos estudos de gênero e do pensamento queer, a fim de viabilizar a prática de análise literária por meio desses dois eixos teóricos. Compreende-se, pois, que o queer constitua uma abordagem epistemológica, por meio da qual a crítica literária pode acontecer.

 

Tópicos em LC - PGEL01__ - A arquitetônica da obra literária e a compreensão ativo-dialógica

Professor: Orison Marden Bandeira de Melo Júnior

Ementa: Estudo de conceitos fundantes do dialogismo para a compreensão da arquitetônica da obra literária; a compreensão ativo-dialógica de enunciados literários; o confroencontro; o papel de cocriador do leitor/analista do texto literário. 

 

Tópicos em LC - PGEL01__ - Estudo de textos seminais para os estudos literários

Professora: Marta Aparecida Garcia Gonçalves

Ementa: Estudo de textos seminais para os estudos literários

Estudo de textos teóricos seminais para os estudos literários; Garret; Flaubert; Sousândrade; Henry James; Maupassant; Marx; Rondó.

 

Tópicos em LC - PGEL01__ - As duas águas da poesia de João Cabral de Melo Neto

Professora: Rosanne Bezerra de Araújo

Ementa: O tópico percorre a obra cabralina, analisando as Duas águas do poeta - a primeira relacionada à metapoesia, à preocupação estética do escritor, e a segunda ligada a temas sociais. O objetivo é provar que, apesar dessa divisão, a totalidade da literatura cabralina demonstra o rigor no processo da feitura do poema. Em comemoração aos cem anos do poeta, o tópico propõe revisitar a sua obra e atualizar a fortuna crítica de um escritor de importância singular para a Literatura Brasileira.  Autores como Antonio Carlos Secchin, Antonio Candido, José Guilherme Merquior, Luis Costa Lima, João Alexandre Barbosa e Alfredo Bosi nortearão o estudo proposto.

 

Tópicos em LC - PGEL01__ - O feminino através dos tempos

Professora: Regina Simon da Silva

Ementa:

 

Tópicos em LC - PGEL01__ - Para que serve a literatura no século XXI?

Professor: Samuel Anderson de Oliveira Lima

Ementa: As discussões em torno do papel que a literatura exerce na sociedade invadiram os séculos desde quando os críticos passaram a vê-la como ciência da linguagem. Hoje, a literatura parece ter perdido um pouco de sua aura original, deixando escondido aquilo que sempre foi seu sustentáculo, o deleite. O que se vê, na modernidade tardia, é um séquito de leitores ávidos por leituras fáceis e rápidas; são os que enxergam a literatura como produto de consumo e que, portanto, rejeitam qualquer mirada para sua função estética. Nesse transcurso, a literatura tem despertado muitos “desaparecimentos”. Nesta disciplina, pretendemos debater/discutir/refletir essas questões direcionados pelos seguintes interrogantes: para que serve a literatura? Qual seu papel para a sociedade contemporânea? Ainda é possível pensar a literatura como “a manifestação universal de todos os homens em todos os tempos”? Para o estabelecimento desse debate, iremos dialogar com autores como Roland Barthes, Leyla Perrone-Moisés, Antonio Candido, Vicente Jouve, Bakhtin, Octavio Paz, Umberto Eco, entre outros.

SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa27-producao.info.ufrn.br.sigaa27-producao