CADASTRO DE BANCAS - PROCEDIMENTOS

PROJETO DE PESQUISA

 

Regimento Interno do PPGECNM: 

Art. 31º O pós-graduando deve apresentar e ter seu projeto de pesquisa aprovado por uma banca de examinadores até o final do primeiro semestre letivo, na disciplina Seminário de Orientação I, sob pena de desligamento do programa.

§ 1º - A banca de examinadores do projeto de pesquisa é composta pelo orientador (presidente) e mais dois docentes vinculados a um programa de pós-graduação, sendo pelo menos um deles do quadro de docentes do PPGECNM.

§ 2º- O projeto deve especificar o título do trabalho, ainda que provisório, o problema de pesquisa, os objetivos a serem atingidos, a justificativa, o referencial teórico, a metodologia, a bibliografia básica, o cronograma e outras informações necessárias para o seu completo entendimento.

§ 3º - Fica a cargo do pós-graduando entregar a ata de apresentação, assinada por ele próprio, pelo orientador e demais membros da banca examinadora, na secretaria do programa.

§ 4º O colegiado, no início do segundo semestre letivo, deverá deliberar sobre a exclusão dos pós-graduandos que não apresentaram ou não foram aprovados no projeto pesquisa até o final do primeiro semestre letivo.

 

 

PROCEDIMENTO PARA FORMALIZAÇÃO:

 

- Entregar a ata do projeto de pesquisa após a defesa em banca em até 72 horas, não é necessário cadastrar a banca previamente na secretaria.

- baixe aqui o modelo da ata de defesa do projeto de pesquisa.

 

 

 

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO

 

Regimento Interno do PPGECNM: 

Art. 44º.O pós-graduando deverá ser aprovado em exame de qualificação até o final do terceiro semestre letivo em que estiver matriculado.

Art. 45º.O Exame de Qualificação deverá ser requerido pelo pós-graduando somente após aprovação no exame de proficiência, aprovação do Projeto de Pesquisa e integralização dos 15 créditos exigidos pelo Programa nos dois primeiros semestres letivos.

Art. 46º. A banca examinadora será composta de pelo menos 3 (três) docentes titulares, sendo um deles o orientador, além de 1 (um) docente suplente, todos portadores, no mínimo, do título de Doutor.

Art. 47º.O exame de qualificação se processará publicamente, devendo seu resultado final ser APROVADO ou REPROVADO.

Art. 48o.  Cabe ao pós-graduando entregar na secretaria do programa, no prazo máximo de 72 horas, a ata do exame de qualificação assinada pelos membros da banca examinadora e por ele próprio.

Art. 49º.Caso o pós-graduando, até o final do terceiro semestre em que estiver matriculado, não tenha apresentado ou obtido aprovação no exame de qualificação, seu nome será submetido ao colegiado, no início do quarto semestre, para deliberação sobre seu desligamento do programa.  

 

 

PROCEDIMENTO PARA FORMALIZAÇÃO:

 

- O cadastro da banca deverá ser realizado pelo orientador no SIGAA (página docente > ENSINO > ORIENTAÇÕES PÓS-GRADUAÇÃO > BANCAS > SOLICITAR CADASTRO em até 20 dias anteriores a banca;

 

- após o cadastro no sigaa, enviar e-mail para ppgecnm@ccet.ufrn.br, solicitado homologação da banca e a reserva dos equipamentos de web-confêrencia (caso se aplique).

 

OBS.: O equipamento de web-conferência será disponibilizado para uso nas seguintes salas: auditório do CCET, sala 51, sala de seminário de matemática (ambas nas dependências do prédio administrativo do CCET). Sendo necessário assinatura de termo de responsabilidade na retirada dos equipamentos na secretaria.

 

- A retirada da ata do exame de qualificação e a ficha de avaliação do produto educacional ficará disponível na secretaria a partir do dia anterior a data da apresentação;  (Baixe aqui a ficha de avaliação do produto educacional).

 

- O pós-graduando deverá entregar na secretaria do programa, no prazo máximo de 72 horas, a ata do exame de qualificação devidamente assinada e preenchida.

 

 

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

 

Regimento Interno do PPGECNM: 

Art. 51º. Após o cumprimento dos requisitos da estrutura acadêmica do PPGECNM, com a autorização do respectivo orientador, o pós-graduando deve solicitar, por meio de requerimento próprio, o exame da dissertação por uma banca examinadora, com prazo mínimo de 30 (trinta) dias até a data do referido exame.

§ 1º - Os componentes da Banca Examinadora e seus suplentes deverão ser homologados pela Coordenação do Programa.

§ 2º - A banca examinadora de trabalho de conclusão deve ser composta de, no mínimo, 03 (três) membros titulares, todos com o título mínimo de Doutor e o orientador como presidente.

§ 3º - Na composição das bancas examinadoras de dissertação é obrigatória a presença de, pelo menos, um examinador externo à UFRN, portador de título de doutor ou equivalente.

§ 4º - Excepcionalmente, existindo um co-orientador indicado nos termos deste Regulamento, este poderá substituir o orientador, na banca examinadora.

§ 5º - É permitida a participação de membros da banca de exames de qualificação e defesas de trabalho de conclusão através de videoconferência, desde que devidamente registrado em ata.

Art. 52º.Na dissertação de mestrado, o pós-graduando deve demonstrar domínio do tema escolhido, capacidade de pesquisa e sistematização do conhecimento.

Parágrafo único - Por se tratar de mestrado profissional em ensino, o trabalho de conclusão deve contemplar o processo de obtenção do produto, os resultados de conhecimentos aplicados e o produto em si.

 

 

PROCEDIMENTO PARA FORMALIZAÇÃO:

 

- O cadastro da banca deverá ser realizado pelo orientador no SIGAA (página docente > ENSINO > ORIENTAÇÕES PÓS-GRADUAÇÃO > BANCAS > SOLICITAR CADASTRO em até 30 dias anteriores a banca;

 

- após o cadastro no sigaa, enviar e-mail para ppgecnm@ccet.ufrn.br, solicitado homologação da banca e reserva dos equipamentos de web-confêrencia (caso se aplique).

 

OBS.: O equipamento de web-conferência será disponibilizado para uso nas seguintes salas: auditório do CCET, sala 51, sala de seminário de matemática (ambas nas dependências do prédio administrativo do CCET). Sendo necessário assinatura de termo de responsabilidade na retirada dos equipamentos na secretaria.

 

- A retirada da ata de defesa de dissertação e a ficha de avaliação do produto educacional ficará disponível na secretaria a partir do dia anterior a data da apresentação;  (Baixe aqui a ficha de avaliação do produto educacional).

 

- O pós-graduando deverá entregar na secretaria do programa, no prazo máximo de 72 horas, a ata data de defesa de dissertação devidamente assinada e preenchida.

 

SOBRE O CONVITE DE PROFESSORES EXTERNOS EM BANCAS DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO: Devido as limitações orçamentárias, deve-se priorizar a participação de membros externos por web-conferências. Casos excepcionais, consultar a coordenação do programa antes de efetivar o convite ao professor externo.

 

SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao