Objetivos

As relações entre ensino e trabalho, serviços e ensino são de grande importância para a formação em saúde e para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando construção e difusão de conhecimento e desenvolvimento de estratégias e táticas para a ocupação de espaços na rede de cuidados, requerendo projetos pedagógicos que se integrem com os serviços e, do trabalho docente - assistencial. Visando esta descrição, a proposta apresenta convergência de interesses entre a instituição acadêmica UFRN, a EBSERH e as prestadoras de serviços.
A UFRN é responsável por formar enfermeiros, médicos, odontólogos, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, biólogos, entre outros. Grande parte desses cursos necessitam da formação prática nos hospitais. Além desses, os cursos de PG se dão integralmente nesses serviços. Assim, os HUF, por meio das residências médica e multiprofissional, disponibilizam ao país especialistas que deverão prover a assistência de qualidade à população e pesquisadores, que contribuem com os avanços na ciência, tecnologia e inovação em saúde, e que correspondem a uma parcela da demanda para essa proposta de MP em questão, e que vem ao encontro com o objetivo deste curso: formação de recursos humanos voltados às experiências profissionais do aluno, para a sociedade.
Nessa perspectiva, o objetivo do curso é contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e formação profissional em saúde, em consonância com as políticas de Educação, de Saúde e de Ciência, Tecnologia e Inovação. Consubstancia-se no princípio da efetividade, entendida como desempenho desejado quanto à transformação de uma realidade, que aponta mudanças sociais, econômicas e institucionais necessárias e que deverão decorrer de políticas públicas. Esse curso é voltado ao desenvolvimento/indução de novos campos de pesquisa científico-tecnológicas na área da saúde.

SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao