INSTRUÇÕES PARA DEFESA

- Requisitos necessários para solicitar a Defesa da Tese:
Além dos requisitos exigidos para o Exame de Qualificação, o aluno deverá:
1. Ter sido aprovado no Exame de Qualificação;
2. Comprovar o aceite de, pelo menos 1 dos trabalhos submetidos resultantes diretamente do seu trabalho de tese;
3. Ter cumprido as exigências da Universidade à qual está vinculado quanto ao Exame de Proficiência em língua estrangeira;
4. Caso seja bolsista do Programa CAPES/Demanda Social, ter cumprido as exigências relacionadas ao Estágio de Docência conforme normas da Universidade à qual está vinculado;


- Solicitação para a Defesa de Tese:O orientador solicitará a defesa através de formulário próprio (disponível na página do PPgDITM e nas secretarias locais de cada instituição), que deverá ser entregue na secretaria local juntamente com a tese impressa em 6 vias.
Deve ser observada antecedência de 30 dias.
A critério da Universidade de vinculação do aluno, o modelo da tese seguirá o formato tradicional, segundo as normas mais recentes da ABNT, ou o formato alternativo, onde os artigos resultantes diretamente do trabalho de tese já publicados ou aceitos são utilizados no corpo da tese, precedidos de uma introdução geral fundamentada e seguidos de uma discussão ampla e consistente sobre os resultados obtidos.
No caso do formato tradicional, a produção do aluno resultante do trabalho de Doutorado deve ser anexada ao documento. Para elaboração da tese em formato alternativo, não será aceita a utilização de artigos submetidos ou em elaboração.
A coordenação local é responsável por marcar e divulgar a sessão pública de defesa da tese após aprovação pelo Colegiado do Programa da Banca Examinadora, composta por no mínimo 5 (cinco) membros, sendo 2 (dois) externos ao PPgDITM e à Universidade de vinculação do aluno.

 

- Defesa da Tese:
Na data marcada, o aluno terá 40 minutos para apresentação da sua tese. Em seguida, o aluno será arguido por todos os membros da Banca Examinadora. Cada membro da banca de avaliação terá cerca de 30 minutos para sua arguição.
Para avaliação da tese, serão adotados os critérios de aprovação ou reprovação.

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao